Coppola exalta cinema brasileiro e destaca Curitiba como inspiração para Megalópolis

Yolanda Magesty

Coppola exalta cinema brasileiro e destaca Curitiba como inspiração para Megalópolis

O renomado diretor Francis Ford Coppola, de 85 anos, está no Brasil para promover seu mais recente trabalho, Megalópolis – Uma Fábula, e durante o evento realizado no Teatro B32, em São Paulo, o cineasta fez questão de destacar a importância do cinema brasileiro. Em uma conversa conduzida pela crítica Isabela Boscov, Coppola relembrou sua convivência com Glauber Rocha, um dos maiores nomes do movimento Cinema Novo.

Coppola

Divulgação

Acredito que o Brasil possui uma herança cinematográfica muito rica“, afirmou Coppola ao público. Ele aproveitou o momento para recordar quando Glauber, exilado, viveu em sua casa em São Francisco, nos Estados Unidos. “O Glauber Rocha viveu na minha casa e uma vez chorou em meus braços, sem saber se um dia poderia voltar ao seu país”, relembrou Coppola. “Como um diretor que amava tanto o seu país poderia correr esse risco?”

O cineasta também prestou uma homenagem ao legado de Glauber, citando algumas de suas obras mais famosas, como O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro e Deus e o Diabo na Terra do Sol. Segundo ele, foi um privilégio conhecer o diretor, que retornou ao Brasil, mas faleceu pouco tempo depois.

Coppola

Além de enaltecer o cinema nacional, Coppola destacou que filmes como Cidade de Deus e Pixote foram cruciais para inspirar uma das cenas de Megalópolis. “Essas obras influenciaram diretamente uma sequência do filme”, revelou o diretor.

Curitiba e Jaime Lerner como inspirações para “Megalópolis”

Curitiba também ganhou destaque nas declarações de Coppola. Em entrevistas anteriores, o cineasta já havia mencionado que o personagem de Adam Driver e o projeto central da trama de Megalópolis foram inspirados no ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, e em seu trabalho com a capital paranaense.

Com a combinação de homenagens ao Brasil e referências a figuras marcantes como Glauber Rocha e Jaime Lerner, Coppola reafirma sua conexão com o país, não apenas como uma fonte de inspiração, mas também como um local que influencia suas obras.

Fonte: CNN Brasil

VEJA MAIS Coppola Megalopolis
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA