O mundo está em alerta com a atual epidemia do coronavírus, que teve início na cidade chinesa de Wuhan e já se espalhou para diversos países do mundo, incluindo o Brasil, que teve dois casos confirmados nos últimos dias.
Por conta das quarentenas que estão sendo impostas em alguns lugares, especialmente na China, muitos negócios estão sendo afetados. Entre eles, está a própria indústria cinematográfica, que já vê muitos filmes sendo afetados, de alguma forma, por conta da epidemia.
Assim, confira abaixo como que o coronavírus já está afetando a indústria cinematográfica.
Cinemas fechados na China e na Itália
Por conta das medidas que o governo chinês está adotando, mais de 11 mil salas de cinema foram fechadas por todo o país para ajudar a conter a epidemia. Afinal, estamos falando de locais que contam com uma grande aglomeração de pessoas. A medida terá uma consequência muito grande para a indústria cinematográfica, que já abordaremos a seguir.
Fora da Ásia, o país que mais está sofrendo com as consequências do coronavírus é a Itália, especialmente o norte do país. Por lá, a rede de cinemas AMC decidiu fechar 22 de suas 47 franquias por conta da epidemia e já calcula alguns prejuízos por conta disso.
[irp posts=”89801″ name=”Fãs de Akira acreditam que o mangá previu epidemia de Coronavírus”]
Adiamentos por toda China
Justamente por conta do fechamento de diversas salas de cinemas na China, muito filmes aguardados pelo público tiveram de ser adiados no país por tempo indeterminado. E isso é péssimo para a indústria cinematográfica.
Afinal, o mercado chinês é considerado pela indústria do cinema o segundo maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá, que são considerados um só por muitos estúdios e empresas. Graças a isso, muitos filmes podem não arrecadar o esperado por conta o coronavírus.
Como consequência, filmes aguardados como Dolittle, 1917 e Jojo Rabbit tiveram suas estreias adiadas no mercado chinês. Outro títulos, como a animação Dois Irmãos e longa de super-herói Bloodshot, também podem sofrer o mesmo destino.
Os longas que devem sofrer as maiores perdas são Sonic: O Filme e o live-action de Mulan. No caso do filme do ouriço, ele deveria ter estreado na China na semana passada, mas também foi adiado para uma data ainda não determinada. Vale lembrar que a recepção do longa até o momento é positiva.
Já sobre o live-action da famosa animação da Disney, ele também não irá estrear no país no final deste mês. A Disney deve estar lamentando muito, já que o filme é baseado em um dos contos chineses mais famosos da história e aguardava bons números de bilheteria por lá.
Para deixar os estúdios ainda mais desesperados, ainda não há garantias de que esses adiamentos serão exibidos na China, já que ainda não é possível determinar quando que o governo local irá diminuir suas restrições por conta do coronavírus.
Missão Impossível 7 parou sua produção na Itália
Missão Impossível 7 teve de interromper sua produção na Itália por conta do problema. O novo filme da franquia protagonizada por Tom Cruise terá cenas gravadas em Veneza. Inclusive, por conta da epidemia, o tradicional carnaval da cidade foi encerrado mais cedo.
Felizmente, nenhum membro do elenco ou da equipe de produção foi infectado pelo coronavírus. No entanto, por conta desse contratempo, não há mais garantias de que o filme chegue aos cinemas em junho de 2021.
Sem Tempo Para Morrer teve sua coletiva de imprensa e premiere canceladas na China e a data de estreia adiada
Sem Tempo Para Morrer é o próximo filme do agente 007, que deve marcar a despedida de Daniel Craig do papel de James Bond.
Por conta da epidemia, a coletiva de imprensa e a premiere do filme foram canceladas na China. Além disso, a estreia também foi adiada, o que é um péssimo negócio, se considerarmos que o antecessor, Spectre, arrecadou perto de US$80 milhões por lá.
Um diretor de cinema chinês e sua família foram vítimas do coronavírus
Director Chang Kai died at home in front of his seriously ill wife on February 14., 2020. His sister died of #COVIDー19 a few hours later. pic.twitter.com/rxdGlv3rrO
— bebebear 我是大熊🐻 (@bebebear2019) February 16, 2020
Chang Kai, um conhecido diretor de filmes na China, foi uma das vítimas do coronavírus no país. Em um relato desolador e desesperador, descreveu o momento em que o pai começou a ter os sintomas da doença e que tentaram, em vão, procurar ajuda médica em Wuhan, o epicentro da epidemia.
Esse relato foi feito alguns dias antes de Kai morrer aos 55 anos. Seu pai, mãe e irmã também faleceram.
[irp posts=”88718″ name=”Game Plague Inc tem aumento na busca após epidemia do coronavírus”]
Festivais em alerta
O festival de cinema de Hong Kong, um dos mais importantes da Ásia, foi adiado em decorrência do coronavírus. Ele deveria acontecer agora em março, mas os organizadores já afirmaram que ele não deve ocorrer antes de agosto.
Já o festival de Cannes, considerado por muitos como o mais importante do mundo, também pode ser afetado. Em um comunicado, os organizadores disseram que o evento continua como planejado – ele está agendado de 12 a 23 de maio – mas afirmaram que se for preciso, podem tomar as medidas necessárias para preservar a integridade dos seus participantes.
Além disso, muitos chineses já desistiram de participar de outros festivais como o de Berlim e o CinemaCon, que acontece no final deste mês em Las Vegas.
Seja o primeiro a comentar