Críticos destroem ‘Guerra dos Mundos’ com Ice Cube, que estreia com 0% de aprovação no Rotten Tomatoes

Andre Cananea

Críticos destroem ‘Guerra dos Mundos’ com Ice Cube, que estreia com 0% de aprovação no Rotten Tomatoes

A nova versão de Guerra dos Mundos, estrelada por Ice Cube e lançada pela Amazon Prime Video, virou assunto nas redes sociais — mas não pelos melhores motivos. Segundo um levantamento do The Hollywood Reporter, os críticos odiaram o filme (veja abaixo). Vale lembrar que o novo Guerra dos Mundos estreou com 0% de aprovação no Rotten Tomatoes, índice raríssimo no agregador que reúne críticas especializadas de todo o mundo.

A adaptação de 2025 do clássico romance de H. G. Wells, publicado em 1898, tenta modernizar a narrativa ao colocar Ice Cube no papel de Will Radford, um agente do Departamento de Segurança Interna dos EUA. Sua missão: proteger a Terra de uma invasão alienígena que acontece simultaneamente a um ciberataque devastador liderado por um hacker misterioso.

Apesar da premissa ousada, que mistura ficção científica, tecnologia e crítica social, a recepção foi desastrosa. Até a manhã de quinta-feira (7), a produção havia recebido 23 críticas no Rotten Tomatoes — todas negativas. Apenas mais tarde o índice subiu para 4%, com algumas poucas avaliações moderadamente favoráveis.

Além de Ice Cube, o elenco traz Eva Longoria, Michael O’Neill, Iman Benson, Clark Gregg, Devon Bostick, Henry Hunter Hall e Andrea Savage. A direção é de Rich Lee, conhecido por seus trabalhos em videoclipes, e a produção é assinada por Patrick Aiello e Timur Bekmambetov.

O que dizem os críticos

O tom geral das críticas reunidas pelo The Hollywood Reporter é de frustração e desapontamento. Para o Daily Telegraph, o jornalista Ed Power classificou o longa como “ridículo, malfeito e com efeitos visuais atrozes”, afirmando que Ice Cube passa boa parte do filme apenas encarando uma tela de computador, com expressão de “alguém lidando com uma dor de barriga leve”.

Power ironizou mais ainda: “É uma das coisas mais trágicas que a Prime já colocou no ar — e digo isso como alguém que assistiu ao reality show do MrBeast feito por eles. Se algum alienígena estava pensando em invadir a Terra, basta assistir a Guerra dos Mundos para mudar de ideia. Por que atravessar o universo se é isso que temos a oferecer?”

No site Empire, Ian Freer reconheceu algumas tentativas interessantes de atualizar elementos clássicos da obra, como a “erva vermelha” e o “vírus letal”, mas concluiu que o resultado foi “fraco”: com direção sem noção, efeitos baratos, trama absurda e diálogos risíveis. Um dos trechos mais criticados é a fala: “Voltem com suas bundas intergalácticas para casa!”

Já o crítico Marshal Shaffer, do Decider, chamou o filme de “versão sem vida e oportunista” da obra de Wells, sugerindo que ele só existe para atrair cliques com um título reconhecido. “Não há protagonistas aqui, apenas espectadores”, escreveu, em crítica à passividade dos personagens diante do colapso da sociedade.

Por fim, Jordon Searle, do Loud and Clear, destacou que o roteiro é “atroz” e que a performance de Ice Cube “entrega momentos tão ruins que chegam a ser engraçados”. Ele citou uma cena particularmente absurda, em que a reação do personagem à destruição global só é intensa quando os alienígenas atacam a página de Facebook da esposa falecida.

Um fracasso que entra para a história

Esta nova adaptação de Guerra dos Mundos entra para a longa lista de versões da obra de H. G. Wells, que já ganhou uma famosa dramatização no rádio feita por Orson Welles em 1938 e uma elogiada adaptação cinematográfica em 2005, dirigida por Steven Spielberg. Ao contrário dessas versões anteriores, a produção da Amazon Prime Video parece fadada ao esquecimento — ou ao status de cult involuntário entre os piores filmes do ano.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA