Armados com o sucesso: entendendo a evolução e o mercado em torno de Counter-Strike

Redação

Armados com o sucesso: entendendo a evolução e o mercado em torno de Counter-Strike

Desde seu lançamento em 2012, Counter-Strike: Global Offensive é um jogo competitivo que não deixou de manter sua sólida base de jogadores e entusiastas. Por exemplo, já em seu primeiro ano de lançamento, estabeleceu um torneio mundial que contou com equipes de jogadores profissionais que vieram de diversos países para competir entre si – presencialmente – para milhares de pessoas.

Desde seu surgimento na Suécia, a modalidade competitiva de CS:GO não para de crescer no mundo até hoje, principalmente depois de o jogo ter se tornado completamente gratuito na plataforma Steam.

Existem patrocínios, parcerias empresariais e grandes contratos comerciais firmados com as equipes competidoras, o que acaba transformando as partidas profissionais em verdadeiras profissões.

As desenvolvedoras Hidden Path e Valve trabalharam juntas para criar o quarto jogo da franquia, que tradicionalmente é focada em colocar numa situação de confronto armado 2 times, compostos pelos “Terroristas” e os “Contra-Terroristas”.

Ambos os lados têm como objetivo a eliminação do time opositor, além de outras tarefas individuais; o time Terrorista, a depender do modo de jogo, precisa plantar uma bomba em um local específico ou proteger os reféns, enquanto os Contra-Terroristas precisam evitar que a bomba seja plantada, desarmando-a ou resgatando reféns.

A versão Global Offensive continua sendo praticamente a referência principal de jogos táticos de tiro por muitos jogadores e a imprensa especializada e não é por pouco: desde o lançamento, o game atraiu cerca de 11 milhões de jogadores mensalmente, trouxe centenas de atualizações e, para muitos, é algo que tem sempre aquele gostinho de nostalgia, devido a época de lan-houses no Brasil.

No desenvolvimento de redes sociais e aplicativos majoritariamente “gamers”, como o próprio Discord, o tema Counter-Strike sempre é esperado como um palco de agitação, assim como League of Legends é para o gênero MOBA.

Grandes torneios também envolvem apostas, onde a categoria de e-sports se destaca dentro de sites especializados, como o da Betway Esporte, site líder de odds em Counter Strike. O que nos leva a uma extensão ainda maior de patrocínios dos times profissionais de jogadores ou de responsáveis pelo movimento do mercado como um todo.

Um só time de e-sports pode ser patrocinado por várias lojas de produtos ou serviços relacionados à tecnologia e o entretenimento digital como um todo, como exemplo.

O torneio de 2020, o ‘ESL Major Championship’, está previsto para acontecer no mês de novembro e coloca a prêmio o valor de 2 milhões de dólares entre as equipes de acordo com sua colocação. Esse valor se deve pelo cancelamento do torneio Major que deveria ter acontecido no mês de março – mas saiu de cena graças à quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Muita expectativa é colocada na realização desse evento que também é patrocinado pela própria desenvolvedora Valve, com jogadores que se vêem ansiosos para prestigiarem e se dedicar durante um dos maiores eventos esportivos do jogo.

Organizado pela ESL Gaming, a maior empresa do mundo focada na organização de campeonatos de e-sports e a mais antiga ainda em funcionamento do ramo (desde 2000), a mesma promove também jogos como o Dota 2 e seus envolvidos são responsáveis por ter opinião ativa sobre tais jogos.

Qual é sua experiência com Counter-Strike? Nostálgica? Competitiva neste exato momento?

CS:GO tem também uma vasta história em lan-houses brasileiras como já citado e não mostra sinais de queda de popularidade aqui tanto pela plataforma Steam como mundialmente.

Em 8 anos de público consolidado, talvez o segredo do sucesso da franquia seja exatamente o fato das empresas responsáveis manterem essa proximidade com seu público, recebendo feedback e o atualizando, tendo uma maior sensibilidade para atender suas necessidades de maneira satisfatória também “fora do jogo”.

Afinal, CS:GO é muito mais que só um jogo, pra muitos, hoje é um trabalho remunerado ou faz parte de seu dia-a-dia de muita gente ao redor do mundo, até mesmo de estrelas como o atacante Gabriel Jesus.

Sobre Counter-Strike: Global Offensive

Counter-Strike: Global Offensive, abreviado para CS:GO, é o quarto game de uma das franquias mais populares do mundo. Surgido como um mod de Half-Life, o jogo acabou ganhando destaque em todos os computadores no início do século.

Lançado originalmente em 2012, o game, sequência de Counter-Strike: Source, é totalmente focado no multiplayer, assim como seus antecessores. Ele traz mapas clássicos redesenhados, bem como novos cenários, armas e personagens, com gráficos melhorados em relação aos games mais antigos, que deixavam um pouco a desejar nessa parte.

Em 2015, conseguiu muito sucesso no Brasil, sendo o jogo mais vendido neste ano, na frente de nomes como Grand Theft Auto 5. Foram 205 mil cópias vendidas contra 190 mil do segundo colocado. Em 2018, a versão para PC ficou gratuita na loja da Steam, o que já havia acontecido com versões anteriores do game.

Atualmente, Counter Strike: Global Offensive está disponível para PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360, PC, iOS e Linux.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA