Fala meus queridos nerds, tudo beleza com vocês? Pshhhht! Pois falem baixo, porque o Império Galático está atrás de nós da galera do Ei Nerd!
Preparem seus sabres-de-luz, seus nulificadores finais e seus óculos 3D, porque o combate de hoje vai decidir toda a ordem e o caos do universo!
Do nosso lado esquerdo temos o temido, o maioral, o cara que surrou Obi-Wan Kenobi… Ok, isso não, né gente? Mas é ele, DAAAARTH VADER!
E do lado direito, o cara que não deixa o quarteto fantástico em paz, ele que já enganou até o Beyonder, o imperador da Latvéria, Victor Von Doom, o Dr. Destino!
Como todos sabemos, Darth vader antes de se tornar o próprio Darth Vader era conhecido como um jedi de grande destaque e com habilidades prodigiosas chamado Anakin Skywalker, que foi diretamente treinado por Obi-Wan Kenobi, um dos maiores jedis da época, inferindo sua grande destreza desde já!
Pelos quadrinhos Anakin já demonstrou feitos consideravelmente impressionantes, de modo que, mesmo a quilometros de distância, foi capaz de desviar o curso de uma nave de fuga até uma estrela próxima, simplesmente apagando a nave do mapa, inferindo seu alto nível da Força desde já.
A propósito, o que é a Força? A Força é um tipo de campo energético que reside e é compartilhado por todo ser vivo que existe, aqueles que têm contato com a Força podem utilizá-la para diversos fins, explorando de capacidades psicocinéticas de modo que possam entrar em combate com estas, explorando vários meios em plena luta.
Pela ordem dos Jedi, a Força era explorada para uso em pleno combate para mesclar com a perícia ao uso do Sabre-de-Luz, uma arma extremamente poderosa que conduz uma energia plasmática capaz de cortar tudo – exceto, claro, outro sabre de luz -, onde exploravam mais os meios telecinéticos que são desencadeados em prol da Força. Por sua vez, os Siths utilizavam não só esses meios, como também conduziam cargas eletrocinéticas de poder que descarregavam uma potência ainda superior aos Jedis no normal.
Na maioria das hipóteses os Jedis também ostentam de uma clarividência bastante efetiva em pleno combate, sempre estando ao ápice das capacidades humanas, atingindo níveis tão elevados que atingem capacitações sobre-humanas.
Anakin possuía todas essas capacidades, mas acabou sendo derrotado pelo próprio Obi-Wan Kenobi ao ver que seu poder estava corrompendo-o. Após ser retalhado e carbonizado, o corpo de Anakin foi restaurado e limitado por partes robóticas, mas isso jamais impediu-o de ser tão espetacular quanto antes. E uma prova disso é combater um esquadrão de Cavaleiros Jedis de uma vez só, sem exigir de tantos esforços, o que indica seu patamar elevado mesmo perante a ordem dos Jedis.
Por fim, está claro que Darth Vader não é apenas um cara carbonizado e retalhado qualquer, mas sim um dos maiores personagens do universo de Star Wars mesmo tão limitado fisicamente! Porém isso não se deve apenas à uma ocasião, bem como já foi capaz de combater dois Cavaleiros Jedis simultaneamente, e, desta vez, sem exigir tantos esforços como quando combateu o batalhão, concluindo que, sim, está além do que as capacidades sobre-humanas de um Jedi podem oferecer ao seu corpo. Além disso, ele também combate um jedi enquanto estava consideravelmente enfraquecido após ser capturado por uma rede de energia eletroestática.
Enfim, o famigerado Lord Vader mostrou-se capaz de combater dois Cavaleiros Jedis de fisiologia sobre-humana estabelecidas principalmente pelo poder da Força, inferindo, por fim, sua velocidade de combate, reação e mesmo sua agilidade sobretudo.
Todavia o combate físico não é a sua única atribuição, principalmente contra um adversário ao estilo Victor von Doom. Darth Vader tem uma incrível desenvoltura em relação a Força. Por citações, Vader tem um controle virtualmente ilimitado do poder da Força, bem como já apresentou feitos de grande escala, como levantar máquinas de batalha que pesam toneladas.
Ou mesmo esmagar e arremessar ao longe vários TIE Fighters, que seriam nada mais, nada menos, do que as naves de batalha no espaço que possuem grande velocidade e um peso excepcional, concluindo também uma reação muito grande ao interceptar os disparos efetuados por elas. Tudo isso em um curto tempo de espaço.
Apesar disso, ele não se limita unicamente a construtos ou grande força destrutiva, como demonstra uma versatilidade impressionante, bem como sentidos sobre-humanos ao ápice de suas capacitações. Isso foic omprovado ao momento em que ele ouve o coração de um Jedi bater e, com a Força, esmaga seu coração casualmente, de modo que faça-o dizer todas as informações que precisa.
Basicamente, ele poderia explodir o coração de um Jedi com facilidade apenas com um aceno de mãos.
Além de, claro, as clássicas cenas onde o Lord Vader simplesmente enforcava suas vítimas com um aceno de mão, que já marcaram a história do cinema e dos próprios quadrinhos.
Agora deixando o super bad-ass Darth Vader de lado, vamos focar no famigerado Victor von Doom, o maior inimigo do Quarteto Fantástico!
Victor von Doom é um dos vilões de carteirinha da marvel, onde foi conhecido por uma origem que o deixou um tanto quanto parecido com o próprio Darth Vader, em questões claras de estar carbonizado e encouraçado por uma armadura metálica super-sinistra-e-cabulosa. Contudo, ele não usa a “Força”, mas sim, a magia e a ciência ao seu favor, o que enriquece e ressalta principalmente o seu grande Quociente de Inteligência.
Dr Doom tem grandes realizações com sua magia, de modo que já combateu demônios de um patamar inferior ao submundo, bem como já combateu o próprio Quarteto Fantástico em pleno uso da magia, na qual ele explora para manipular os elementos fundamentais da natureza, para afetar a mente e a eventualmente a alma de seus oponentes, podendo bani-lo até mesmo para uma outra dimensão!
Por sua vez, Doom utiliza principalmente a magia para realizar suas proezas, mas possui proteções construídas por ele mesmo em sua armadura, de modo que ela não só seja forjada com suas mãos e abençoada por sua magia, bem como foi abençoada por monges tibetanos que a encouraçaram e fizeram com que ela ficasse invulnerável ao toque do demônio, no caso, de Mephisto, que havia atormentado a vida da mãe de Victor.
Mas não só isso, como apresentou uma exímia resistência, de modo que ressalte o quão grande é a sua resistência para receber ataques do Capitão Britânia ao ponto de fazer a volta em um planetoide inteiro sem ao menos sentir algo, ou receber ataques do Coisa e se manter de pé com tamanha resistência. Também já foram apresentadas proezas de resistência como quando Doom recebeu ataques de uma réplica do Hulk que havia sido fortalecida com poder cósmico, intensificando cada vez mais sua durabilidade em combate, mesmo não dependendo muito de combate corporal em plena luta.
Em questão de força, Victor facilmente foi capaz de derrotar uma guerreira atlantis que estava em um patamar tão elevado que poderia se equiparar a Namor em um combate corpo-a-corpo, mesmo assim, ela acaba por sucumbir em combate contra Von Doom!
Casualmente, ele também foi capaz de medir forças contra Hulk e Iron Man, mesmo que relacionasse parcialmente seu poder mágico para que pudesse concluir seus ataques contra esses adversários.
Por não ser um personagem que faça uso de sua força física frequentemente, ele demonstrou poucos feitos, de modo que possa quebrar tanto diamante quanto titânio sem exigir de muitos esforços.
E então chegamos ao seu maior triunfo, a tão desejada magia de Victor von Doom. Pelas palavras do mesmo, ele só não ocupou o posto de Mago Supremo por preferir seus conceitos científicos sobre a magia, inferindo que poderia ocupar o local de Dr Strange se bem quisesse.
Brevemente ele já foi capaz de confrontar Hulk em algumas poucas ocasiões, e, como já citado, por períodos breves, mas mostrou ter uma magia suficiente para perturbar o Golias Esmeralda, que é extremamente resistente a magia.
Como se não bastasse, também demonstrou ser capaz de conter Namor McKenzie com sua magia, valendo ressaltar que Namor é tão poderoso quanto Hulk, ou até mesmo acima dele!
Além disso, sua magia apresenta um forte poder destrutivo que já foi capaz de conter brevemente Wiccano, o filho da Feiticeira Escarlate, de modo que acabe por inferir que possa realmente induzir um dano mesmo contra grandes magos a um patamar tão elevado que poderiam manipular a realidade, no caso, o próprio Wiccano.
Enfim, podemos concluir os níveis altos de magia de Victor von Doom concluindo que ele pode até mesmo enfraquecer barreiras que se encontram através de dimensões, de modo que o pdoer mágico seja suficiente para afetar paredes dimensionais ou derivados.
Agora soem os tambores, porque o combate vaaai começaaaaar!
Em questão de força, ambos não exploram muito este sentido, mas por feitos Victor von Doom está consideravelmente acima, de modo que facilmente pulverizou um diamante ao apertá-lo por sua mão, ou mesmo rasgar uma rede de titânio com as mãos nuas. Apesar de ter uma boa desenvoltura em combate corporal, Darth Vader não desenvolve-se tão bem em questões de força física, indicando que é um pouco limitado neste quesito em relação a pesos-pesados especializados nisso.
Por durabilidade ambos se encontram a um patamar interessante, uma vez que Darth Vader normalmente é encouraçado por partes robóticas que já receberam tiros de raios desintegradores e sequer sucumbiram, bem como ele foi atingido por sabres-de-luz por vários momentos em seus combates, mas acabou por não sucumbir perante os Cavaleiros Jedis.
Como já apresentado, Victor von Doom ostenta de uma grande resistência, de modo que recebeu ataques de poderosos guerreiros atlantes tão fortes quanto Namor, já resistiu a ataques do próprio Coisa e de uma réplica do Hulk que foi aprimorada através de poder cósmico bruto!
Em agilidade, velocidade de combate e reação é plausível que Darth Vader esteja consideravelmente acima, tendo uma grande destreza em combate corpo-a-corpo, o que lhe permitiu combater cerca de oito Cavlaeiros Jedis simultaneamente sem exigir de grandes esforços, apesar de ficar brevemente debilitado após o combate.
Victor von Doom, apesar de apresentar alguns combates corpo-a-corpo, não tem tantos feitos plausíveis nesta área, de modo que fique carente de feitos em relação a Vader.
Enfim, chegamos ao poder destrutivo de ambos, que é com certeza a área de combate mais esperada de vocês nerds! A magia de Victor já foi utilizada para grandes fins, desde ferir Hulk e Namor à banir demônios para outras dimensões, porém os banimentos foram efetuados por magias que não estão em acesso constante a ele, algo que poderia ser descartado em combate, porém, por sua vez, Victor poderia invocar demônios de baixo patamar que poderiam conter Vader durante um bom tempo, suficiente para elaborar um plano considerável.
Sua magia, então, tem um poder destrutivo elevado, suficiente para ferir pesos-pesados de renome, de modo que possua uma magia tão poderosa que seria capaz de varrer continentes inteiros em seu ápice, mesmo que custasse um tanto quanto de seu vigor.
Por sua vez, Darth Vader, por citações, possui uma grande concentração e conexão com a Força, de modo que tenha um contato e um poder virtualmente ilimitado em relação a Força, podendo facilmente destruir máquinas de combate interestelares apenas com acenos, ou mesmo explodir os órgãos de seus oponentes com um crispar de seus punhos!
Além disso, pode formar grandes pressões suficientes para derrotar a outros Jedis ou destruir partes metálicas extremamente espessas e duráveis.
Então… Soem os tambores, pois o vencedor do combate é… DARTH VADER! Há! Por essa vocês não esperavam!
Apesar de ser consideravelmente inferior em relação a magia de Victor von Doom, o fato de que suas partes robóticas poderiam não ser identificadas por Doom é suficiente para que Vader possa ganhar tempo, de modo que possa abrir um curto-circuito na armadura de Dr Doom, como anteriormente Storm fizera com um de seus raios.
Com a sua maior fonte de poder já rompida parcialmente, Vader poderia simplesmente esmagar o coração de Dr Doom ou explodir seus órgãos internos ao ponto de debilitá-lo e levá-lo a derrota inevitável. Porém, em uma disputa de poder bruto sem estratégias, Darth Vader está propenso a perder, uma vez que o poder destrutivo de Dr Doom é simplesmente incomensurável!
Seja o primeiro a comentar