Crítica: It – Capítulo 2 diverte até a quem não é fã de horror

André Luiz Fernandes

Crítica: It – Capítulo 2 diverte até a quem não é fã de horror

Crítica: It – Capítulo 2 (2019)

“Quem morre em Derry nunca morre realmente”. Esta frase, dita a Beverly Marsh (Jessica Chastain) em It – Capítulo 2, pode ser interpretada de várias formas e também se aplica ao palhaço Pennywise, que foi derrotado no primeiro filme, mas está de volta 27 anos depois. Agora, ele não está apenas buscando crianças com medo para devorar: há um real sentimento de vingança da “Coisa” em relação ao Losers’ Club (Clube dos Otários ou Clube dos Perdedores, em português).

[irp posts=”80223″ name=”It – Capítulo 2: por que a Coisa só ataca a cada 27 anos?”]

O filme, novamente dirigido por Andy Muschietti, adapta a segunda parte da obra de Stephen King, agora com os protagonistas adultos. As escolhas para o elenco adulto do Clube dos Otários já pareciam ótimas na divulgação e o longa-metragem apenas confirma isso: os personagens realmente parecem versões mais velhas das crianças que conhecemos no primeiro longa e é fácil fazer a comparação, já que o elenco infantil também é muito presente por aqui. Entre os “otários”, se destacam a atuação de James McAvoy como Bill Denbrough e o Richie Tozier adulto, vivido por Bill Hader – de longe, o mais cômico do time.

É interessante notar como as vidas dos membros do Clube mudaram nesses últimos 27 anos, mas, ao mesmo tempo, as lembranças do passado nunca os abandonaram totalmente. Não à toa, o chamado de Mike Hanlon (Isaiah Mustafa), único a permanecer na cidade de Derry por todo esse tempo, é atendido prontamente por quase todos. Ao se reunirem, o sentimento é o mesmo: todos voltam a ser crianças na mesa do restaurante chinês, em um jantar que começa muito bem, mas termina de forma complicada.

A “Coisa” está pior do que nunca e conta com mais uma atuação irretocável de Bill Skarsgard. Se dizem que os palhaços perdem a magia quando aparecem sem maquiagem, isso não se aplica a Pennywise – em determinada cena, ele aparece ainda “montando” seu visual, mas não deixa de ser apavorante.

Ninguém é poupado em It – Capítulo 2. Temos uma variedade de visuais ainda maior para a entidade, desde sua forma original, temida por índios antigos, até formas gigantes e todo o tipo de monstro disfarçado. Um dos mais assustadores é, sem dúvida, o que aparece na antiga casa de Beverly Marsh.

Além de variado em suas formas, Pennywise está simplesmente implacável. A “Coisa” parece estar em todos os cantos escuros e locais arrepiantes da cidade fictícia de Derry.

Uma das mortes mais brutais do filme acontece logo na primeira vez em que ele aparece, no início do longa. E como se não bastasse, o Clube dos Otários / Clube dos Perdedores ainda precisa se preocupar com Henry Bowers (Teach Grant), agora um paciente fugido de um manicômio que sofre influência da “Coisa” e passa a perseguir os protagonistas.

No geral, o filme é construído com flashbacks, onde os adultos revivem momentos do passado em locais importantes da história. Os medos de cada um dos otários são explorados ao máximo e a certeza de que Pennywise não pararia de matar é o que os motiva a enfrentar a Coisa, em uma batalha que lembra mais um filme de aventura do que terror, propriamente dito.

O final adota um caminho diferente do livro, mas que faz sentido e não diminui a obra de King. Alguns podem reclamar da diferença, mas um final mais fiel ao do livro deixaria um filme que já é longo desnecessariamente cansativo, se perdendo em conceitos e explicações cosmológicas.

Aliás, falando em Stephen King, o autor da obra tem uma divertida participação onde vende de volta para Bill Denbrough sua antiga bicicleta. Momentos divertidos como esse permeiam a história, na maioria das vezes envolvendo o desbocado Richie Tozier ou o atrapalhado Eddie Kaspbrak (James Ransone).

It – Capítulo 2 deve agradar até mesmo quem não é fã de horror, já que a obra de King consegue transitar bem entre o terror e a aventura. Alguns sustos são inevitáveis, mas a sequência do remake de 2017 faz jus aos elogios que o filme recebeu na época. Não recomendado para quem tem fobia de palhaços.

A estreia de It – Capítulo 2 acontece nesta quinta-feira, 5 de setembro de 2019.

VEJA MAIS crítica It - Capítulo 2 review
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA