O filme solo do Coringa faz sua estreia nos cinemas no mês de outubro e dessa vez, ele será interpretado por Joaquin Phoenix. A produção já é muito aguardada pelos fãs, que já ficaram convencidos que o ator parece ter feito um bom trabalho. E naturalmente, muitas comparações serão feitas com a versão de Heath Ledger, que vimos em O Cavaleiro das Trevas.
Ledger, que faleceu alguns meses antes da estreia do segundo filme da trilogia dirigida por Christopher Nolan, foi visto com maus olhos por alguns fãs no início. Mas sua atuação foi tão elogiada e marcante que sua versão do Palhaço do Crime logo se tornou a favorita de muita gente e lhe rendeu um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.
Por conta disso, é mais que natural que as novas versões do vilão sejam comparadas com a de Ledger. Jared Leto foi o primeiro a passar por isso (ele interpretou o personagem em Esquadrão Suicida) e sabemos que ficou longe de agradar muita gente. E agora, é a vez de Joaquin Phoenix. E há quem ache que sim, ele pode ser melhor.
Com isso em mente, confira abaixo uma comparação sobre as diferenças que o Coringa de Joaquin Phoenix deve ter (afinal, o filme ainda vai estrear nos cinemas) com a versão de Heath Ledger.
O Coringa de Heath Ledger
O tão amado Coringa do falecido ator não teve sua origem explorada em O Cavaleiro das Trevas. Ele já apareceu como um criminoso bem sucedido e astuto que deu muitos problemas para o Batman de Christian Bale. E ele se tornou muito conhecido pelos seguintes motivos:
- Ele só queria ver o circo pegar fogo: essa é a característica mais marcante do Coringa nos quadrinhos: ele é um cara tão louco que faz o que faz por que só quer ver o circo pegar fogo. E a versão de Heath Ledger deixou isso bem claro em uma de suas cenas mais clássicas: ele queimou uma enorme pilha de dinheiro que havia recebido, deixando bem claro que só queria causar caos e discórdia em Gotham, além de atormentar a vida do Batman.
- Inteligente e astuto: o Coringa de Heath Ledger também mostrou ser um cara muito inteligente e astuto. Ele simplesmente brincou com a cara do Batman e da polícia de Gotham durante todo o filme. Isso resultou na morte de Rachel Dawes e fez Harvey Dent se transformar no Duas Caras. A cena de abertura do filme, em que ele fez cada um dos seus homens tirarem suas vidas até sobrar apenas ele já mostrou esse lado do vilão.
[irp posts=”79881″ name=”Crise existencial e mais: a análise do trailer final do filme solo do Coringa”]
- Um assassino frio e psicopata: essa versão do Coringa também mostrou se tratar de um assassino frio e psicopata que não tinha empatia nenhuma por ninguém. Basta você apenas se lembrar das várias mortes que ele causou e de todas as vidas que ele colocou em risco durante o filme, como a bomba no hospital e os barcos com inocentes e prisioneiros que tinham explosivos.
- Carisma: por mais que suas ações tenha sido terríveis, Heath Ledger deu uma cara tão única e especial ao seu Coringa que ele se tornou muito carismático e inesquecível para muita gente. Pena que não pode prestigiar o Oscar que recebeu por conta da atuação.
O provável Coringa de Joaquin Phoenix
Sim, ainda não vimos Phoenix interpretando o Palhaço do Crime, mas os dois trailers lançados já nos dão uma dimensão do que aguardar da versão do ator. E a grande diferença, em comparação com a de Ledger, é que podemos ver sua origem, sem contar que ela será única.
- Uma origem bem diferente: nos quadrinhos e em filmes passados, vimos que o Coringa surgiu após ele cair em um tonel com compostos químicos e ficar louco de vez. Já o Coringa de Joaquin Phoenix surgirá de uma forma completamente inédita: aparentemente, seus problemas mentais e particulares, mais o fato de ser ignorado pela sociedade de Gotham, devem fazer Arthur Fleck se transformar no personagem.
- Uma figura mais humanizada: ainda com relação ao item anterior, o fato da versão de Joaquin Phoenix surgir desta forma dá a ela algo mais humanizado, uma coisa que jamais vimos no Coringa. Afinal, Arthur Fleck é um cara cheio de problemas mentais e sociais e algumas pessoas podem se identificar com ele. É uma situação que também nos passa a ideia de que em um dia muito ruim, qualquer pessoa pode surtar e fazer algo terrível. E mostra como que o ambiente a nossa volta pode ser tóxico e contribuir para isso.
[irp posts=”79504″ name=”Coringa será só para maiores nos EUA por sexo e tom ‘perturbador'”]
- Terá o carisma de Gotham: Os trailers do filme também já meio que entregaram que o Coringa de Joaquin Phoenix fará algo durante o longa que deve ganhar a simpatia de boa parte da população de Gotham, algo que também nunca aconteceu anteriormente. Afinal, a famosa cidade sempre teve é medo do Palhaço do Crime.
- Ele só quer atenção: o trailer mais recente já nos faz levar crer que Arthur pode ter se transformado no Coringa, talvez, como forma de conseguir ter a atenção que nunca teve durante sua vida. Mesmo que para isso, tenha de cometer crimes, como um assassinato, o que parece ser o caso.
É importante ressaltar que essa é apenas uma comparação e que não queremos apontar qual versão é a melhor. Mas como você notou, elas são, ao mesmo tempo, diferentes, mas únicas, o que é uma clara vantagem em relação às demais.
Heath Ledger já escreveu seu nome na história com sua atuação impecável na pele do Palhaço do Crime e tudo leva a crer que o mesmo pode acontecer com Joaquin Phoenix.
Vamos ter uma resposta definitiva quando vermos Joaquin Phoenix em ação, o que não irá demorar, já que Coringa estreia nos cinemas no início de outubro.
Seja o primeiro a comentar