Coringa: por que o filme solo promete ser tão único e especial

Augusto Ikeda

Coringa: por que o filme solo promete ser tão único e especial

Não vai demorar muito para que o filme solo do Coringa faça sua estreia nos cinemas, que está prevista para acontecer no início de outubro. E muitos fãs do Palhaço do Crime já estão bem ansiosos, já que a produção, que não faz parte do Universo DC dos cinemas, parece ter alguns pontos que podem transformá-lo em um longa único e especial.

E afinal, o que seriam esses pontos? Confira abaixo cinco deles, baseados nas informações sobre o filme e no único trailer de Coringa lançado até o momento.

Coringa não irá adaptar nenhuma história em quadrinhos

Talvez o grande diferencial do filme solo do Coringa seja o fato de que ele não irá adaptar nenhuma história em quadrinhos da DC. Nem mesmo a famosa graphic novel A Piada Mortal, considerada por muitos a HQ mais conhecida e popular a respeito do personagem, que abordou suas origens, apesar dos indícios de que alguns pontos da histórias podem ter inspirado o longa.

Essa ideia pode desapontar alguns fãs do vilão, mas ao mesmo tempo, pode nos proporcionar uma visão única e jamais antes vista a respeito do Coringa e suas origens, o que deve ser o grande chamativo do filme.

Sim, isso pode ser um tiro no pé caso o longa não dê tão certo assim, mas também pode ser um ponto que transforme Coringa em um filme tão único e especial para os fãs de histórias em quadrinhos. 

Um toque de Martin Scorsese

Muita gente ficou animada com o anúncio de Coringa após descobrirmos que o filme teria como produtor o renomado diretor Martin Scorsese. Mas pouco após o anúncio, precisou abandonar o projeto por conta de outros trabalhos.

Mas de qualquer forma, o único trailer divulgado até o momento nos leva a crer que Coringa tem um tom bem parecido com os dos filmes dirigidos por Scorsese. Se você é fãs das produções dele, com certeza já deve ter notado muitas semelhanças.

[irp posts=”76410″ name=”Coringa: por que é bom o filme não seguir os quadrinhos da DC”]

O próprio Todd Phillips, diretor de Coringa, já afirmou que escreveu o roteiro do longa inspirado em outros três filmes famosos de Scorsese: Taxi Driver – Motorista de Táxi, Touro Indomável e O Rei da Comédia.

Cameron Bailey, diretor do Festival de Toronto e que já assistiu ao filme, também já afirmou que Coringa tem muito a cara das produções do anos 70 e claras referências ao estilo do trabalho de Martin Scorsese.

E nem é preciso dizer que isso é algo único entre o gênero dos filmes de super-heróis ou baseados em HQs. Ou seja, já pode ir se preparando para uma produção bem pés nos chão e que foge bastante dos atuais títulos, que são mais fantasiosos e cheios de efeitos especiais.

Um Coringa de origem trágica

Ainda baseado no único trailer que foi lançado até o momento, já podemos supor que essa origem do Coringa que será abordada no filme também tem suas diferenças e umas pitadas de tragédia.

A origem mais famosa do Coringa nos quadrinhos foi uma cortesia da graphic novel A Piada Mortal. Na obra, descobrimos que o vilão se envolveu em uma série de tragédias pessoais. E durante um roubo que ajudou a orquestrar (e que também não deu certo), caiu em um tonel com componentes químicos, se transformando de vez no Palhaço do Crime.

Já o filme também deve explorar esses problemas particulares e mentais de Arthur Fleck (o nome real do personagem para o longa) antes de sua transformação, como o trailer já nos deu a entender: sua mãe doente, sua tentativa fracassada de se tornar comediante, seus problemas mentais e uma sociedade que, aparentemente, rejeita e é violenta contra Fleck.

Mas pelo visto, não teremos o envolvimento desse tonel de compostos químicos na transformação do vilão, o que é uma aproximação menos fantasiosa (e mais realista, por envolver questões psicológicas) e diferente da que estamos habituados. É algo que pode dar bastante certo.

Joaquin Phoenix e Robert De Niro

coringa

Outro fator que fará com que o filme do Coringa seja único e especial também são seus atores. A começar por Joaquin Phoenix, o escolhido para dar vida a essa nova versão do vilão.

Pelo o que podemos ver no único trailer do filme, Phoenix realmente parece ter entrado na mente perturbada do vilão e em seu aparente sofrimento (basta você se lembrar do momento em que ele, maquiado, tentou forçar um sorriso com as mãos enquanto chorava), mas sem também cometer lá grandes exageros.

Claro que comparações com o Coringa de Heath Ledger serão inevitáveis por conta da popularidade desta versão do vilão. Mas tudo leva a crer que elas devem ser positivas para Phoenix. Vamos aguardar e ver.

[irp posts=”74831″ name=”Banalização do mal: confira a primeira reação ao filme do Coringa”]

Coringa também conta um nome de peso em seu elenco: Robert De Niro, que será o apresentador de um talk show que deve influenciar a transformação de Arthur Fleck no Coringa. O próprio ator já disse que o seu papel é uma homenagem ao filme O Rei da Comédia, ocasião em que interpretou um homem que era obcecado por um famoso programa de entrevistas. Vale ficar de olho nele também.

Participação de Thomas Wayne 

Por fim, um ponto de Coringa que também chama bastante a atenção é que o filme conta com a presença de Thomas Wayne, o pai de Bruce Wayne, que também deve ter algum papel na transformação do Coringa.

Tudo nos leva a crer que o bilionário está se candidatando ao posto de prefeito de Gotham e pode se envolver em algum tipo de problema com o vilão, algo que ainda não podemos precisar com muita exatidão. Mas sua presença já significa muita coisa para o filme.

Isso sem falar que nós veremos Thomas vivo pela primeira vez nos cinemas (sem contar os filmes animados que já foram produzidos pela DC), outro ponto que deve chamar bastante a atenção dos fãs do Batman e do Coringa. 

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Coringa
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA