Muita gente que já foi até o cinema assistir Coringa faz campanha para que o filme concorra ao Oscar em determinadas categorias ano que vem. Até mesmo a Warner Bros., produtora do longa, entrou nessa na onda e decidiu fazer campanha para vê-lo na próxima cerimônia do maior prêmio da indústria cinematográfica.
A produtora sugeriu algumas categorias em que Coringa poderia concorrer ao Oscar. Abaixo, vamos revelar os prováveis motivos que fizeram a Warner indicar o filme para determinados prêmios e ainda vamos indicar outras duas categorias que merecem ser mencionadas.
Melhor Ator
Para início de conversa, vamos falar da categoria que tem mais chances de concorrer ao Oscar em 2020 e já até abordamos anteriormente no Ei Nerd. As críticas e os fãs já pedem para que Joaquin Phoenix seja indicado como um dos concorrentes ao prêmio de Melhor Ator.
Todos viram como que o ator realmente entrou na pele do seu personagem, Arthur Fleck, e soube retratar todo o seu sofrimento ao longo do filme, bem como a loucura que o fez surtar e se tornar o Coringa de vez. Também vale citar que ele interpretou muito bem o lado artístico do seu personagem. Phoenix já concorreu três vezes ao maior prêmio do cinema e muitos já esperam que a quarta seja confirmada logo, e que ele, enfim, consiga sua estatueta.
Melhor Figurino
Outro ponto de Coringa que merece destaque. Os figurinos do filme foram bem escolhidos para os seus personagens. Por exemplo, a roupa que Arthur Fleck usou após decidir se tornar o Coringa pouco lembra a versão dos quadrinhos (especialmente a falta da cor roxa), mas quase ninguém ligou para isso, pois ela casou muito bem com o personagem. O mesmo também pode ser dito para seus disfarces de palhaço.
O figurino dos demais personagens do filme também não teve nenhum tipo de exagero e era bem realista, e ajudaram a reproduzir aquele clima de cidade decadente que se abateu sob Gotham.
[irp posts=”84057″ name=”Lanterna Verde, Coringa e mais: as novidades do catálogo do HBO Max”]
Melhor edição e mixagem de som
Esse é uma categoria técnica que costuma premiar filmes inspirados em personagens dos quadrinhos. Coringa tem uma trilha sonora bem montada e executada, que casou com diversas cenas do filme.
Além disso, todos os seus sons parecem bem naturais. Por exemplo, lembre-se que o filme se passa nos anos 80. Os sons emitidos por uma televisão, por exemplo, estavam longe de ter a qualidade de hoje e isso foi fielmente reproduzido dentro do Coringa. De fato, esse foi um trabalho muito bem feito por seus responsáveis.
Melhor diretor e roteiro adaptado
Além de Joaquin Phoenix, também podemos creditar esse sucesso de Coringa ao diretor Todd Phillips. Afinal, quem teve a ideia de produzir o filme foi o próprio e os executivos da Warner gostaram tanto da ideia que deram luz verde para o projeto. E com certeza, não se arrependem nem um pouco disso.
A direção de Phillips foi muito bem executada e ele conseguiu dar uma cara única para o filme, ao conseguir transformar um personagem inspirado dos quadrinhos (ainda mais um psicopata como o Palhaço do Crime) em uma pessoa como qualquer outra, o que pode ter feito algumas pessoas se identificarem com o longa. Além disso, ele realmente se inspirou nos trabalhos de Martin Scorsese e Coringa, de fato, pareceu ter sido dirigido pelo renomado diretor.
E não se esqueça que Phillips também roteirizou o filme. Ou seja: foi ele quem criou tudo e fez uma história simples, realista e chocante, que vai direto ao ponto. Isso sem contar que conseguiu deixar a grande dúvida que está na cabeça do público: o que foi verdade e ilusão no longa?
Por ter sido inspirado em um personagem que já existe, o filme teria de concorrer na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
Esse é um ponto que pode ajudar bastante em uma possível indicação: a opção justamente por uma história realista e tocante, algo que costuma ser muito valorizado dentro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação.
Estranhamente, a Warner não indicou o filme para essas duas categorias, mas de qualquer forma, valem ser citadas.
[irp posts=”84076″ name=”Coringa: começa campanha para Oscar de Melhor Filme, Ator e outros”]
Melhor Filme
Para terminar, junte todos esses pontos positivos que o filme tem e pronto: não há como não considerá-lo, também, um candidato para a principal categoria do Oscar: a de Melhor Filme.
Uma possível indicação seria bacana por outro motivo: os filmes que concorrem a essa categoria não costumam ter grandes números de bilheteria e estão um pouco longe de serem populares. O que não é o caso de Coringa, que se tornou o longa adulto de maior bilheteria da história do cinema.
Seria uma forma de mostrar que, talvez, a Academia esteja disposta a valorizar mais os filmes que têm maior apelo popular. Um indício disso é que ela deve lançar, em breve, uma categoria de Melhor Filme Popular.
Seja o primeiro a comentar