O WhatsApp ganhou mais um golpe para a sua lista. A empresa de segurança digital Psafe Tecnologia descobriu um novo ataque, no qual o usuário poderia descobrir, por meio de uma falsa extensão espiã, com quem seus amigos estão falando, bem como o teor das mensagens trocadas.
Chamado de “WhatsEspião”, o novo golpe consiste em receber uma mensagem de algum amigo ou contato de grupo do WhatsApp, que convida a pessoa a ativar a suposta nova funcionalidade do aplicativo.
Em seguida, a mensagem pede que o usuário compartilhe a novidade com dez amigos ou grupos, e depois fazer o download com a função “WhatsEspião”. A partir deste momento, o celular da vítima pode ser infectado com diversos malwares. O número também pode ser utilizado pelos criminosos para cobranças indevidas de SMS, o que fará com que a vítima comece a pagar uma taxa mensal no seu cartão de crédito.
Veja um print da mensagem do golpe:
Uma maneira de evitar receber este tipo de mensagem é instalar em seu celular algum aplicativo antivírus que tenha proteção contra phishing, que é justamente o acesso a páginas e link maliciosos. Além disso, sempre mantenha o aplicativo atualizado e só faça compras nas lojas oficiais do seu smartphone, como a AppStore do iOS e o Google Play do Android.
WhatsApp é alvo constante
Este é mais um dos vários golpes a circularem no WhatsApp. Por ser um aplicativo muito popular e presente em vários smartphones, ele é muito visado por criminosos. Alguns exemplos recentes de ataques incluem: Cupons de descontos em redes de supermercado, a promessa de ver quem visitou seu perfil e um novo pacote de emojis românticos.
O golpe mais recente a ser detectado até então prometia ao usuário chamadas de vídeo no WhatsApp. E o ataque acontecia da mesma maneira: a vítima recebia uma mensagem, que a induzia a compartilhar o conteúdo com amigos e grupos, e posteriormente fazer o download da novidade no link malicioso.
A ESET, empresa de segurança digital, afirma que os usuários do aplicativo precisam ter cuidado ao clicar em links recebidos por mensagem, bem como quaisquer tipos de promoções, jogos, atualizações e novas aplicações.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar