Coringa: cinema alvo de tiroteio em 2012 não deve exibir o filme

Augusto Ikeda

Coringa: cinema alvo de tiroteio em 2012 não deve exibir o filme

O filme solo do Coringa já é muito aguardado pelo público por conta de tudo o que foi prometido até agora, especialmente após o lançamento de seus trailers. No entanto, tudo indica que o longa não será exibido no cinema Aurora, nos Estados Unidos, alvo de um tiroteio que resultou em 12 mortes no ano de 2012.

Caso você não se lembre, esse é o mesmo cinema em que um homem chamado James Holmes invadiu, com armamento pesado, uma sessão do filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge, deixando 12 mortos e 70 feridos. Ao ser detido pelas autoridades, ele ainda disse que era o Coringa. Por conta dos crimes que cometeu, Holmes acabou condenado à prisão perpétua.

Até onde se sabe, o cinema Aurora, até o momento, não possui horários reservados para a exibição de Coringa, que estreia na próxima semana. Um funcionário do local afirmou para o site The Hollywood Reporter que, de fato, não existem planos para exibir o longa protagonizado por Joaquin Phoenix.

[irp posts=”81606″ name=”Coringa: Joaquin Phoenix abandona entrevista após perguntas sobre Batman e armas”]

Não se sabe se a decisão foi em respeito aos parentes das vítimas do tiroteio, por medo de um incidente semelhante ou as duas coisas.

Parentes escrevem carta à Warner

Uma mulher chamada Sandy Philips – que perdeu sua filha, Jessica, no tiroteio -, seu marido Lonnie e outros 3 parentes de vítimas do ocorrido no cinema Aurora escreveram uma carta à Warner Bros., produtora de Coringa, e mostraram preocupação com o novo filme.

“Estamos entrando em contato como parte de um coro de líderes que entendem que têm uma responsabilidade social de manter todos nós seguros”, diz uma parte da carta enviada para o estúdio.

Sandy Phillips (que não tem relação com Todd Phillips, diretor de Coringa) descreveu, para o The Hollywood Reporter, seus sentimentos com relação à estreia do filme nos cinemas.

“Não preciso ver uma foto dele (James Holmes), eu só preciso ver um material de Coringa e eu vejo a imagem do assassino”, disse.

A mãe de uma das vítimas do tiroteio ainda disse que o filme, para ela, é como se fosse “um tapa na cara” e tem receio de que alguém possa fazer algo semelhante.

“Me preocupo se existe uma única pessoa por aí – e vai saber se estamos falando apenas de uma – que está no limite, que quer se tornar um atirador, e pode ser encorajada por esse filme. E isso me assusta”, disse.

[irp posts=”81283″ name=”Coringa: diretor admite que filme tem referências aos quadrinhos”]

Apesar do tom da carta, os parentes da vítimas afirmam que não querem impedir o lançamento de Coringa ou pedir um boicote ao filme. Ao invés disso, apenas querem que a Warner Bros. “acabe com contribuições políticas para candidatos que recebem dinheiro da NRA (a Associação Nacional de Rifles dos EUA) e que votem contra as armas” e que “usem sua influência política no Congresso para promover uma reforma das armas.”

Além disso, a carta também reconhece que o tiroteio foi “organizado por um indivíduo socialmente isolado que se sentia injustiçado pela sociedade e agiu (sozinho).”

“Como resultado, nos comprometemos a garantir que nenhuma outra família tenha de passar pelo inferno e a dor que vivemos. Acreditem, ela não vai embora”, dizem as famílias das vítimas.

Um porta voz da Warner Bros. disse que o estúdio ainda não recebeu essa carta e que por conta disso, não se manifestaria a respeito de seu conteúdo.

Sobre Coringa

A Warner anunciou, ainda em 2018, a produção de um filme contando a origem do Coringa. O longa não faz parte do Universo Estendido da DC, onde o vilão já foi interpretado por Jared Leto em Esquadrão Suicida. Joaquin Phoenix foi escalado para o papel principal.

A promessa é de um clima completamente diferente de um filme de herói – até por Coringa ser um vilão. A produção contará a origem do Coringa de uma perspectiva mais “policial” e mais “dark”, com um pouco mais de realismo do que se poderia esperar.

Confira o trailer:

Além de Phoenix no papel principal, outros nomes confirmados são Robert De Niro, Zazie Beetz (como Sophie Dumond), Brett Cullen (como Thomas Wayne), Glenn Fleshler e Bill Camp. A direção é de Todd Phillips (Se Beber Não Case).

O filme do Coringa deve ter classificação para maiores de 18 anos, devido a cenas de violência explícita e, possivelmente, nudez.

Coringa chega aos cinemas em 3 de outubro de 2019. Veja, a seguir, uma sinopse preliminar do longa:

“Vinte anos antes do Batman salvar a cidade na trilogia de Cavaleiro das Trevas, Gotham era um lugar perigoso. Nos cantos onde o crime se escondia, um homem tenta escapar do seu terreno desafortunado, através de uma paixão pela teatralidade e pela comédia stand-up. No entanto, um dia ruim é tudo o que basta nesta cidade e, logo, este homem de boas intenções se tornou o criminoso mais perigoso de todos: o Coringa.”

VEJA MAIS Coringa
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA