Coronavírus também já afeta a indústria de videogames; confira

Augusto Ikeda

Coronavírus também já afeta a indústria de videogames; confira

Desde que o coronavírus passou a afetar a vida cotidiana da população mundial e negócios mundo afora, já abordamos anteriormente os efeitos da pandemia na indústria cinematográfica e televisiva, com diversos filmes adiados e séries que tiveram de interromper seus trabalhos. Agora, vamos falar de videogames.

Sim, o mercado de jogos também já sofre com os efeitos da pandemia do coronavírus. Ao menos, em menor escala, pois estamos falando de um meio de entretenimento que costuma ser restrito ao convívio familiar. Vale lembrar que a população mundial está ficando em casa para evitar a propagação do vírus.

Mesmo assim, a indústria dos jogos também não escapou ilesa da pandemia. Assim, confira abaixo os principais efeitos causados pelo coronavírus nos videogames.

E3 cancelada

A E3, sigla para Eletronic Entertainment Expo, é considerada a maior feira de videogames do mundo e é realizada anualmente desde 1995, na cidade de Los Angeles. É nesse evento que as principais desenvolvedoras de games revelam as principais novidades do mercado para os próximos meses e anos.

Infelizmente, a E3 também não escapou ilesa dos efeitos da pandemia do coronavírus e seus organizadores já confirmaram o cancelamento da edição 2020 da feira, que estava prevista para acontecer em junho. A organização, ao menos, afirmou que tentará organizar algo virtual para os fãs.

GDC adiada

Outra feira muito importante no mercado de games é Game Developers Conference, que é até mais antiga que a E3: acontece desde 1988. O evento é voltado para os desenvolvedores de games e algumas empresas também aproveitam a ocasião para divulgar algumas novidades para o público.

A GDC sempre costuma ocorrer no mês de março, mas por conta do coronavírus, os organizadores decidiram adiar o evento para agosto.

[irp posts=”90035″ name=”Superman 64: o pior videogame estrelado pelo Homem de Aço”]

Produção do Nintendo Switch afetada no Japão

O Nintendo Switch, atual console da Nintendo que também é um portátil, teve sua produção afetada no Japão por conta do coronavírus. O motivo é que a produção para o mercado japonês é feita na China, país onde a pandemia teve início e que ainda conta com o maior número de infectados..

Por conta disso, quem comprou Animal Crossing: New Horizons na pré-venda por lá não tem mais ideia de quando vai poder comprar o game.

Um representante da Nintendo na América já afirmou que a pandemia não deve afetar a produção em outras partes do mundo.

Eventos de eSports cancelados

Como você já deve ter visto, inúmeros eventos esportivos foram cancelados mundo afora por conta da pandemia. E o mesmo vale para eventos de eSports, que também costumam gerar aglomerações de pessoas.

Assim, jogos competitivos famosos, como Overwatch, Call of Duty, os títulos de esportes da EA Sports e Apex Legends, tiveram seus principais eventos cancelados.

Aqui no Brasil, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, mais conhecido como CBLoL, tiveram suas competições suspensas. Os jogadores profissionais aproveitaram a decisão para organizar um torneio beneficente para arrecadar dinheiro contra o coronavírus.

TurboGrafx-16 Mini adiado

Há alguns meses, a Konami anunciou que lançaria uma versão mini do clássico console TurboGrafx-16, que fez bastante sucesso no Japão e contou com alguns games famosos.

O console deveria ter sido lançado há alguns dias, mas por conta da pandemia, a Konami optou por adiar o lançamento e ainda não revelou uma nova data.

Lançamentos de cópias físicas devem ser afetados

 

O principal lançamento dos próximos dias é o aguardado e pedido remake do clássico Final Fantasy VII, com lançamento previsto. No entanto, isso pode ser um problema para quem comprou a mídia física do jogo na pré-venda.

A Amazon, por exemplo, anunciou por conta da pandemia, priorizará a distribuição de artigos essenciais para o momento, como equipamentos médicos”. Por consequência, a Square Enix afirmou que alguns jogadores não devem receber suas cópias do game na data de lançamento.

A Amazon também notificou os jogadores que compraram Animal Crossing: New Horizons sobre possíveis atrasos na entrega do jogo.

O mesmo pode acontecer com os próximos lançamentos de destaque do mercado, como é o caso de Doom Eternal, o remake de Resident Evil 3 e The Last of Us 2.

[irp posts=”90854″ name=”Jogadores de Fallout 76 estocam papel higiênico também dentro do jogo”]

Plague Inc. banido da China

coronavírus plague inc

Para terminar, graças ao coronavírus, o jogo Plague Inc. voltou a se tornar popular. No game, o jogador ganha o poder de causar uma pandemia e pode escolher se ela será causada por um vírus, bactéria, fungo, príons ou armas biológicas.

No entanto, quem mora na China não pode mais jogar Plague Inc. já que o game foi banido de lá graças à pandemia.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA