Como fazer anúncios patrocinados no Facebook: o guia definitivo

Redação

Como fazer anúncios patrocinados no Facebook: o guia definitivo

O Facebook é uma rede social que possui cerca de 130 milhões de usuários ativos e esses números representam apenas o cenário brasileiro. Esses números contribuem para que o Brasil ocupe a 4ª posição entre os países que mais acessam a rede social.

Esse cenário permitiu que as grandes empresas percebessem que a plataforma oferece muitas oportunidades para quem deseja divulgar seus produtos e serviços no ambiente virtual.

Estamos falando sobre a oportunidade de criar anúncios patrocinados no Facebook, que são os anúncios de produtos e serviços exibidos dentro da plataforma em posição privilegiada para o público. 

A vantagem em utilizar os anúncios patrocinados do Facebook, para promover os seus produtos, é que a plataforma permite que você segmente o seu público e direcione as suas campanhas para aquelas pessoas que se interessariam em fazer negócio com você. 

Antes de iniciar uma campanha de anúncios é necessário conhecer alguns processos e características que irão facilitar o uso da plataforma, foi pensando nesse fator que elaboramos um artigo cheio de informações, para te ajudar a  aprender como fazer anúncios no Facebook e alcançar os seus objetivos através dessa ferramenta.

Entenda como fazer anúncios no Facebook

Para que você possa começar os seus produtos utilizando a plataforma, é preciso conhecer o funcionamento da ferramenta de anúncios. Separamos algumas dicas que irão te ajudar a dar os primeiros passos nessa ferramenta. 

Planeje as suas campanhas

O primeiro passo antes de acessar a ferramenta é planejar. Algumas pessoas acham, erroneamente, que basta configurar o anúncio e deixar ele rodando para obter sucesso e gerar conversões.

Mas a verdade é que não é tão simples assim, em primeiro lugar,  você precisa conhecer o seu público e saber se ele está ativo dentro da rede social, também é importante conhecer as características desse público, dos seus próprios produtos, do seu negócio e dos seus concorrentes.

Mas não se preocupe, pois você não precisa buscar por essas informações sozinho, é possível contratar uma agência de marketing digital especializada para fazer esse serviço e até mesmo contratá-los para criar os seus anúncios.

Outro aspecto que você deve considerar é quanto a sua presença no Facebook. Se você já estiver presente na plataforma e tiver uma página comercial, melhor ainda, pois você já possui alguma autoridade dentro da rede social.

A autoridade é necessária para transmitir mais credibilidade ao seu público, e para que quando ele acesse a sua página não “estranhe” o fato dela ter sido criada recentemente. 

E se você ainda pretende criar a sua página, talvez seja um aspecto positivo começar uma divulgação orgânica da sua página nos canais de comunicação oficiais da sua loja, e a partir daí estruturar sua estratégia de marketing.

Defina seus objetivos e o seu público-alvo

Antes de começar a anunciar, é fundamental que você saiba que para fazer campanhas de sucesso, através do marketing digital, é preciso definir seus objetivos.  

Portanto, reserve um tempo para pensar no que você deseja alcançar com a campanha de anúncios, mais adiante veremos que o Facebook possui objetivos específicos para cada tipo de campanha.

Assim como o objetivo, também é importante que você invista em conhecer características do seu público-alvo, pois, na sua campanha de anúncios, será possível criar uma segmentação para que os seus anúncios sejam exibidos a um público específico. 

Veja quais são essas características:

  • Perfil demográfico
  • Os interesses desse público
  • Suas principais dores 
  • Como os seus produtos podem resolver essas dores

Lembre-se que a criação de um anúncio envolve basicamente três elementos fundamentais: mídia (arquivo de vídeo ou imagem), título e descrição. Todos esses elementos devem estar de acordo com os interesses desse público para que ele realize uma ação.  

Crie sua campanha

Depois de adquirir as informações necessárias, é hora de colocar a  mão na massa e abrir o gerenciador de anúncios do Facebook para começar a criar os seus anúncios. 

Acesse o gerenciador de anúncios do Facebook e aperte no botão “criar”, bastante simples, não?

A ferramenta é bastante intuitiva, e você, provavelmente, não terá dificuldades para seguir suas instruções. Crie a sua campanha e escolha um dos objetivos de anúncios disponíveis para ela.

No Facebook, os objetivos estão divididos em categorias, é importante que você tenha uma boa noção de funil de vendas para compreender melhor o que cada etapa significa, e o que você pode alcançar com elas:

  • Reconhecimento: Engloba duas subcategorias que são Reconhecimento de marca e alcance
  • Consideração: Engloba seis subcategorias que são tráfego, engajamento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros, mensagens
  • Conversão: Engloba três subcategorias como conversões, vendas por catálogo e tráfego por estabelecimento. 

Você também pode escolher a opção de realizar testes a/b para que o Facebook identifique qual dos seus anúncios está apresentando melhores resultados. Nessa opção você pode escolher diferentes criativos, títulos ou descrições, e até mesmo criar mais de um anúncio. 

Escolha os criativos e configure seu anúncio

Lembra que comentamos de um anúncio ser formado por três elementos principais? 

Eles são muito importantes para a sua campanha, pois são eles que irão despertar o interesse do público em realizar uma ação, seja ela clicar e ser redirecionado para o seu site, mandar mensagem, curtir sua página ou entrar em contato por telefone.  

Primeiramente, saiba que você pode anunciar uma publicação já existente na sua página, dessa forma você não precisa alterar nenhum elemento, como criativo, título e descrição, ou então pode criar um anúncio do zero. 

Se você escolher criar um anúncio do zero, é nessa etapa que você reunirá as informações sobre o seu público-alvo para criar algo único que seja interessante e relevante para ele ao mesmo tempo.

O seu criativo é a mídia (foto ou vídeo) que você fará upload e será exibido no seu anúncio. 

Você pode utilizar imagens reais do seu produto ou criar banner online através de algumas plataformas disponíveis no ambiente virtual.

Também existe a opção de criar anúncios de vídeo, independente do formato o importante que o criativo esteja alinhado ao seu objetivo.

Outro elemento importante é a descrição, ela deve ser chamativa e atraente, lembre-se que você deve se comunicar em uma linguagem acessível ao seu público e ele deve compreender a mensagem que você deseja transmitir.

Tente não escrever textos gigantescos e priorize utilizar apenas de 2 a 3 linhas mostrando qual é o principal benefício que o cliente terá ao entrar em contato com você ou clicar na sua página, depende do seu objetivo.

O título nem sempre estará presente, e vai depender do local onde o seu anúncio será exibido, mas se ele estiver, utilize a criatividade e capriche na chamada. 

Lembre-se que embora o título e a descrição sejam importantes, a imagem, ou criativo, é o que mais chama a atenção, então você deve ter uma dedicação especial na hora de escolher a sua.

Aqui vão as dicas para a escolha da sua imagem: 

  • Os textos podem ocupar apenas 20% do espaço da imagem
  • Verifique se a leitura do texto é legível
  • Utilize imagens de boa qualidade
  • Esteja atento para as dimensões das imagens que você pretende veicular como anúncio, pois cada tipo de anúncio possui as suas dimensões recomendadas.

Atente-se a segmente do seu público

A possibilidade de segmentar o público permite que você direcione seus anúncios a um grupo específico de pessoas.

No Facebook, é possível segmentar o público com base nos dados demográficos (gênero, idade, localização), como também pelos seus interesses, comportamentos e outras características.

Quanto mais características você tiver do seu público-alvo, ou da sua persona, mais assertivo você será em entregar seus anúncios.

Como você já deve ter percebido, para que um possível cliente veja o seu anúncio e queira executar uma ação é preciso que tudo esteja alinhado, características de público, criativo e descrição.

A segmentação de público deve ser feita com atenção, pois se você segmentar seu anúncio para um público que não tem interesse no seu produto, com certeza, você não terá bons resultados.

Você ainda pode escolher segmentar o público com base nas pessoas que curtiram a sua página ou então por pessoas que curtiram a sua página e seus amigos. 

Depois de criar o seu público você pode salvá-lo para utilizá-lo nas suas próximas campanhas.

Defina a duração da campanha

A duração da sua campanha define qual será o seu orçamento total gasto, durante o período que você estipulou. 

Você pode veicular um anúncio continuamente por um orçamento diário, ou então pode definir um período específico para que esse anúncio seja veiculado.

Durante a criação do seu anúncio, o Facebook faz estimativas de quantas pessoas serão impactadas por ele, de acordo com o seu orçamento.

Você também pode alterar a moeda e o valor que pretende investir com anúncios diariamente.

Posicionamento e forma de pagamento

Você também pode escolher onde o seu anúncio será exibido, as opções são o Facebook, Instagram ou o Messenger. 

E por último, escolha a forma de pagamento ideal para você.  É possível realizar o pagamento através de cartões de crédito, débito, paypal, mercado pago ou boleto bancário.

Analise os seus resultados

Depois de criar o seu anúncio, basta acompanhar o desenvolvimento da sua campanha, para saber se você está obtendo os resultados que você esperava.

Você pode optar por eliminar aqueles anúncios que não estão trazendo o resultado esperado e tentar investir em novos anúncios que sejam mais atrativos para o seu público.

O ideal é que você tenha uma proposta de valor que ele não consiga recusar, lembre-se que a imagem deve estar alinhada com a descrição, e se possível, utilize gatilhos mentais para despertar o interesse do seu público.

Aprendeu como fazer anúncios no Facebook?

Nesse artigo, trouxemos algumas informações básicas, porém que são essenciais para quem deseja aprender a como fazer anúncios no Facebook. 

Apesar de parecer complicado, inicialmente, à medida que você utilizar a ferramenta, para criar seus anúncios, você compreenderá o seu funcionamento e terá mais autonomia. 

Mas atenção! Lembre-se que nada funciona sem uma boa estratégia de marketing e sem conhecimento do público. 

Rodar anúncios é estratégia e é necessário ter conhecimentos de marketing para que você não perca dinheiro e consiga alcançar seus objetivos. 

Boas vendas!

VEJA MAIS Anúncios Facebook
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA