Crítica: Shazam! é uma aventura com emoção, equilíbrio e diversão

Augusto Ikeda

Crítica: Shazam! é uma aventura com emoção, equilíbrio e diversão

Shazam! fez sua estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (4), e já pode ser considerados um dos melhores títulos do universo de filmes da DC. A aventura de origem de Billy Batson tem de tudo um pouco: emoção, equilíbrio e diversão, o que faz do título uma aventura muito bem vinda entre crianças, adolescentes e adultos.

Confira abaixo uma crítica de Shazam!

ATENÇÃO: spoilers abaixo

Crítica

shazam

Aquaman pode ter sido o primeiro passo para a DC optar por um tom diferente em seus demais filmes, e Shazam! parece ter sacramentado essa mudança de vez.

Shazam! é uma aventura que tem acima de tudo, um grande coração. Billy Batson nos é apresentado como um jovem encrenqueiro e imaturo, que mesmo após conquistar seus poderes, não cresceu e os utilizava, em um primeiro momento, apenas para seu próprio bem. No entanto, após um encontro desagradável com sua mãe, que optou por abandoná-lo, mudou por completo para salvar a família que o abraçou.

É um ponto importantíssimo por ajudar a desenvolver e muito bem o personagem, mas foi fundamental para passar uma mensagem muito bacana: de que a família é parte importante de nossas vidas, mesmo que ela não seja de sangue. O fato de o filme se passar alguns dias antes do natal também ajuda a reforçar essa mensagem.

Tudo isso faz de Shazam! uma aventura divertida para crianças, adolescentes e adultos, sem sombre de dúvidas.

O próprio elenco de Shazam! também foi fundamental para o sucesso do filme. Zachary Levi soube dar vida a um personagem imaturo que logo conseguiu amadurecer e se transformou em super-herói pra valer e o mesmo pode ser dito para o jovem Asher Angel, que ficou responsável pela parte emotiva. Mas quem roubou a cena em diversos momentos foi Freddy Freeman, o irmão adotivo de Billy Batson. O jovem ator Jack Dylan Grazer soube trazer carisma e diversão para o personagem em diversos momentos do filme.

[irp posts=”70226″ name=”Saiba como são as duas cenas pós-créditos de Shazam!”]

E, claro, não podemos nos esquecer dos demais irmãos de Billy Batson, que foram de fundamental importância para a história (com destaque para Darla, carismática igual Freddy). Não há como não se empolgar com a cena em que todos ganham os mesmos poderes de Billy e o ajudam a enfrentar o Dr. Silvana e os Sete Pecados Capitais, reforçando novamente a mensagem do longa.

E falando do Doutor Silvana, outro ponto que podemos destacar é justamente o vilão. Sim, ele não será exatamente inesquecível, mas todos vimos que sua história familiar é tão triste e complicada quanto a do próprio Billy Batson, o que mostra que ele teve seus motivos para se tornar uma pessoa ruim. E a primeira cena pós-créditos do filme dá a entender que ele deve retornar para uma possível sequência.

Um ponto que também vale destacar é o humor do filme, que é tranquilamente o melhor do universo de filmes da DC. As brincadeiras e piadas ainda estão atrás das que são vistas nos longas da Marvel, mas dá pra se divertir com algumas delas e isso casa com o tom abordado para o longa. Houve até mesmo uma brincadeira com a própria DC, na segunda cena pós-créditos, em que Billy diz que o poder de falar com peixes é estúpido, tirando sarro do Aquaman.

E antes que reclamem que isso pouco lembra a DC, Shazam! até tem alguns momentos sombrios, cortesia do Dr. Silvana, o que traz um balanço bacana para o filme.

Por fim, não há como não negar que Shazam! é um filme muito fiel aos quadrinhos dos Novos 52, que serviu de inspiração para o longa. Um ponto positivo enorme para o diretor David F. Sandberg e os roteiristas.

Shazam! é uma aventura com coração, leve e divertida, mas pecou apenas em um aspecto: sim, o tom da história é um ponto bacana, mas isso sacrificou um pouco a parte da ação, primordial em filmes do tipo. Ela não chega a ser péssima, mas também não é lá grande coisa e poderia ter aparecido um pouco mais que estava de bom tamanho.

[irp posts=”70168″ name=”Quem é a família adotiva do Shazam! – e por que ela é importante”]

O filme também poderia ter arriscado um pouco mais em alguns pontos da história só para deixar as coisas um pouco mais empolgantes. E além disso, poucas músicas foram tocadas no longa, e não há como não sentir falta de algo mais natalino por conta da temática de Shazam! Ao menos, Queen e Ramones deram as caras momentaneamente.

Fim dos spoilers

Veredito

shazam

Shazam! é uma aventura que tem coração, equilíbrio e diverte todos os tipos de público, desde crianças até adultos. Só é preciso melhor uma coisa ou outra para uma possível sequência, que será muito bem vinda, com certeza. Parece que a DC conseguiu encontrar um caminho e se assim segui-lo, a tendência é que seus filmes não sejam mais tão criticados. E a aventura de origem de Billy Batson, com certeza, está entre eles.

Nota: 9/10

VEJA MAIS Shazam
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA