O possível Coringa 2 precisa mesmo do Batman? Entenda

Augusto Ikeda

O possível Coringa 2 precisa mesmo do Batman? Entenda

Após uma série de rumores de que Coringa 2 estava prestes a ser confirmado, o diretor Todd Phillips afirmou, na última semana, que a sequência não estava em desenvolvimento. Enquanto ainda aguardamos mais um pouco para descobrir se veremos Arthur Fleck novamente ou não, já podemos questionar uma coisa: será que um novo filme exige a presença da figura do Batman?

Afinal de contas, como nós já sabemos, vimos a famosa cena em que Bruce Wayne testemunha o assassinato de seus pais nos momentos finais de Coringa. Desta forma, está em aberto a possibilidade de vermos o garoto se transformando no Batman no futuro.

Com essa questão em mente, confira abaixo duas explicações: uma que mostra como Coringa 2 pode se beneficiar da presença do Batman e outra oposta, para mostrar que a possível sequência pode funcionar sem a figura do Cavaleiro das Trevas.

Como Coringa 2 pode se beneficiar da presença do Batman

Sim, concordamos que Coringa funcionou muito bem sem envolver a presença do Cavaleiro das Trevas, mesmo que ele tenha aparecido ainda criança. No entanto, muita gente pode ficar decepcionada se ele acabar ficando de fora do possível Coringa 2, ainda mais se levarmos em conta justamente essa presença do personagem no original.

Por mais que Todd Phillips tenha apresentado uma versão única e inovadora do Coringa, com uma origem mais realista que nada lembra a original (aquela em que caiu em um tonel com compostos químicos e surtou), não há como não associar a figura do vilão com o herói, já que os dois sempre tiveram uma ligação muito forte nos quadrinhos.

Por exemplo, na HQ O Cavaleiro das Trevas, o Palhaço do Crime chegou a entrar em estado de catatonia sem a presença do herói, que havia se aposentado. No entanto, sua vida voltou a ter propósito justamente após Bruce Wayne voltar vestir o capuz do herói.

Caso Arthur Fleck resolva se voltar para uma vida de crime, também é um pouco estranho imaginar um filme com uma força antagonística sem que haja alguém a sua altura para tentar confrontá-lo, o que não é o caso da polícia de Gotham.

Um possível confronto com o Batman também daria ao filme uma dinâmica interessante e um pouco diferente do original. Além disso, muitos fãs iriam à loucura se soubessem que o dois inimigos poderiam se enfrentar novamente nos cinemas. Também seria uma ótima jogada de marketing para um Coringa 2.

Por fim, lembre-se também que Arthur Fleck foi o responsável indireto pela morte dos pais de Bruce Wayne. Assim, se Todd Phillips quer continuar a ser ousado, ele também pode nos apresentar uma versão bem diferente do Batman, que quer se tornar herói também com o objetivo de se vingar do Coringa do “assassino” de Thomas e Martha Wayne.

Para que essa possibilidade aconteça, é importante ressaltar que a possível sequência teria de dar um pulo considerável no tempo, já que Bruce Wayne ainda é apenas um garoto.

[irp posts=”85313″ name=”Diretor de Coringa nega desenvolvimento de sequência”]

E por que a sequência também pode funcionar sem a figura do herói

Por outro lado, também podemos dizer que o possível Coringa 2 também conseguiria funcionar sem a presença do Batman, mesmo que sua aparição ainda fique restrita ao jovem Bruce Wayne que ficou órfão.

Vamos lembrar novamente que Todd Phillips nos apresentou uma Gotham muito realista, que nos faz lembrar a atual situação de muitas cidades do planeta. Além disso, parece pouco provável que um bilionário consiga se transformar em um herói nesse mundo fictício, da mesma forma que no mundo real.

O original abordou bastante as questões psicológicas e sociais que fizeram Arthur Fleck surtar e se transformar no Coringa. Se a ideia é ainda aproveitar esse assunto para a possível sequência, incluir o Batman não seria muito apropriado, já que fugiria dessa abordagem mais humana e realista bastante explorada no filme anterior.

Também existe uma questão “extra-campo”: Joaquin Phoenix. O intérprete do Coringa no filme não parece lá muito disposto a enfrentar o Batman em uma possível sequência, como ele já deu a entender em algumas entrevistas. O ator poderia muito bem recusar gravar um Coringa 2 se o herói virar uma figura importante e de destaque, o que acabaria forçando uma abordagem parecida com o anterior, sem a presença do Cavaleiro das Trevas. E que como nós já sabemos, acabou funcionando.

Enquanto aguardamos a confirmação de Coringa 2 (isso se o filme realmente ganhar vida), ficaremos com essa dúvida na cabeça. E você, o que pensa? É melhor a possível sequência ter ou não a presença do Batman?

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Batman Coringa Coringa 2
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA