Coringa já fez sua estreia nos cinemas brasileiros e muita gente já foi conferir essa versão única do vilão mais famoso do Batman. Por mais que seja um filme pés no chão e bastante real, o longa de Todd Phillips também não deixou de fazer algumas referências e colocar alguns easter eggs baseados nas HQs da DC, cultura pop e até mesmo com acontecimentos da vida real.
Com isso em mente, confira abaixo os easter eggs e referências de destaque em Coringa, de acordo com levantamentos dos sites What Culture, Gamespot e Screen Crush.
ATENÇÃO: spoilers de Coringa abaixo
10) Referência aos trabalhos de Martin Scorsese
Os trailers de Coringa já haviam deixado claro que o filme teria uma clara influência nos trabalhos de Martin Scorsese, e vale lembrar que ele seria um dos produtores do longa até deixar o projeto por questões profissionais.
Taxi Driver: Motorista de Táxi, por exemplo, possui várias referências: os anúncios pornográficos espalhados por Gotham, a obsessão de Arthur Fleck com Thomas Wayne, que se tornou uma figura política importante, e principalmente, as várias vezes em que ele e Sophie Dumond (Zazie Beetz) fingiram explodir suas cabeças com uma arma, da mesma forma que o protagonista Travis Bickle no clímax de Taxi Driver.
[irp posts=”82577″ name=”Personagem de Joaquin Phoenix pode não ser o verdadeiro Coringa, diz diretor”]
E também não podemos nos esquecer de O Rei da Comédia, pois seu protagonista, Rupert Pupkin (que foi interpretado justamente por Robert De Niro, que deu vida a Murray Franklin em Coringa) lembra bastante Arthur Fleck: eles moram com suas mães, sonham em participar de um talk show, cometem atos violentos para alcançarem seus sonhos e ainda são celebrados pelo público, apesar do que fizeram.
9) Arkham State Hospital
Após Thomas Wayne revelar para Arthur que ele foi adotado por Penny, ele vai até o Arkham State Hospital para descobrir a verdade.
Nem é preciso dizer que o local é uma clara referência ao famoso Asilo Arkham, local em que vários vilões do Batman já passaram por tratamento psiquiátrico, incluindo o próprio Coringa.
8) Tempos Modernos
Na cena em que Arthur foi atrás de Thomas Wayne para descobrir se ele era mesmo seu pai, o pai do Batman estava no cinema assistindo ao famoso filme Tempos Modernos, um dos mais famosos da carreira de Charlie Chaplin.
Sua temática, que aborda as péssimas condições de trabalho na era da industrialização, casou perfeitamente com a temática de Coringa, já que a população de Gotham se sentia oprimida e explorada pelas elites mais ricas.
7) A Piada Mortal
Por mais que essa seja uma versão única do Coringa, não há como negar que parte de sua origem teve inspiração na famosa graphic novel A Piada Mortal, considerada a história de origem definitiva do vilão.
Assim como Arthur, o Coringa de A Piada Mortal também se tratava de um comediante fracassado, que abandonou seu emprego para perseguir esse sonho. E ele também estava cercado de alguns problema particulares.
6) Donald Trump
Por mais que Coringa se passe no ano de 1981, o filme possui alguns paralelos com o mundo atual, e entre ele, podemos citar Donald Trump, atual presidente dos EUA.
Além de Thomas Wayne ter sido caracterizado como uma figura que lembra bastante Trump, na cena em que o bilionário estava no cinema assistindo Tempos Modernos, protestantes do lado de fora do local carregavam um boneco que parecia mais o atual presidente americano do que o próprio pai do Batman.
5) O Cavaleiro das Trevas
Esse easter egg é aberto a interpretações, mas uma das cenas finais de Arthur Fleck no filme pode ter sido inspirado na aclamada versão de Heath Ledger, que apareceu em O Cavaleiro das Trevas.
Após ser resgatado por protestantes, que causaram o acidente com a viatura da polícia que transportava Arthur, o protagonista acorda e aproveita o sangue que saia do seu nariz para fazer um sorriso em seu rosto.
[irp posts=”82498″ name=”Coringa: entenda o final do filme e suas possíveis interpretações”]
De certa forma, podemos dizer que essa pode ter sido um referência ao Coringa de Heath Ledger, ainda mais se levarmos em conta que o protagonista gostou de ver todo o caos que causou em Gotham.
4) Filme do Zorro
Coringa também não deixou de fazer menção ao assassinato de Thomas e Martha Wayne. Quando a família deixava o cinema em que estava, o local exibia o filme As Duas Faces do Zorro.
A maior parte das versões da origem do Batman afirmam que ele foi com seus pais até um cinema assistir justamente a um filme do famoso personagem. Muitos até afirmam que Bruce Wayne usa um traje escuro e esconde sua identidade por conta do Zorro.
Além disso, As Duas Faces do Zorro estreou justamente em 1981, mesmo ano em que se passa o Coringa.
3) Charada?
Naquela cena em que Arthur estava no Hospital Arkham, vimos ele subindo de elevador com um paciente que se debatia e estava preso em sua maca.
O que chama a atenção aqui é a presença de um grafite com uma interrogação, que você pode conferir acima. Fica bem claro que isso pode se tratar de um easter egg envolvendo o Charada, outro vilão famoso do Batman.
Será que Arthur Fleck não é o único querendo se tornar um vilão nessa versão decadente de Gotham?
2) Psicose
A relação de Arthur com sua mãe, Penny, parece ter sido claramente inspirada na relação de Norman Bates, o vilão do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock, com sua mãe Norma.
Excluindo o fato de que Arthur não tem o costume de se vestir igual a mãe, ele e Norman possuem traços parecidos: os dois sofrem com uma doença mental e após descobrirem que suas mães não impediram os abusos que sofreram na infância, as duas acabaram mortas pelos próprios filhos.
[irp posts=”82428″ name=”Conheça as várias origens do Coringa nas HQs, filmes e games”]
1) A HQ O Cavaleiro das Trevas
Como todos vimos, Arthur acabou convidado para participar do talk show de Murray Franklin e a participação terminou em tragédia, já que o protagonista tirou a vida do apresentador ao vivo.
A cena é uma clara referência a HQ O Cavaleiro das Trevas, em que o Coringa participou de um talk show apresentado por um paródia do apresentador David Letterman.
No entanto, diferente do filme, em que Arthur só tirou a vida de Murray Franklin, o Coringa da HQ matou o apresentador, a equipe de produção e a plateia com um gás venenoso e fugiu.
Seja o primeiro a comentar