Como montar um pc gamer: tudo que você precisa saber

Redação

Como montar um pc gamer: tudo que você precisa saber

Muitas pessoas que têm paixão e amor pelos jogos, sonham em ter aquele computador com excelente desempenho, com as melhores peças possíveis, para alcançar os tão sonhados 60 quadros por segundo, ou até mais dependendo do objetivo. 

Porém, muitas pessoas devem ter a dúvida de, como montar um PC gamer? Quais componentes são necessários para que se tenha um bom computador otimizado para jogos?

[irp posts=”81376″ name=”Japão terá hotel dedicado a fãs de eSports com PC gamer no quarto”]

A seguir, vamos falar sobre todos esses componentes, explicar as funções de cada um, compartilhando alguns conhecimentos básicos que são necessários para que todo o processo seja tranquilo e você alcance seu objetivo.

O que você precisa para começar?

Antes de tudo, montar um pc gamer é uma tarefa que, apesar de não ser difícil para quem já tem um certo conhecimento, requer atenção na hora da escolha das peças, cuidado com todos os componentes, além de paciência.

Atualmente, dentro do mercado, temos diversas opções, entre elas estão: Montar o seu próprio PC comprando as peças individualmente, utilizar sites que tem essa ferramenta possibilitando escolher todos os componentes e eles montarem para você, ou, por último, comprar um PC pronto ou até mesmo um notebook gamer.

Outra coisa muito importante antes de você começar a pesquisar, é definir o seu investimento inicial. Os computadores permitem que você troque peças específicas ao longo do tempo, sendo assim, é possível começar com um investimento menor e ir trocando os componentes gradativamente.

Não se esqueça de incluir, no seu orçamento, o valor dos equipamentos periféricos como monitores de alta resolução, teclado, mouse, fone de ouvido, etc. Agora, vamos aos passos sobre como montar um pc gamer.

Para quais jogos o PC gamer será usado?

Pensar nisso, irá te ajudar a definir um orçamento, pois, dependendo do seu objetivo com o PC e qual resultado você quer obter, o investimento será maior ou será menor, o que vai te guiar em como montar um pc gamer. 

Por exemplo, se quiser utilizar o computador para rodar os jogos mais atuais em 60 quadros por segundo, como CyberPunk 2077, Red Dead Redemption e Horizon Zero Dawn, você irá precisar de peças robustas e que necessitam de um investimento bem maior.

cyberpunk 2077

Agora, se o seu objetivo for apenas jogos mais leves, é possível conseguir uma boa quantidade de quadros por segundo, que vão proporcionar uma boa experiência com um investimento bem menor, pois esses jogos são leves e desenvolvidos para serem compatíveis com o maior número de configurações possíveis.

Quais as peças necessárias?

Aqui, está um dos pontos mais importantes de todo o processo, definir quais os componentes são necessários para montar um computador completo. Cada hardware tem seu objetivo dentro do computador e sua importância para o desempenho dos seus jogos e programas.

Na hora de escolher todas as peças precisamos olhar a compatibilidade entre elas. Sendo assim, devemos comprar componentes que conversem entre si, sejam compatíveis e irão funcionar muito bem em conjunto, entregando a máxima performance possível.

[irp posts=”103496″ name=”CEO da PlayStation ‘alfineta’ desenvolvedores de Cyberpunk 2077″]

Como falamos anteriormente, as peças a serem escolhidas dependem dos jogos que serão jogados. Temos três categorias de peças, as low entry, conhecidas como baixo custo mas com menor performance. As medium entry, que tem custo e desempenho mais razoáveis e as high ends que são voltadas para máxima performance, por um investimento mais robusto.

Além disso, existe uma ordem mais otimizada para se escolher as peças, pois dessa maneira, garantimos que todas sejam compatíveis e conseguimos definir melhor quais modelos escolher.

Vamos compartilhar com vocês como montar um pc gamer escolhendo as peças em uma ordem que te ajuda a filtrar os componentes e não enfrentar problemas de compatibilidade, confira:

  • Processador;
  • Placa-mãe;
  • Placa de vídeo;
  • Memória RAM;
  • HD, SSD ou NVMe;
  • Fonte de alimentação;
  • Gabinete;
  • Sistema Operacional.

Ao escolher primeiro o processador, fica fácil, seja ele Intel ou AMD, conseguimos já de cara filtrar os modelos de placa-mãe que são compatíveis com o processador escolhido, ao mesmo tempo que também já filtramos quais placas de vídeo terão melhor desempenho se aliadas a esse processador.

Logo depois, conseguimos definir uma memória RAM que faça mais sentido com essas três peças, que acompanhe as frequências lidas pelo processador e que seja suportada pela placa-mãe.

O próximo passo é escolher qual sistema de armazenamento iremos utilizar neste computador, podendo inclusive ser uma escolha híbrida. Muito comum hoje em dia, aliar um SSD ou NVMe para o sistema operacional e um HD para os arquivos, jogos, etc.

Após escolher todos esses componentes e definirmos como montar um pc gamer, devemos escolher uma fonte de energia. Para isso, temos que entender quanto de energia cada um desses dispositivos consome e adicionar 20% desse consumo para o computador trabalhar com folga.

Na hora de escolher uma fonte, atente-se às certificações, à garantia e às marcas. Precisamos investir em uma fonte de alimentação de qualidade, que alimenta todas as peças do seu computador de forma segura e consistente.

Não se esqueça de comprar uma boa pasta térmica para o seu processador. Ela irá te ajudar a ter temperaturas melhores e evitar superaquecimento do sistema.

Compatibilidade dos componentes

Como já afirmamos diversas vezes até agora, uma das coisas mais importantes a se considerar quando queremos entender como montar um pc gamer, é a compatibilidade de todas as peças que serão utilizadas no processo.

Tente organizar em uma lista, planilha ou o que for mais conveniente para você, para te ajudar a elencar quais produtos são compatíveis e quais deles podem ser incluídos na sua lista de compra.

Sabemos que para quem está sendo introduzido neste universo agora, pode ser difícil saber quais dispositivos funcionam com outros, por isso, existem sites que te ajudam a escolher peças compatíveis, desta forma, eliminando esse problema.

[irp posts=”59999″ name=”Marília Mendonça compra PC gamer e aparece na web jogando PUBG”]

Algumas empresas, inclusive, possuem ferramentas que te ajudam em todo o processo sobre como montar um pc gamer, onde você escolhe as peças por etapas e ele vai filtrando as próximas escolhas por compatibilidade.

Como montar um pc gamer?

Agora que já escolhemos e compramos todas as peças que precisamos para começar, vamos para a parte mais importante, montar o computador. Realizar essa etapa é bem simples, mas precisamos ter bastante cuidado.

Foto: Testsektionen.dk

1. Placa-mãe e Processador

Primeiramente, separe todas as ferramentas e acessórios que serão necessários, como por exemplo chaves de fenda, as peças que você comprou, além da pasta térmica e uma boa área de trabalho que seja isolada de energia, para que proteja seus componentes de estática.

Agora, vamos iniciar o passo a passo sobre como montar um pc gamer. Para iniciar, precisamos do processador e da placa-mãe, que serão os primeiros componentes a serem montados dentro do gabinete. 

Apoie a placa em uma superfície isolada e firme, levante o pino do socket do processador, coloque o processador do lado correto, tomando cuidado para não danificar os pinos. Após certificar-se de que ele está corretamente encaixado, abaixe a trava para que ela firme o processador no lugar.

2. Cooler, Pasta térmica e memória RAM

O segundo passo é instalar o cooler do processador, para que aconteça o resfriamento do mesmo durante o uso, além da instalação das memórias RAM. Para isso, separe o cooler que já vem com a CPU ou o que você tenha comprado, juntamente com a pasta térmica e as memórias.

Aplique de forma moderada a pasta térmica na superfície do processador, sem exagero. Logo após, encaixe o cooler sobre o processador de forma que fique bem centralizado, abaixe os pinos laterais, ou parafuse o CPU Fan.

Depois de instalar o cooler, ao lado, temos os slots que serão utilizados para encaixar as memórias. Verifique o encaixe, posicione a memória do lado correto para que os pentes estejam no sentido certo, coloque no slot e pressione o suficiente para as travas laterais baixarem até você ouvir um clique. 

Até aqui, já temos quase tudo sobre como montar um pc gamer, agora vamos para os próximos componentes que são bem importantes e irão finalizar todo o processo.

[irp posts=”35151″ name=”Terry Crews monta um PC gamer irado”]

3. Gabinete, Armazenamento e Placa de Vídeo

Para deixar o gabinete pronto, basta deitar ele em sua bancada, desparafusar as duas tampas laterais e localizar os pinos que serão usados para parafusar a sua placa-mãe.

Após encaixar e parafusar a placa-mãe dentro do gabinete, você pode já posicionar os HDs, SSDs ou parafusar seu NVMe no slot próprio da placa-mãe. Por último, vamos encaixar a placa de vídeo, que deve ser posicionada no slot próprio dela, chamado PCI-E.

4. Fonte de Alimentação

Agora, o último componente que falta para conectar todo seu computador é a fonte, que deve ser uma marca boa, com certificação no mínimo 80% de eficiência e categoria bronze plus.

Para ligar o computador, devemos nos certificar que todos os pinos, conectores e cabos estão ligados corretamente em cada uma das peças do computador. Então atente-se e conecte todos os cabos, como os do HD, os coolers, etc.

5. Sistema operacional

Depois que a fonte estiver ligada, tudo funcionando, está na hora de instalar o sistema operacional no seu PC gamer. Isso pode ser feito através de um Pen-Drive com uma imagem ISO do sistema, ou o próprio CD do Windows.

Nesse momento, devemos escolher onde vamos instalar. Se tiver apenas um HD, instale nele, agora para computadores híbridos, que possuem SSD e HD, recomendamos que a instalação seja feita no SSD, pois seu Windows irá funcionar e inicializar mais rápido.

6. Drivers

Um dos últimos passos, mas não menos importante sobre como montar um pc gamer, é localizar a instalar todos os drivers necessários para que seus jogos funcionem da melhor maneira possível.

Para fazer isso é bem simples, basta localizar o site do fabricante da sua placa de vídeo, no caso AMD ou Nvidia, e escolher se quer que o sistema deles detecte automaticamente o melhor driver para sua placa, ou, se você quer baixar manualmente a versão preferida.

7. Periféricos e Escritório

Alguns outros itens bem interessantes para quem joga, é um fone de ouvido de altíssima qualidade, um teclado mecânico, um mouse com um bom sensor e um mousepad com tecidos tecnológicos que garantam responsividade e durabilidade.

Por último, monte um ambiente para seu PC gamer, invista em uma boa cadeira de escritório, para se manter confortável por várias horas de jogatina, uma mesa durável e com bastante espaço, tudo isso irá te gerar um conforto maior para longas sessões de jogos.

Notebook Gamer vale a pena?

Claro, uma ótima opção para quem não quer passar por todo o processo da montagem, mas ainda busca um computador gamer, e ir atrás de um notebook gamer de última geração.

Atualmente, o mercado oferece opções que rodam jogos Triple A de última geração, estáveis, entregando toda mobilidade de um notebook comum.

[irp posts=”46462″ name=”Quanto custaria para montar uma arena de vídeo games como a do Neymar?”]

Aprendeu como montar um pc gamer?

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas de como montar um pc gamer, como definir uma ordem para escolher todos os componentes e qual resultado você quer alcançar com seu computador.

Esse conteúdo foi produzido em parceria com a JivoChat.
VEJA MAIS PC Gamer
COMPARTILHE Facebook Twitter

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA