Críticas ao mundo moderno e à IA: Diretor de ‘Saneamento Básico’ começa a rodar nova comédia

Andre Cananea

Críticas ao mundo moderno e à IA: Diretor de ‘Saneamento Básico’ começa a rodar nova comédia

A nova comédia nacional Muito Prazer, dirigida e roteirizada por Jorge Furtado (conhecido por sucessos como Saneamento Básico, que recentemente voltou aos cinemas em cópia restaurada), iniciou oficialmente suas filmagens em Porto Alegre.

O longa conta com um elenco de peso, incluindo Daniel de Oliveira (Cazuza), Luisa Arraes (Grande Sertão), Drica Moraes (Pérola), Samantha Jones, Felipe Velozo e Nicolas Vargas. A produção é da tradicional Casa de Cinema de Porto Alegre, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Elo Studios.

Sinopse de Muito Prazer

Na trama, acompanhamos Rubem (vivido por Daniel de Oliveira), um homem que herda um antigo motel do tio, acreditando que o local está abandonado. Ao chegar, Rubem descobre que Grace (interpretada por Luisa Arraes), ex-funcionária do estabelecimento, ainda vive no imóvel.

Enfrentando dificuldades financeiras, a dupla decide reabrir o Motel Pérola. Com a ajuda de Nalva (Samantha Jones), eles elaboram um plano ousado: criar conteúdo de pornografia cibernética para quitar suas dívidas. Mas o que parecia uma solução simples logo se transforma em um grande desafio, quando um segredo escondido nos quartos do motel ameaça vir à tona.

Furtado: crítica ao controle dos algoritmos sobre o prazer e o romance (Divulgação/Fábio Rebelo)

Crítica social, humor e inteligência artificial

Segundo o diretor Jorge Furtado, o roteiro de Muito Prazer surgiu de duas ideias principais: uma crítica ao controle dos algoritmos sobre o prazer e o romance, e o desejo de contar a história de alguém que precisa provar, com imagens, que está falando a verdade — um dilema ainda mais relevante na era da inteligência artificial, onde distinguir o real do falso se tornou cada vez mais difícil.

Furtado também destaca que o filme discute as dificuldades das novas gerações em lidar com o contato físico e a intimidade emocional, temas que prometem gerar identificação e reflexão entre o público.

Nora Goulart, produtora do projeto, conta que está feliz em voltar à comédia: “A comédia é fundamental. Nós precisamos rir, nos identificar com os personagens, criar situações diante das adversidades que a gente vive em tempos de inteligência artificial”, e arremata:

A inteligência artificial ajuda muito, mas não sabe fazer piadas

Muito Prazer marca a volta de Jorge Furtado em uma comédia para o cinema. “É um privilégio para nós estar ao lado de um projeto tão original e cheio de personalidade como esse, que nos arranca boas risadas, mas também nos faz refletir sobre questões éticas e morais. Gostamos de apoiar filmes que provocam, emocionam e fazem pensar — exatamente como o bom cinema deve ser”, diz Sabrina N. Wagon, CEO da Elo Studios.

O filme ainda não tem data de estreia definida.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA