Como não poderia deixar de ser, o filme do Coringa conta com algumas referências aos quadrinhos e uma das mais óbvias é sobre Batman: A Piada Mortal, uma das histórias mais clássicas e aclamadas do Homem-Morcego e também do próprio vilão.
[irp posts=”81994″ name=”O Batman aparece em Coringa? Como é a aparição de Thomas Wayne?”]
Atenção: o texto a seguir contém um pequeno spoiler do filme do Coringa.
A origem do personagem é diferente na HQ, mas a frase que tornou a história famosa também se faz presente no filme de Todd Phillips.
A referência é rápida, porém, impossível de passar despercebida. No filme, durante a transformação de personalidade vivida por Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), ele acaba aparecendo um dia no apartamento de Sophie Dumond (Zazie Beetz), vizinha com quem flerta em alguns momentos.
Ela não nota sua presença até o ver sentado no sofá, molhado pela chuva e cabisbaixo, o que a deixa tensa. É nesse momento que Fleck apenas olha pra ela e diz: “eu tive um dia ruim”.
Essa frase não foi colocada ao acaso. Em A Piada Mortal, o Coringa arma um plano para convencer o Batman e o Comissário Gordon de que o mais normal dos homens pode ser corrompido pela loucura. Na frase do vilão, “basta apenas um dia ruim para o que mais são dos homens se torne louco”.
A justificativa do Coringa é a de que ele não é tão diferente assim do resto das pessoas e que apenas um dia ruim separa a humanidade da loucura total.
[irp posts=”81991″ name=”Coringa: as diferenças entre as versões de Joaquin Phoenix e Heath Ledger”]
Sobre Coringa
A Warner anunciou, ainda em 2018, a produção de um filme contando a origem do Coringa. O longa não faz parte do Universo Estendido da DC, onde o vilão já foi interpretado por Jared Leto em Esquadrão Suicida. Joaquin Phoenix foi escalado para o papel principal.
A promessa é de um clima completamente diferente de um filme de herói – até por Coringa ser um vilão. A produção contará a origem do Coringa de uma perspectiva mais “policial” e mais “dark”, com um pouco mais de realismo do que se poderia esperar.
Confira o trailer:
Além de Phoenix no papel principal, outros nomes confirmados são Robert De Niro, Zazie Beetz (como Sophie Dumond), Brett Cullen (como Thomas Wayne), Glenn Fleshler e Bill Camp. A direção é de Todd Phillips (Se Beber Não Case).
O filme do Coringa deve ter classificação para maiores de 18 anos, devido a cenas de violência explícita e, possivelmente, nudez.
Coringa chega aos cinemas em 3 de outubro de 2019. Veja, a seguir, uma sinopse preliminar do longa:
“Vinte anos antes do Batman salvar a cidade na trilogia de Cavaleiro das Trevas, Gotham era um lugar perigoso. Nos cantos onde o crime se escondia, um homem tenta escapar do seu terreno desafortunado, através de uma paixão pela teatralidade e pela comédia stand-up. No entanto, um dia ruim é tudo o que basta nesta cidade e, logo, este homem de boas intenções se tornou o criminoso mais perigoso de todos: o Coringa.”
Seja o primeiro a comentar