Todo mundo sabe que o Coringa é um dos vilões mais perigosos do Universo DC. Com isso em mente, o que você diria de uma versão do Coringa zumbi?
Pois é exatamente isso que aconteceu na nova saga que está rolando nos quadrinhos nos Estados Unidos! O pior de tudo é que isso não é, nem de longe, a pior coisa da revista.
Quem é que não tem medo de zumbis? Desde o lançamento do filme A Noite dos Mortos-Vivos em 1968, as criaturas entraram para o imaginário da cultura nerd. Eles invadiram o cinema, os games, os livros, as séries de TV e também os quadrinhos. A própria Marvel tem uma série dedicada a eles: Marvel Zombies trazia os heróis e vilões da editora transformados em mortos-vivos e destruindo tudo pelo caminho.
Agora é a vez da DC fazer igual, mas diferente. DCeased é uma saga em seis capítulos que mostra uma praga infectando a Terra. A história já chegou em sua terceira revista e a coisa tá pegando fogo!
DCeased: um resumo
Em DCeased, Darkseid conseguiu o que queria: a Equação Anti-Vida. Só que deu ruim. O chefão de Apokolips errou nas contas e acabou criando uma praga que se espalha por meios eletrônicos e transforma todo mundo em uma espécie de zumbi raivoso, que só deseja consumir e destruir.
O próprio Darkseid roda feio na primeira edição e o vírus acaba passando para Cyborg, que foge para a Terra sem saber que foi contaminado. Chegando no planeta, o negócio se espalha e ninguém está a salvo.
A saga em seis capítulos não faz parte da cronologia oficial da DC, então os roteiristas têm a liberdade para deitar e rolar. Exatamente como foi feito em Marvel Zombies. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que morre muita gente e até o Coringa vira zumbi nessa história.
Na primeira edição, ninguém menos que o Batman tomba diante de seus próprios pupilos. O morcegão até tenta blindar a Mansão Wayne da infecção, mas o vírus acaba chegando e contaminando Robin e Asa Noturna. O Batman enfrenta os moleques, mas acaba caindo. A revista termina assim, com aquele suspense: será que o Batman morreu mesmo?
Bem, morreu! Batman é infectado e até busca uma forma de retardar os efeitos do vírus usando equipamento do Senhor Frio, mas não dá certo e ele vira zumbi também. Ele pula em Alfred com fome de carne humana e o mordomo da família Wayne o mata com um tiro de escopeta.
O aterrorizante Coringa zumbi
Enquanto o Batman está se transformando, é possível vermos que a situação está parecida no mundo do crime. Coringa foi infectado pelo vírus de Darkseid e atacou Arlequina. A situação não tem a menor graça: ele não ri mais, não tem planos malucos, não é mais aquele psicopata conhecemos nos gibis. Ele é só um zumbi de pele branca e cabelo verde mesmo, mas ainda assim é uma ameaça para Arlequina.
Alfred, depois que mata Batman e descobre que não há sobreviventes na Mansão Wayne, pega o Batplano e começa a bombardear Gotham City. A cidade inteira está praticamente em poder dos zumbis e Alfred está no fundo do poço. Ele perdeu tudo que tinha!
O mordomo dedicou toda sua vida aos Wayne e agora não sobrou mais ninguém da família. Bombardear a cidade é a forma que ele encontra de manter o legado de Batman ainda de pé.
Enquanto isso, Arlequina foge de Coringa e ele vai atrás. Ao ver um policial caído, ela pega sua escopeta e parte para o “tudo ou nada” contra o Palhaço do Crime. É preciso lembrar que os dois vivem uma relação de amor e ódio. Ela ama Coringa, mas ele abusa dela há anos, não tem um pingo de carinho naquele coração louco. Agora que é zumbi então… e aí, ela mata o grande amor da vida dela ou tomba também.
A decisão de Arlequina
A resposta veio na edição número 3: Arlequina atira no Coringa zumbi e comemora. Ela ainda diz: “Você nunca foi bom pra mim”. Antes tarde do que nunca, não é verdade?
Se você acha que a morte do Coringa zumbi é sinal de que as coisas vão ficar boas em DCeased… bem, errou feio, errou rude! O bicho continua pegando na saga. Logo em seguida, Arlequina é obrigada a encarar as Aves de Rapina! Mulher-Gato, Batwoman, Caçadora e Batgirl aparecem transformadas em zumbis e parece que a Arlequina não vai conseguir sobreviver.
Fora de Gotham City, a coisa está feia também. Hal Jordan é transformado pelo vírus e deixa de ser Lanterna Verde. Super-Homem tenta resgatar o pessoal do Planeta Diário, mas descobre que Perry White também foi contaminado. O herói sela todo o prédio e sai abalado.
O negócio piora muito para Clark Kent ao retornar para Smallville e encontrar o próprio pai, Jonathan Kent, transformado em zumbi e aprisionado no porão do celeiro. Ele queima o pai com a visão de calor e tira a mãe da cidade, partindo sabe-se lá pra onde.
O vírus está chegando na Ilha das Amazonas e até Aquaman foi afetado. Achou que o negócio não afetava atlantes? Afeta, sim! O vírus é um erro na Equação Anti-Vida, afeta tudo que está vivo e sobra também para Aquaman.
Aquaman zumbi ataca seu povo. Ele comanda uma legião de tubarões mortos-vivos e espalha sangue pelas águas. Como o vírus também se propaga pela água, aí já viu, né? Tempest, o antigo Aqualad, é contaminado ao respirar a água infectada e os dois, Aquaman e Tempest destroem a população de atlantes. Até que Mera usa seus poderes telecinéticos para acabar com os dois heróis.
Em poucas palavras: a revista é casca-grossa. Não dá pra ter nenhuma noção de onde isso vai parar com tanto herói grande morrendo na metade da saga. A capa de DCeased #5 mostra Mulher-Maravilha encarando um Super-Homem zumbi. Veja:
Here it is. Your first look at our cover to #DCeased #5 by the always incredible Joshua Middleton!#WonderWoman #Superman #DCeased pic.twitter.com/YHFIQel4cp
— Tom Taylor (@TomTaylorMade) July 13, 2019
Pensa! Se o Super-Homem virar zumbi mesmo, sentiremos falta do Coringa. Uma coisa é meter um tiro de escopeta no vilão. Outra coisa é tentar deter o Superman. DCeased vai se estender até outubro nos Estados Unidos.
Seja o primeiro a comentar