O sistema ‘Valores a Receber’ do Banco Central – plataforma de resgate de ‘dinheiro esquecido’ em bancos – voltou a funcionar na noite deste domingo (13). No entanto, para receber o valor será necessário ter uma Conta Gov. br nível prata ou ouro, na plataforma do Governo. Como fazer isso?
- Semana do esporte! Até 30% de desconto em suplementos, roupas e calçados, aparelhos/acessórios e até eletrônicos para esporte! Clique aqui.
Para consultar se você tem algo a receber, é relativamente simples: por meio do novo site lançado pelo Banco Central após a plataforma original não ter aguentado o número de acessos.
O novo sistema está funcionando direitinho e basta informar o CPF ou CNPJ, além da data de nascimento ou de criação da empresa, para descobrir se há algum valor retido. A quantia exata, por enquanto, não é informada.
O dinheiro esquecido nos bancos será devolvido somente a partir de 7 de março, acontece que o serviço só estará disponível para o cidadão que possuir biometria (conta verificada – Prata) ou cadastro via certificado digital (conta comprovada – Ouro).
A conta comum no portal dá acesso aos serviços digitais como INSS, Receita Federal, eSocial, carteira de trabalho digital, entre outros. Entretanto, somente essas duas categorias, que exigem maior nível de segurança – como reconhecimento facial, permitirá o acesso aos bancos credenciados.
Como ter uma conta gov.br nível prata ou ouro?
Primeiramente, é necessário a criação de uma conta gratuita por meio do site Acesso ou através dos aplicativos para iOS e Android. Geralmente, todo mundo já tem essa conta nos últimos tempos.
Ao ser criado o perfil via formulário online, a conta costuma iniciar no nível bronze que disponibiliza parte dos serviços digitais do governo e o grau de segurança é considerado apenas básico.
De acordo com o BC, “o cidadão precisará de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR). Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato”.
Para subir de nível, o cidadão precisa seguir as instruções do próprio gov.br ou entrar em ‘Privacidade/Selos de Confiabilidade’.
Caso opte por prata: valide com reconhecimento facial para conferência da foto da Carteira de Habilitação (CNH), dados do internet banking ou informações do SIGEPE.
Se o nível ouro é o desejado: o nível máximo de segurança é reconhecido por conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral ou dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
- Semana do esporte! Até 30% de desconto em suplementos, roupas e calçados, aparelhos/acessórios e até eletrônicos para esporte! Clique aqui.
Seja o primeiro a comentar