Finalmente a Microsoft revelou na íntegra as especificações do Project Scorpio, a atualização seu último console, o Xbox One. O projeto tem como objetivo ser o concorrente direto do PS4 Pro, compartilhando da mesma coleção de jogos do console original mas oferecendo uma experiência de usuário superior, com taxas de quados por segundo maiores, resolução 4k e outras funções que serão possíveis graças ao processador mais poderoso da nova máquina.
Revelado inicialmente para a Digital Foundry pela Microsoft, o Scorpio ainda não tem um nome oficial ou preço de varejo. O aparelho parece cumprir o que foi prometido, oferecendo um hardware superior ao original e cumprindo a promessa de retrocompatibilidade – incluindo aqui também todos os jogos do Xbox 360 que já receberam ajustes para rodar no Xbox One.
Confira as especificações abaixo:
CPU: Oito núcleos personalizados x86
GPU: 6 teraflops
RAM: 12GB GDDR5
Largura de banda da memória: 326GB/s
Refrigeração da câmara de vapor
Disco rígido de 1 TB
Em termos mais simples, a CPU é cerca de 30% mais rápida do que o Xbox One, com uma GPU 4,6 vezes mais poderosa. Sua RAM e disco rígido também são mais rápidos, o que significa que o console provavelmente conseguirá exibir os jogos em resolução 4K sem grandes problemas. Também é possível afirmar que o novo console é definitivamente mais poderoso do que o PS4 Pro. No caso de televisores com resoluções mais baixas, o poder extra do console pode ser empregado em outras funções.
Mesmo no caso de jogos sem patches específicos para o Scorpio, o novo console aparentemente executará todos os jogos do Xbox One com um desempenho superior, diminuindo o tempo de carregamento e estabilizando a taxa de quadros por segundo em áreas com efeitos mais intensos. Em uma versão de teste de estresse do jogo Forza 6, o console teria exibido o jogo em 4K com uma taxa de 60 quadros por segundo, usando cerca de 60-70% de seu poder total. Um Xbox One normal executa o jogo em 1080p com 60 quadros por segundo usando aproximadamente 90% de seu poder.
A Digital Foundry não pode indicar um nome ou preço, mas os analistas estimam um valor de aproximadamente US$ 499 (R$ 1.568, sem impostos) com base nas especificações e comentários da Microsoft. Confira o vídeo da Digital Foundry abaixo:
Seja o primeiro a comentar