Counter-Strike: Global Offensive, mais conhecido pela sigla CS:GO, é um dos games de tiro mais populares que existem. Nele, duas equipes, chamadas de Terroristas e Contraterroristas, precisam se enfrentar – e é dessa forma desde que a primeira versão do game Counter-Strike foi lançada. Só que um debate entre a comunidade gamer fez com que a possibilidade de mudança dos nomes dos times fosse cogitada.
Essa conversa teve início quando Michal Blichars, o vice-presidente de pro-graming da ESL, uma das maiores organizações de eSports do planeta, decidiu fazer uma enquete perguntando aos fãs se era melhor manter os nomes atuais ou modificá-los para ataque (terroristas) e defesa (contraterroristas).
[irp posts=”82109″ name=”Call of Duty Mobile é lançado para celulares; saiba como baixar”]
Segundo Blichars, a sugestão de mudança nos nomes foi dada originalmente Rod Breslau, consultor de esportes eletrônicos conhecido como “Slasher”. Confira a enquete abaixo.
So @Slasher says @CSGO should rename Terrorists and Counter-Terrorists to Offense and Defence. Thoughts?
— Michal Blicharz (@mbCARMAC) September 30, 2019
Como você notou, a comunidade de CS:GO prefere, em sua maioria (70%) manter os nomes de Terroristas e Contraterroristas para as duas equipes do game.
Um nome importante dentro da comunidade de CS:GO que resolveu dar sua opinião no assunto foi Anders Blume, comentarista de eSports. Em seu perfil no Twitter, Blume afirmou que, de acordo com as equipes de marketing dos times que disputam campeonatos do game, muitas empresas não querem firmar acordos de patrocínio por conta da palavra “terrorista”.
[irp posts=”81376″ name=”Japão terá hotel dedicado a fãs de eSports com PC gamer no quarto”]
Blume concorda que essa suposta aversão de empresas é “estúpida”, mas que entende se alguma mudança acontecer. Mesmo assim, disse que a opção pelos termos “ataque” e “defesa” são melhores para ajudar na compreensão de novos fãs de CS:GO.
Anyway yeah, I've spoken to sales and marketing people in top teams and in every TO out there that have had to walk away from deals because of the word 'terrorist', I agree its stupid and those companies need to grow up, but if this is the compromise needed, I'm fine with it.
— Anders (@OnFireAnders) September 30, 2019
Alex “LeX” Deily, consultor e ex-jogador de CS:GO e Call of Duty, também se manisfestou e acredita que a mudança pode ter um impacto positivo e também lembra que o game de tiro de Activision já usa os termos “ataque” e “defesa”.
“Ataque e defesa sempre foi o padrão em CoD (Call of Duty). Parece higienizado, mas o mais importante, é compreensível”, disse LeX.
Attack and Defend was always the COD standard. Sanitized but more importantly, understandable.
— LeX (@TheUltraLex) September 30, 2019
Como a maioria da comunidade de CS:GO foi contrária a essa mudança, um fã respondeu LeX e explicou por que a mudança poderia gerar confusões.
“Ataque vs Defesa pode ser muito unidimensional. Uma vez que a bomba é ligada, os papéis mudam e esses títulos não fazem mais sentido”, disse @Max_V_Griffith.
Attack (offense) vs Defend might be too one dimensional. Once the bomb is planted roles are reversed and the titles no longer make sense.
— Max Griffith (@Max_V_Griffith) September 30, 2019
E também há quem fique em cima do muro, como é o caso do youtuber Anomaly. Ele acredita que a mudança é bem vinda para atrair mais patrocinadores, mas também concorda que mudar os nomes das equipes, algo que já está enraizado na cultura de Counter-Strike, deixaria muita gente insatisfeita.
“Ajudaria a ter mais patrocinadores, sim, e videos não seriam desmonetizados por terem o título ‘Terroristas’. Só que após tantos anos com Terroristas e Contraterroristas, não tenho certeza se muitos ficariam felizes com a mudança”, afirmou.
It would help with sponsors I’m sure and videos wouldn’t be demonetized for having ”Terrorist” in the title but after soooo many years of T & CT I’m not sure everyone would be so happy with it.
— Anomaly (@anomalyxd) September 30, 2019
Esta é, com certeza, uma discussão que ainda irá render muito. E pra você, é melhor mudar ou manter os nomes do jeito que estão?
[irp posts=”80446″ name=”5 games para os quais você deveria dar uma segunda chance”]
Seja o primeiro a comentar