Coringa: 7 coisas que podemos esperar do filme, segundo as primeiras críticas

Augusto Ikeda

Coringa: 7 coisas que podemos esperar do filme, segundo as primeiras críticas

Ainda falta um mês para a estreia de Coringa nos cinemas, mas boa parte da crítica especializada já pode assistir ao filme e as primeiras avaliações apareceram durante o último final de semana. E a partir delas, já é possível precisar algumas coisas que podemos esperar para essa versão diferente do famoso vilão do Batman.

Com base nessas primeiras críticas, confira abaixo 7 coisas que já podemos esperar no filme do Coringa.

Uma atuação de gala de Joaquin Phoenix 

Os dois trailers lançados até o momento já fizeram muita gente ficar convencida de que a atuação de Joaquin Phoenix como Arthur Fleck/Coringa ficou realmente muita boa. E de acordo com as primeiras críticas do filme, de fato o ator se saiu muito bem no papel.

Terri White, da Empire Magazine, citou o esforço do ator para realmente dar vida ao personagem em Coringa.

“Como Arthur/Coringa, Joaquin Phoenix foi surpreendente. Phoenix se transformou em Arthur: perdeu peso para o papel e pareceu magro, frágil e faminto. Seus ossos estavam expostos. Sua intensidade usual estava a todo vapor e é cativante, até exagerada em alguns momentos.”

[irp posts=”80141″ name=”Coringa é aplaudido por 8 minutos em Veneza e é aclamado nas críticas”]

Já Michael Parks, do Collider, afirma que a atuação de Phoenix é merecedora de um Oscar.

“O desempenho de Joaquin Phoenix no filme merece um Oscar. Ele se entregou para o papel mentalmente e fisicamente”, disse.

Comparações com o Coringa de Heath Ledger

Eis outro ponto que surgiria naturalmente com o lançamento do filme. Muita gente já imagina que a versão do Palhaço do Crime de Joaquin Phoniex conseguiria chegar aos pés da aclamada e querida versão de Heath Ledger. E se já não bastasse sua elogiada atuação, ele realmente conseguiu isso, segundo as primeiras críticas.

“Todos ficarão impressionados com o que Phoenix conseguiu, por que ele conseguiu o que muitos consideravam impossível: uma atuação que se compara e potencialmente excede o Palhaço do Crime de O Cavaleiro das Trevas”, afirmou Mark Hughes, da Forbes.

Um filme com a cara de Martin Scorsese

Quando Coringa foi anunciado, descobrimos que a o filme teria o envolvimento do renomado diretor Martin Scorsese, que precisou deixar o projeto pouco tempo mais tarde por conta de outros trabalhos.

No entanto, parece que Todd Phillips é realmente fã de Scorsese e fez questão de honrar o envolvimento inicial do diretor no filme. Muitas críticas notaram semelhanças de Coringa com longas como O Rei da Comédia e Taxi Driver – Motorista de Táxi, sucessos dirigidos pelo próprio Scorsese. Muitos também já haviam notado essas semelhanças nos trailers.

Jim Vejvoda, do IGN dos Estados Unidos, também citou outro filmes clássicos que podem ter inspirado o filme.

“Com o espírito e o estilo inspirados em clássicos dos anos 70 e 80, como Taxi Driver, O Rei da Comédia, Laranja Mecânica e Um Dia de Cão, o Coringa de Todd Phillips apresenta uma Gotham que representa Nova York em seus dias mais sombrios”, disse.

“Coringa te passa a sensação de que Scorsese fez Taxi Driver como um filme baseado em quadrinhos”, afirmou Peter Sciretta, do site Slash Film.

Coringa “mexe” com você

Algumas críticas também notaram que Coringa também é um filme que aborda uma série de questões que podem mexer com o público. 

David Ehrlich, do Indiewire, declarou que o filme possui uma “incoerência moral” e que não é “nada mais, nada menos que um agente do caos”, por conta dos temas que aborda.

“Você, definitivamente, vai sentir que precisará de um banho após assisti-lo, mas uma vez que você se secar e mudar suas roupas, não vai querer fazer outra coisa a não ser dissecá-lo”, afirmou Eric Eisenberg, do Cinema Blend.

“É um drama sombrio sobre a decadência urbana, alienação e protestos anticapitalistas, com uma visão retrô bem aparente e um grande desempenho de Joaquin Phoenix”, afirmou Nicholas Barber, da BBC.

“Pode ser potencialmente perigoso se a pessoa errada o assistir”, disse Peter Sciretta.

O melhor filme do Batman desde O Cavaleiro das Trevas

Sim, o Batman não está presente no filme, mas Coringa não deixa de ser uma produção relacionada ao Cavaleiro das Trevas, já que o maior inimigo do herói e outros personagens relacionados a ele estão presentes. 

Assim, muitas críticas já afirmam que esse é o melhor filme do Batman desde O Cavaleiro das Trevas, da trilogia de Christopher Nolan. E que curiosamente, tinha o amado Coringa de Heath Ledger como vilão.

“É indiscutivelmente o melhor filme relacionado ao Batman desde O Cavaleiro das Trevas, e a Warner (Bros. produtora do longa) deve ver bons números de bilheteria por conta desse reflexo”, disse David Rooney, do The Hollywood Reporter.

Um filme que deve mudar a cara das produções de super-heróis

Muitos consideram que O Cavaleiro das Trevas (e a própria trilogia, em si) foi bem sucedido por ter nos apresentado uma visão diferente dos filmes de super-heróis. E de acordo com David Ehrlich, do Indiewire, Coringa também não foge dessa linha.

“O Coringa de Todd Phillips é inquestionavelmente a reinvenção mais ousada do cinemas de ‘super-heróis’ desde O Cavaleiro das Trevas. É um filme original que será lembrado como um dos blockbusters mais transgressivos do Século 21”, disse.

[irp posts=”80014″ name=”Joaquin Phoenix perdeu mais de 20 kg para fazer filme do Coringa”]

“Ousado, devastador e bonito, Todd Phillips e Joaquin Phoenix não apenas recriaram um dos vilões mais famosos do cinema, mas recriaram os próprios filmes inspirados em quadrinhos”, disse Terri White, da Empire Magazine.

E um dos melhores de 2019

Para terminar, tantos elogios por conta da atuação de Phoenix, seus temas e ousadia já fizeram essas primeiras críticas considerarem Coringa uma das melhores produções de 2019. É o que defende Mark Hughes, da Forbes, que já cita o filme como um dos melhores desse ano.

Em seu perfil no Terri Schwartz, editora do IGN americano que também já assistiu ao filme, fez questão de endossar a nota 10 que Jim Vejvoda deu para Coringa, a primeira nota máxima que o site deu para um longa em 2019. “Não consigo para de pensar nele”, disse.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Coringa
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA