Como Star Wars: Os Últimos Jedi pode moldar o futuro da saga

Augusto Ikeda

Como Star Wars: Os Últimos Jedi pode moldar o futuro da saga

Rian Johnson ficou responsável pela direção de Star Wars: Os Últimos Jedi, e possui uma grande responsabilidade em suas costas. Do ponto de vista criativo, Johnson sempre quis que o filme possuísse uma identidade própria e não tivesse tanta ligação assim com os demais. Mas ainda assim, é o segundo filme de uma nova trilogia da saga. E vale lembrar que a Disney possui muitos planos para franquia pelos próximos anos.

Com isso em mente, muitas informações reveladas a respeito de Star Wars: Os Últimos Jedi dão a entender que o filme deve pavimentar um caminho pela franquia pelos próximos 10 anos, em conjunto com o episódio IX.

Então, como que Star Wars: Os Últimos Jedi criará um caminho para o futuro da saga?

7) Star Wars: Os Últimos Jedi não responderá todas as nossas perguntas

Star Wars: O Despertar da Força deixou os fãs com diversas dúvidas em suas cabeças. Desde então, todos se perguntam quem são os pais de Rey, as origens do Supremo Líder Snoke, a destruição da Academia Jedi de Luke, entre várias outras coisas. Então, é bom ficar atento a Os Últimos Jedi, que pode solucionar algumas dessas questões, mas não todas.

“Ele (o filme) não responde todas essas questões. Eu posso garantir. Mas algumas questões são respondidas de uma forma maravilhosamente provocativa, e acredito que o público terá algumas surpresas que não estava esperando”, disse a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy.

Isso sugere que a saga continuará com alguns desses mistérios, no mínimo, até o final dessa trilogia. Sim, Star Wars sempre deixou algumas poucas pontas soltas, mas nada se compara com o que foi feito em O Despertar da Força.

Kathleen Kennedy não deu a entender quais dúvidas serão sanadas. Mas se julgarmos o que escutamos em entrevistas, devemos ter uma explicação sobre a família de Rey, mas nada sobre as origens do Supremo Líder Snoke.

6) Ajudará a desenvolver personagens além do Episódio IX

Quando a Lucasfilm anunciou que estava trabalhando em uma nova trilogia para Star Wars, não ficou muito claro quais seriam os planos além do episódio IX. Será que se tratarão de novos “episódios” da série principal ou spin-offs, como Rogue One? E se realmente existir o Episódio X, ele retratará os mesmos personagens da atual trilogia ou dará um pulo no tempo e mostrará uma história totalmente nova?

Kennedy confirmou, recentemente, que os novos personagens devem aparecer além do Episódio IX. “Estamos conversando sobre os próximos 10 anos de histórias para Star Wars, e já estamos olhando, narrativamente, até onde podem ir. Histórias além do Episódio IX incluem esses novos personagens: Rey, Poe, Finn e BB-8”, disse.

Apesar do desejo de Johnson em fazer de Star Wars: Os Últimos Jedi um filme com cara própria e de poucas ligações com os demais, ele também terá de pavimentar um caminho para que os personagens ainda possam aparecer na saga pela próxima década, no mínimo.

5) Levará a história para uma nova direção

star wars-luke

De acordo com o elenco e produção de Star Wars: Os Últimos Jedi, Johnson se esforçou bastante para levar a história a um novo patamar. O intuito era manter o interesse no público na atual trilogia e garantir que o filme não repetisse certas coisas já vistas dentro da saga.

Isso é algo que a Lucasfilm fez questão de ressaltar durante o marketing de Os Últimos Jedi e que o elenco deixou claro em entrevistas. No mês de setembro, por exemplo, o site Slashfilm afirmou que o filme é “diferente e pode não ser muito bem recebido por alguns fãs de Star Wars. Ele será divisivo.”

Por mais que o resultado de O Despertar da Força fosse muito bom, um ponto de crítica em comum foi o fato de que ele fez uso de muitas coisas que os fãs já esperavam. Assim, a Lucasfilm decidiu que Os Últimos Jedi teria coisas novas e um pouco mais de originalidade, o que sugere que a nostalgia vista no Episódio VII deve ser deixada um pouco de lado.

“Estamos querendo trabalhar com pessoas ques estão interessadas em chegar ao mundo Star Wars e nos levar a lugares que ainda não fomos”, disse Kennedy.

4) Vai introduzir novos personagens

star wars-novos personagens

Como não poderia deixar de ser, Star Wars: Os Últimos Jedi irá introduzir novos personagens para a saga, que podem permanecer para o Episódio IX e além. Um destaque será Rose Tico, interpretada pela novata Kelly Marie Tran, que é membro da Resistência e ajudará Finn no longa.

Também podemos citar DJ, interpretado pelo veterano Benicio del Toro. Não foram divulgadas grandes informações a respeito do personagens, mas sabemos que em algum momento, ele se encontrará com Rose e Finn e que ajudará os dois a se infiltrarem nas instalações da Primeira Ordem.

A Vice Almirante Holdo, interpretada por Laura Dern, é outra personagem nova na saga. Ela também é parte da Resistência no filme e e uma antiga amiga de Leia, e se conheceram ainda crianças. Ela ainda não foi confirmada oficialmente para o Episódio IX, mas não seria uma surpresa saber que ela pode assumir o papel da atriz Carrie Fisher, que precisará ser removida da franquia devido à sua morte.

Os Último Jedi também introduzirá novas espécies alienígenas, como os Porgs e as Raposas de Cristal.

3) Pode dar mais profundidade para a mitologia que cerca Star Wars

star wars-mitos

Se há uma coisa clara na franquia é que o Lado Negro é mal e o Lado Luminoso é bom. É mais uma famosa história da luta entre o bem e o mal, na qual os Sith são os vilões e os Jedi são os heróis. Mas parece que Star Wars: Os Últimos Jedi deve complicar um pouco as coisas, nesse sentido.

Até por que, os trailers mostraram Rey falando coisas como “luz”, “escuridão” e “balanço”, enquanto que Luke diz que é algo “muito maior”. Pode ser que o grande protagonista da saga tenha percebido algo: os Jedi não são tão bons assim, enquantos que os Sith não são tão ruins quanto parecem.

A própria Daisy Ridley, intérprete de Rey, deixou isso claro em uma entrevista para a Yahoo do Japão, ao afirmar que Os Últimos Jedi mostrará que tudo não é tão preto e branco assim, e que a linha que divide o bom e o mal é muito mais tênue que os fãs imaginavam.

E podemos levar tal afirmação a sério, principalmente pelo fato de que um dos trailers dá a entender que Rey e Kylo Ren podem até mesmo juntar forças em algum momento. Ainda assim, também podemos esperar o famoso embate entre o bem/Jedi e o mal/Sith. “Isso não soa muito Star Wars para mim”, afirmou Pablo Hidalgo, membro da Lucasfilm, quando perguntado sobre o assunto.

Assim, podemos esperar o clássico embate entre heróis e vilões em Os Últimos Jedi, mas nossa percepção entre o Lado Negro e o Luminoso pode sofrer algumas mudanças.

2) Terá “revelações chocantes” sobre o passado

Apesar de tudo que foi dito a respeito do filme pavimentar um caminho para próximos títulos da saga, tudo indica que Star Wars: Os Últimos Jedi deve dar ênfase a uma recontextualização dos longas anteriores.

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: “A saga Skywalker continua enquanto os heróis de O Despertar da Força se juntam a lendas galáticas em uma aventura épica que desbrava mistérios antigos da Força e revelações chocantes do passado.”

Uma teoria que circula entre os fãs é que Luke Skywalker, em Ahch-To, teve ter tido alguma espécie de revelação sobre a natureza dos Jedi e da Força. Ele possui uma pequena biblioteca no local, incluindo o Jornal dos Whills, que narra a história das galáxias da franquia. Assim, ele pode ter aprendido algo sobre a história da Ordem Jedi ou sobre a Força que o fez acreditar que os Jedi devem acabar. Será que Luke percebeu que os guerreiros estavam errados em algum ponto e que uma nova ordem deve surgir – com um sistema de crença diferente e métodos distintos de ensinamento para seus estudantes?

Além disso, essas “revelações do passado” podem ter relação com o parentesco de Rey ou as experiências de Luke entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. Mas não explica o que seriam esses “mistérios antigos da Força.”

1) Pode voltar a locais dos filmes anteriores

star wars-capacete kylo ren

O Despertar da Força meio que ignorou os filmes anteriores, e a única menção vista foi com relação a uma frase do General Hux sobre o “exército de clones”. Mas Star Wars: Os Últimos Jedi e o episódio IX devem citar os títulos anteriores com maior frequência.

Um rumor que circula é que Os Últimos Jedi deve retornar para Mustafar, local em que Obi-Wan e Anakin tiveram seu duelo em A Vingança dos Sith. Rogue One já nos levou até lá, pois era onde o castelo de Darth Vader estava localizado.

Isso sugere que, no futuro, a saga pode fazer uso desse material antigo cada vez mais, apesar da recepção negativa na época do lançamento do spin-off. Mas era algo quase inevitável, já que Rogue One se passa entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança. É uma forma de fazer uma pequena ligação entre as duas trilogias.

No último mês de outubro, um usuário do fórum Reddit alegou ter encontrado J.J. Abrams, diretor de O Despertar da Força, e que ele disse que o Episódio IX “será o filme que irá unir todas as três trilogias e juntar tudo o que aconteceu”. Não sabemos se isso é verdade, mas parece ser a direção que a Lucasfilm tomou. E uma cena de Mustafar em Os Últimos Jedi será uma confirmação disso.

Fonte: Cheat Sheet

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA