Como James Gunn parece ter derrotado fórmula da Marvel de fazer filmes

André Luiz Fernandes

Como James Gunn parece ter derrotado fórmula da Marvel de fazer filmes
James Gunn nos bastidores da 2ª temporada de 'Pacificador' - Imagem/HBO Max

James Gunn está iniciando seu comando à frente do novo DCU e os prognósticos são muito bons.

Superman foi um sucesso de público e crítica e o ousado plano de 10 anos que o diretor tem para a franquia ainda guarda algumas surpresas que, confirmadas, podem indicar que a “Distinta Concorrência” finalmente superou a fórmula da Marvel para filmes de super-heróis.

Tanto Superman quanto a segunda temporada da série do Pacificador trouxeram um sopro de ar fresco, mas Gunn não vai parar por aí.

Um dos destaques dessa primeira fase – intitulada Deuses e Monstros – é o terceiro lançamento no cinema: um filme sobre um improvável vilão do Batman, o Cara-de-Barro.

Trata-se, essencialmente, de um filme de terror, basicamente um body horror, que vai mostrar como o personagem se tornou quem é.

Isso é uma quebra total de paradigma, visto que até esse momento, a DC tentava seguir mais ou menos como a Marvel tem feito desde seu início, com pouca variação de gênero cinematográfico e um certo tom de humor junto com a ação, ainda que a atmosfera do antigo DCEU tenha sido sempre mais séria.

A fórmula Marvel

Desde 2008, com o primeiro filme do Homem de Ferro, a chamada “fórmula Marvel foi estabelecida. O universo dos heróis da editora é mostrado sempre de forma épica e grandiosa, com grandes eventos e crossovers acontecendo nos filmes dos Vingadores, e uma boa dose de humor, por vezes até exagerada, como nos dois últimos longas do Thor, por exemplo.

Com o tempo, essa fórmula se esvaziou um pouco e o MCU até começou a tentar variar um pouco mais, mas sem arriscar tanto como a DC.

Sam Raimi foi chamado para o lugar de Scott Derrickson em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e isso certamente deu um toque de terror ao filme, mas não de forma total, como promete ser Cara-de-Barro.

Outro exemplo é Thunderbolts*, que traz um tom mais obscuro para a fórmula clássica da equipe de heróis, mas foi lançado em um período de popularidade já mais baixa, o que faz com que a produção acabe passando batida pelo radar. Há tentativas mais recentes de variar, mas ainda de forma tímida.

Se Cara-de-Barro e outros futuros lançamentos DCU realmente romperem a fórmula e obtiverem sucesso, como Superman, isso pode significar o fim de uma era para os filmes de super-heróis.

E James Gunn, como CEO da DC Studios ao lado de Peter Safran, seria o maior responsável por isso.

VEJA MAIS DCU James Gunn Marvel MCU
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA