A saga de Eren Yeager em Attack on Titan pode ter acabado, mas muitos fãs ainda tinham esperanças de ver uma nova obra-prima vinda da mente de Hajime Isayama.
Infelizmente, o autor jogou um balde de água fria nessas expectativas durante um evento recente no Japão, revelando que não está mais trabalhando como mangaká.
A revelação aconteceu no dia 9 de janeiro de 2026, durante a estreia da versão remasterizada em Dolby Cinema de Attack on Titan: The Final Chapter – The Last Attack.
Isayama enviou uma carta especial para os fãs, lida no palco pelos dubladores do anime.
Tanque Vazio
Na mensagem, Isayama foi brutalmente honesto sobre seu estado criativo após 12 anos dedicados à obra. Ele explicou que não desenha mais diariamente e que sente que esgotou todo o seu potencial na série dos Titãs.
Mesmo se eu não estivesse tão ocupado agora, não acho que conseguiria escrever nada como Attack on Titan. Se eu tentar escrever algo, acabaria sendo apenas um recorte de um dos elementos que desenhei em Attack on Titan”, desabafou o autor. “Acho que essa primeira serialização foi assim, onde despejei tudo até ficar completamente vazio.
Aposentadoria de fato?
O autor também esclareceu como está sua rotina atual. Ao contrário do que muitos pensam, ele não está vivendo uma vida de ócio total, mas a rotina de mangaká ficou no passado.
Muitos anos se passaram desde que a serialização do mangá e a transmissão do anime terminaram, mas não estou mais trabalhando. Ocasionalmente me pedem para desenhar ilustrações e dar autógrafos… mas não desenho mais no dia a dia
Ele completou dizendo que, apesar de não estar desenhando, sua vida “está longe da vida de NEET [quem não estuda nem trabalha] que sonhei enquanto serializava”.
Durante o evento, o dublador de Eren, Yuki Kaji, tranquilizou os fãs afirmando que Isayama está bem de saúde, apenas curtindo um merecido descanso criativo.





Seja o primeiro a comentar