Coringa: 9 frases marcantes de Arthur Fleck no filme

Augusto Ikeda

Coringa: 9 frases marcantes de Arthur Fleck no filme

Coringa abordou uma versão única do Coringa, já que o protagonista Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) possui problemas mentais e particulares que o fizeram abraçar essa nova identidade. Além de algumas cenas marcantes e memoráveis, o longa dirigido por Todd Phillips também conta com frases ditas pelo personagem que ainda devem estar na mente de quem assistiu o filme.

Com isso em mente, confira abaixo 9 frases marcantes de Arthur Fleck em Coringa.

9) “Sou só eu, ou o mundo está ficando mais louco lá fora?”

O protagonista de Coringa disse essa frase em um dos seus encontros com a assistente social que tinha como sobrenome Kane (uma provável referência a Bob Kane, criador do Batman e do Coringa).

Vimos que a sociedade de Gotham teve seu papel na transformação de Arthur Fleck no Coringa, então a frase pareceu mais do que apropriada para anunciar o que estava por vir, não é mesmo?

8) “Eu só tenho pensamentos negativos”

Ainda falando a respeito desses encontros de Arthur com a assistente social, tudo indica que eles nunca deram muito certo. Em uma cena, o protagonista a critica por sempre lhe fazer as mesmas perguntas e por parecer não se importar muito com as respostas.

Talvez para chamar a atenção da profissional, Arthur disse que só tem “pensamentos negativos”, para mostrar seu sofrimento interior. Como vimos, não adiantou nada, já que o programa de assistência social foi encerrado pela prefeitura de Gotham.

7) “A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não a tivesse”

A frase não chegou a sair da boca de Arthur Fleck, mas foi escrita por ele naquele seu caderno em que formulava piadas, então vamos citá-la.

Essa frase foi mais uma forma usada por Arthur para demonstrar ao público que culpava as pessoas por conta de seu problema mental. Aparentemente, ninguém nunca conseguiu compreender aquela sua risada e sempre deve ter sido alvo de piadas e brincadeiras por conta disso.

A forma em que Arthur escreveu a frase, com letras grandes e irregulares, só mostra todo o seu sofrimento por conta de tudo o que passou, bem como sua instabilidade mental.

[irp posts=”83575″ name=”Escadaria de Coringa vira ponto turístico em Nova York; veja fotos”]

6) “Eu tive um dia péssimo”

Todos sabemos que Arthur Fleck se transformou no Coringa após descobrir que foi adotado por Penny Fleck e que foi abusado por um ex-namorado dela, o que explica os seus problemas mentais.

Mais tarde, foi até o apartamento de Sophie e foi aí que descobrimos que o seu relacionamento com ela foi uma ilusão de sua mente. Mas no decorrer da cena, disse que teve “um péssimo dia”, para mostrar que tudo o que aconteceu o fez surtar de vez.

Essa frase fez muita gente se identificar com Arthur. Afinal, quem aí também nunca teve um dia péssimo na vida, não é mesmo?

5) “Não fui feliz em um único dia da p…. da minha vida”

Enquanto estava ao lado de Penny no hospital, Arthur quis questioná-la a respeito da descoberta sobre seu parentesco. No momento em que ela foi tentar dizer “feliz” (o apelido que deu ao filho), Arthur a cortou e disse a triste e deprimente frase acima.

Isso mostra como que ele, aparentemente, sempre foi infeliz durante toda sua vida, apesar do que sua mãe sempre lhe afirmar que ele estava destinado a fazer as pessoas sorrirem. 

4) “Você foi o único bom pra mim”

Após tirar a vida de sua mãe, Arthur Fleck recebeu uma visita de Randall e Gary, seus antigos colegas de trabalho. O protagonista acabou tirando a vida do primeiro personagem em um ataque de raiva por ter sido o responsável por sua demissão do trabalho, mas poupou o segundo.

O protagonista disse a frase acima para mostrar a Gary que não lhe faria mal algum, pois foi a única pessoa boa para ele no ambiente de trabalho. Uma prova de que Arthur não queria descontar sua raiva e loucura em qualquer pessoa.

3) “Espero que minha morte dê mais centavos do que minha vida”

Essa é outra frase que estava presente no caderno de piadas do protagonista de Coringa e mostra como ele sempre enxergou sua vida de uma forma miserável.

Apesar de ser uma forma de mostrar, mais uma vez, a insatisfação com sua vida, também reforça o desejo que Arthur tinha de, enfim, ser notado pelas pessoas, o que ele conseguiu no decorrer de Coringa.

2) “Pensei que minha vida era uma tragédia, mas eu percebi que é uma comédia”

Todos vimos que, de fato, a vida de Arthur Fleck ficou marcada por tragédias que moldaram quem ele acabou se tornando na parte final de Coringa.

Na mesma cena em que estava ao lado de Penny antes de matá-la, disse essa frase, que já é considerada a mais marcante do personagem por alguns fãs. Talvez, foi a forma que encontrou para mostrar que surtou de vez.

[irp posts=”83318″ name=”Coringa: 5 cenas que podem render Oscar a Joaquin Phoenix”]

1) “Você não entenderia”

Essas foram as últimas palavras de Arthur Fleck em Coringa e foram ditas para aquela psiquiatra no Hospital Arkham, após ela questionar o protagonista a respeito de uma piada.

Essas três palavras foram fundamentais para mostrar que, pelo visto, é impossível compreender o que se passa na cabeça dele. Especialmente se levarmos em conta a possibilidade de o filme ter se tratado de uma ilusão em sua mente, como muitos já especulam desde o lançamento.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Coringa
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA