Coringa 2: o que é o transtorno psiquiátrico do título do filme?

José Elias Mendes

Coringa 2: o que é o transtorno psiquiátrico do título do filme?

Coringa: Delírio a Dois, a aguardada sequência de Coringa, está pronta para surpreender o público com uma abordagem ousada e inovadora.

O título original do filme em inglês (que na verdade é francês) é Joker: Folie à Deux. Você sabe o que significa essa expressão?

Folie à Deux: o que significa o subtítulo de Coringa 2?

A Folie à Deux é um transtorno psiquiátrico raro, mas que existe de verdade e tem casos relatados pela medicina. A síndrome é definida como “o compartilhamento de sintomas psicóticos entre dois ou mais indivíduos”, em um estudo científico.

O termo é francês e deve ser lido mais ou menos como “folí a dú”. Em outras palavras, a condição provoca crenças ilusórias, delírios e alucinações que passam de um indivíduo para outro, quando eles compartilham um forte laço emocional.

O nome que vai se unir ao Coringa nesse “delírio a dois” é o de ninguém menos que a Arlequina.

[irp posts=”87428″ name=”Coringa: cena mais importante foi cortada, diz Joaquin Phoenix – e o que poderia ser?”]

A estreia mundial de Coringa: Delírio a Dois acontecerá na competição do 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, marcado para ocorrer entre 28 de agosto e 7 de setembro.

Folie à Deux centra-se no romance nascente de Arthur com a musicoterapeuta Harleen Quinzel/Harley Quinn, também conhecida como Lee (interpretada por Lady Gaga), enquanto ele está encarcerado no Asilo Arkham após assassinar o repórter de TV Murray Franklin (Robert De Niro) no filme original.

A história, ambientada dois anos após os eventos do primeiro filme, traz uma narrativa única onde a insanidade dos protagonistas se manifesta através de números musicais fantasiosos.

Fonte: Revista Debates em Psiquiatria

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA