Como ‘Superman’ prepara o terreno para o universo DC de James Gunn?

Cheyna Corrêa

Como ‘Superman’ prepara o terreno para o universo DC de James Gunn?

Por André Luiz Fernandes

 Embora tenha começado oficialmente um pouco antes, o filme do Superman marca o início do reboot do universo DC dos cinemas para a maioria das pessoas. James Gunn dirigiu o longa e também é o responsável pela nova cara da franquia, então é natural que a primeira aventura do Homem de Aço prepare o terreno para muitas coisas que estão para chegar.

Personagens e outros detalhes da trama de Superman fazem referência direta a alguns dos próximos projetos da DC. Uns são mais óbvios do que outros, mas dá para dizer que as sementes já foram lançadas por Gunn logo no primeiro filme. Confira algumas delas:

Supergirl

A Supergirl aparece rapidamente no filme, para se recuperar na Fortaleza da Solidão e pegar Krypto de volta, já que o cãozinho está em posse dela. Kara Zor-El, a prima do Superman, estará de volta em 2026 com seu próprio filme, que vai explicar melhor a situação de Krypton no novo universo DC e deve trazer a estreia do Lobo, o mercenário espacial interpretado por Jason Momoa.

Pacificador

O Pacificador também está lá, ainda que de forma discreta. O personagem de John Cena aparece em um programa de TV dentro do filme, criticando a abordagem não letal do Superman e dizendo que não devemos confiar em um “alien”. A segunda temporada da série estreia em 21 de agosto e deve trazer elementos do longa do Superman, incluindo a tecnologia quântica.

Creature Commandos

O elo que liga Superman e a Creature Commandos é o General Rick Flag, o mesmo responsável por autorizar o exército de Lex Luthor a agir, e comandante militar que busca vingar a morte do filho, ocorrida em Esquadrão Suicida. Sobre a diferença do cabelo do personagem – escuro em live-action e grisalho na animação -, James Gunn já se antecipou: o general é um homem vaidoso e pinta o cabelo!

Spin-offs

O filme do Superman traz personagens que caíram rápido no gosto do público. Há rumores de spin-offs para o Senhor Incrível e Jimmy Olsen, o colega de Clark Kent. Krypto terá quatro curtas lançados entre 2025 e 2026, que devem expandir mais a mitologia do novo universo DC e atrair o interesse de outros públicos. As possibilidades são muito variadas.

A Autoridade

A Engenheira era a comandante em chefe das forças de Lex Luthor e foi derrotada pelo Superman, mas não morta. Nos quadrinhos, ela faz parte da Autoridade, uma equipe de anti-heróis que vai ganhar um filme ainda na primeira fase do novo universo DC. O projeto é praticamente pessoal para James Gunn, grande fã do time, e que deve assumir o roteiro e a direção do longa, mas nada foi confirmado ainda.

Sargento Rock

Lois Lane encontra um mural contando a história dos meta-humanos quando visita a Sala de Justiça. Ali podemos ver vários personagens relacionados à época da Segunda Guerra Mundial. Esse período seria abordado por um filme do Sargento Rock, que traria alguns heróis da DC, possivelmente a Sociedade da Justiça, lutando contra as forças do Eixo e tentando recuperar a Lança do Destino, um artefato poderoso. Não se sabe o status atual da produção.

Lanterna Verde

Superman apresenta Guy Gardner, um Lanterna Verde de moral duvidosa que lidera a chamada Gangue da Justiça. Ele estará de volta em Lanternas, série no estilo “buddy cop” que trará Hal Jordan e John Stewart como protagonistas, além de aprofundar mais a história da Tropa dos Lanternas Verdes. Será uma minissérie de apenas oito episódios, com previsão de lançamento para o início de 2026.

Liga da Justiça

A Gangue da Justiça é um embrião da Liga da Justiça, ainda que de maneiras meio tortas. A formação atual é subordinada às empresas de Maxwell Lord, conhecido vilão dos quadrinhos. Em algum momento, novas adições e mudanças devem acontecer no time, que passará a agir como uma Liga independente e com propósitos totalmente nobres. Não há detalhes sobre quando e como isso vai acontecer, mas todos concordam que é questão de tempo.

Batman

Durante a luta do Superman contra o “Martelo da Borávia”, há um easter egg em uma placa na estrada, que cita a direção para Gotham City. O lar do Batman é um indicativo da existência do Homem-Morcego neste universo, algo que veremos melhor no filme do vilão Cara-de-Barro e também em The Brave and the Bold, aventura solo de Bruce Wayne, com seu filho e atual Robin, Damian Wayne. O Batman de Robert Pattinson permanece sendo um projeto isolado, parte da iniciativa Elseworlds.

Superman 2?

James Gunn confirmou que trabalha no roteiro de um filme da DC ainda não anunciado, que deve contar com o Superman e boa parte do elenco do filme, mas não é uma sequência. O cineasta não deu mais detalhes sobre o que esperar e há rumores de um filme envolvendo a chamada “trindade” da DC: Superman, Batman e Mulher-Maravilha, que poderia ser esse projeto. No entanto, nada confirmado.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA