O Coringa será visto como herói em seu filme solo? Entenda

Augusto Ikeda

O Coringa será visto como herói em seu filme solo? Entenda

O Coringa será a grande estrela de seu filme solo, que estreia nos cinemas no mês de outubro. No longa dirigido por Todd Phillips, veremos Arthur Fleck se transformar no Palhaço do Crime por conta de uma série de questões. Mas será que por conta disso, o protagonista será visto mais como um herói do que um vilão propriamente dito?

Tenha em mente que o conteúdo do texto se trata apenas de uma teoria a respeito do filme do Coringa. Mas vamos usar informações do único trailer lançado até o momento para te mostrar como que isso pode ser possível.

Como o Coringa pode ser visto como herói em seu filme solo

Os problemas mentais do Coringa

Se você assistiu ao trailer de Coringa várias vezes, já deve ter notado que Arthur Fleck parece se tratar de uma pessoa com vários problemas mentais. Ele, aparentemente, parece um indivíduo recluso e que não consegue interagir muito bem com outras pessoas, pois apareceu solitário em diversas cenas.

Nos primeiros momentos do trailer, por exemplo, Arthur é visto conversando com uma assistente social que lhe diz o seguinte: “Arthur, te ajuda ter alguém com quem conversar?”

Em outra cena, devidamente maquiado, mas ainda sem ter, aparentemente, assumido a identidade do Coringa, Arthur se olha no espelho e força um sorriso no rosto com suas mãos. Só que fez isso em sofrimento, já que ao mesmo tempo, estava chorando.

E a própria população de Gotham também teve sua participação no surgimento do Coringa.

Note que quando ele ainda estava “normal” e trabalhava como palhaço, ele foi roubado e atacado por um grupo de adolescentes. Mais tarde, ao ter uma crise de riso dentro do metrô, também se tornou vítima de três homens, que o agrediram e ainda o chamaram de “louco.”

[irp posts=”76410″ name=”Coringa: por que é bom o filme não seguir os quadrinhos da DC”]

Ainda assim, Arthur ainda tentava levar as coisas de uma forma positiva, já que, em um momento, falou o seguinte: “minha mãe sempre me diz para sorrir e fazer uma cara feliz”. Mas depois, disse: “pensava que minha vida era uma tragédia, mas agora eu percebi que é uma comédia”. Provavelmente, fez essa segunda afirmação após se transformar.

E se já não bastasse tudo isso, some isso ao fato de que Arthur tentou seguir carreira como um comediante stand-up. Algo que, aparentemente, também não deu certo em sua vida.

Assim, boa parte do público de Coringa logo irá notar que o protagonista não se transformou no vilão por que ele quis: ele foi uma vítima da sociedade de Gotham, que o corrompeu e o humilhou ao ponto de decidir assumir essa identidade e querer algum tipo de vingança contra aqueles que o humilharam. E isso pode fazer muita gente simpatizar com ele.

E ele ganhou vários seguidores

Outro ponto que ajuda a sustentar essa ideia é a seguinte: na parte final do trailer, Arthur, já caracterizado como Coringa, é perseguido por policiais de Gotham dentro do metrô local. 

Mas uma coisa chama a atenção: várias pessoas estão maquiadas ou utilizando máscaras de palhaços e não impediram Arthur de fugir da polícia em nenhum momento.

Desta forma, já é possível supor o seguinte: o Coringa tomou algum tipo de atitude que o fez ganhar a simpatia de muita gente dentro de Gotham, independente de suas ações. 

E se isso aconteceu, pode ter certeza que esses simpatizantes do Coringa devem enxergá-lo justamente como um herói, mesmo que tenha cometido algum crime mais grave, como um assassinato, por exemplo. 

E também vale lembrar que Gotham é uma cidade dominada por elites (e a família Wayne é a mais influente de todas) e que parte de sua população deve se sentir injustiçada por conta disso. E se levarmos em conta que o filme conta com a presença de Thomas Wayne, o pai do Batman, não é besteira imaginar que Arthur pode ter feito algo que desafiou essa aristocracia e fez muita gente gostar dele, independente de seus métodos.

Em outras palavras…

Agora, vamos resumir tudo o que foi dito até aqui: Arthur Fleck é um cara com vários problemas mentais e que, certamente, nunca teve a ajuda de ninguém para superá-los. Muito pelo contrário: ele só viu a população de Gotham virar as costas para ele e humilhá-lo por conta de sua condição.

Por conta disso, a condição de Arthur deve ter se deteriorado ao ponto de se transformar no Coringa para cometer crimes e se vingar daqueles que causaram tudo isso.

[irp posts=”74934″ name=”Coringa: 7 coisas que precisam acontecer no filme solo”]

No entanto, o Coringa também deve ter feito algo que o fez ganhar a simpatia da população de Gotham, ao ponto de usarem máscaras e maquiagens em sua homenagem. E se levarmos em conta que, a partir deste ponto, ele será venerado (o oposto do que acontecia com ele), parece um caminho sem volta para o protagonista, que deve estar gostando de ter tanta atenção, algo que nunca teve na vida. 

Sim, essa possíveis ações lembram mais a atitude de um anti-herói. Mas por conta de tudo que passou e seja lá o que ele fez para ganhar a simpatia de tanta gente, ele pode ser visto como um herói por muitos, seja para a população de Gotham ou o público do filme.

Vale te relembrar que tudo que foi dito acima se trata apenas de uma teoria. Mas não há como negar que existem pistas sobre essa possibilidade. Em outubro, devemos ter a resposta com a estreia de Coringa.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Coringa
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA