Conheça as várias origens do Coringa nas HQs, filmes e games

Augusto Ikeda

Conheça as várias origens do Coringa nas HQs, filmes e games

Que o Coringa é o maior e mais famoso inimigo do Batman, disso nós já sabemos há tempos. Ele surgiu pouco tempo após a criação do herói e sempre foi uma pedra em seu sapato. Por conta disso e de sua popularidade, sempre deu as caras em filmes, animações e games protagonizados pelo Cavaleiro das Trevas. Mas afinal, qual é sua origem exata?

Se você já conhece o Coringa muito bem, sabe que existe uma história que já foi abordada várias vezes, mas sempre com algumas mudanças. Confira abaixo algumas das origens do vilão com o passar dos anos e como foram abordadas em HQs, filmes e games, de acordo com levantamentos feitos pelos sites Vulture e Polygon.

Batman #1 (1940)

Pouco tempo após ser introduzido nos quadrinhos, o Batman ganhou sua própria HQ, e logo na primeira edição, o Coringa já deu as caras. No entanto, Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson, criadores do vilão, optaram por ignorar uma história de origem, mas já apresentaram o Palhaço do Crime da forma que nós o conhecemos: um psicopata que só queria ver o circo pegar fogo e que já tinha sua toxina do riso.

É interessante ressaltar que os criadores do Coringa pensaram em matá-lo logo em sua primeira aparição, mas um editor pediu para que não fizessem isso no último minuto. Escolha sábia, não é mesmo?

Detective Comics #168 (1951)

Apenas 11 anos após sua introdução que o Coringa, enfim, teve suas origens explicadas. Na edição #168 de Detective Comics, que teve o envolvimento de Bill Finger, um dos seus criadores, descobrimos que o vilão já cometia crimes anteriores, sob o nome do Capuz Vermelho.

Um dia, após roubar uma fábrica, o vilão afirmou que caiu em um tonel com resíduos químicos para poder escapar do Batman. Após sair do local, notou que sua pele ficou branca, seus lábios ficaram avermelhados e seus cabelos ganharam uma coloração esverdeada. 

[irp posts=”82056″ name=”Coringa: cena do programa de TV foi diferente nos quadrinhos; saiba mais”]

Ao perceber que seu visual poderia amedrontar muitas pessoas e que lembrava o Coringa de um baralho de cartas, decidiu usar esse nome para continuar com suas atividades criminosas.

Série de TV do Batman (1966)

Cesar Romero foi o primeiro ator que interpretou o Coringa para uma produção com atores reais. No caso, para a série de TV do Batman nos anos 60.

Essa versão do vilão era mais cômica e mal lembrava o psicopata que conhecemos, mas como em sua primeira aparição nos quadrinhos, sua história de origem nunca ficou muito clara.

Foram dadas apenas algumas pistas sobre a origem do Coringa de Cesar Romero: ele abandonou a escola no ensino médio para se tornar um hipnotizador e mestre do disfarce, até que um dia, se voltou para o crime. 

De qualquer forma, o próprio Cesar Romero disse que ele tem esse visual pelo fato de o personagem ter caído no tonel com compostos químicos, o que significa que sua versão do Palhaço do Crime pode ter se inspirado nos quadrinhos.

A Piada Mortal (1988)

A famosa graphic-novel A Piada Mortal, de Alan Moore, Brian Bolland e John Higgins, também apresentou uma história de origem para o vilão. Ela não era tão diferente assim da que conhecemos, mas ganhou alguns toques mais dramáticos e sombrios.

Na obra, descobrimos que o vilão era um funcionário da Ace Chemicals que pediu demissão para se tornar um fracassado comediante stand-up. Sua esposa, chamada Jeannie, estava grávida. Desesperado para conseguir algum dinheiro, ele aceitou fazer parte de um roubo na empresa em que trabalhava, já que tinha um grande conhecimento do local.

Enquanto o crime era planejado, o homem viu Jeannie morrer em um acidente doméstico, o que também custou a vida da criança e o deixou à beira de um colapso.

Ainda assim, prosseguiu com o roubo, que no final das contas, não deu certo. Enquanto fugia da polícia e do Batman, o homem se jogou em um lago, que virou um local de despejo de resíduos químicos. Quando saiu do local, acabou se tornando o Coringa de uma vez por todas.

Essa é, até hoje, considerada a história definitiva de origem do Coringa por muitos fãs do Batman.

Batman (filme de 1989)

O primeiro filme do Batman, dirigido por Tim Burton, teve como principal vilão o próprio Coringa, que foi interpretado por Jack Nicholson. Da mesma forma que A Piada Mortal, sua origem foi explorada com algumas modificações.

Sim, o personagem também caiu, mais uma vez, em um tonel de compostos químicos e por causa disso, ganhou seu famoso visual. Mas existem duas diferenças gritantes: a primeira é que ele ganhou um nome e se chamava Jack Napier, algo inédito até então e que meio que pegou entre os fãs. Muitos consideram esse o nome verdadeiro do vilão.

E a segunda é que, mais tarde, descobrimos que um jovem Jack Napier foi quem tirou a vida dos pais do Batman. Ou seja, ele foi o responsável por criar o seu maior inimigo.

O Cavaleiro das Trevas (2008)

A trilogia dirigida por Christopher Nolan contou com o adorado Coringa de Heath Ledger, que apareceu em O Cavaleiro das Trevas, de 2008. Ele já foi apresentado como um verdadeiro psicopata assassino que queria ver o circo pegar fogo.

Durante o filme, o vilão até quis contar a origem de suas cicatrizes, mas em cada oportunidade, disse uma história diferente, o que faz dele o chamado narrador não-confiável. 

E mesmo sem uma história de origem apropriada, descobrimos que o Coringa de Heath Ledger usava maquiagem e tingia o cabelo de verde por escolha própria. Ou seja, pode esquecer a famosa história do tonel de compostos químicos.

Batman: Arkham Asylum (2009)

O aclamado game da Rocksteady tinha como grande vilão, adivinha, o próprio Coringa. Nele, um arquivo que o jogador pode ler durante o game diz o seguinte sobre o vilão: “Seu passado é desconhecido e conflitante. Informações não-oficiais dizem que ele era um comediante fracassado, um pequeno ladrão e um homem de família quebrado.”

Além disso, um arquivo de áudio que o jogador pode encontrar no game afirma que o Coringa possui o transtorno de múltiplas personalidades, o que explica por que ele é cômico em algumas situações e um psicopata em outras.

Batman: Zero Year (2013-2014)

Na nova continuidade das histórias do Batman nos quadrinhos, o Coringa ganhou uma nova história de origem. Meses antes de Bruce Wayne se tornar o herói, a gangue do Capuz Vermelho começou a aterrorizar Gotham. Cada um tinha um nome e habilidades diferentes. 

[irp posts=”81751″ name=”Por que o Coringa nunca vai vencer, segundo entrevista rara de Cesar Romero”]

O Capuz Vermelho Um ficou fascinado com a chegada do Batman, mas um dia, caiu no tonel de compostos químicos da Ace Chemicals. No entanto, ele foi morto e substituído pelo homem que mais tarde, se tornou o Coringa.

Esquadrão Suicida (2016)

 

O Coringa de Jared Leto, que apareceu em Esquadrão Suicida, está longe de ser querido pelos fãs, mas ainda teve sua origem brevemente explicada.

Ele já era um paciente do Asilo Arkham, que consegui fazer a Arlequina se apaixonar por ele e a psiquiatra decidiu se tornar sua ajudante.

Coringa (2019)

Atenção: pequenos spoilers do filme abaixo.

Para terminar, no filme que acaba de estrear nos cinemas, pode esquecer o famoso tonel de compostos químicos. Como os trailers já haviam revelado, o vilão, que aqui, se chama Arthur Fleck, se trata de um homem perturbado e doente (inclusive, sua risada é fruto de um problema que existe de verdade) que é ignorado e desprezado pela sociedade.

Por conta disso, após um dia ruim, acabou adotando a identidade do Coringa e só se tornou um vilão pra valer no ato final do filme.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Coringa
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA