Daryl Dixon: por que o personagem não aparece nos quadrinhos de The Walking Dead?

William Prado

Daryl Dixon: por que o personagem não aparece nos quadrinhos de The Walking Dead?

O icônico personagem Daryl Dixon, interpretado por Norman Reedus na série de TV The Walking Dead (e na derivada que leva seu nome), nunca apareceu nos quadrinhos que deram origem ao sucesso televisivo.

Segundo Robert Kirkman, criador da série e das HQs, isso se deve a questões legais e de direitos autorais envolvendo a AMC. O personagem foi criado exclusivamente para a série e é de propriedade da emissora, o que impede sua inclusão nos quadrinhos.

Em uma publicação de 2012, Kirkman esclareceu a questão: Daryl no universo dos quadrinhos… é improvável.

Ele explicou que a AMC foi bastante firme em não permitir o uso de Daryl Dixon nas histórias em quadrinhos, principalmente por questões de licenciamento.

A emissora considera o personagem uma verdadeira “mina de ouro” nesse quesito, o que garante seu destaque em produtos derivados da série de TV, como os jogos.

Dwight, um personagem introduzido nas HQs no capítulo 98, compartilha algumas similaridades com Daryl, como o uso de uma besta e o colete de couro sem mangas.

No entanto, Kirkman deixou claro que não há qualquer relação entre os dois: Oficialmente, não, afirmou o autor. A inserção de Dwight foi uma maneira de trazer um personagem com características semelhantes, mas sem criar um vínculo direto com o personagem da série de TV.

Outro ponto que reforça essa separação é o fato de que Daryl Dixon nunca apareceu em jogos baseados nos quadrinhos, mas é presença constante em games ligados ao seriado, como no criticado Survival Instinct, de 2013, onde ele protagoniza a história junto com seu irmão Merle.

Em 2018, Kirkman explicou em mais detalhes o motivo por trás dessa ausência: questões legais envolvendo os direitos de imagem de Daryl impedem a sua aparição nas HQs.

Em uma publicação de 2023, o criador voltou a tocar no tema e mencionou que nunca faria isso porque pareceria errado trazer o trabalho de tantas outras pessoas para os quadrinhos.

Ele acrescentou ainda que, para ele, era importante manter os dois universos separados, para que a série de TV não influenciasse o enredo original dos quadrinhos, que foi o que possibilitou a criação do programa de televisão.

Por fim, apesar de nunca ter aparecido nos quadrinhos oficiais de The Walking Dead, o artista da série, Charlie Adlard, chegou a desenhar Daryl Dixon no seu próprio estilo.

Além disso, o personagem ganhou uma versão especial em uma capa do livro de arte “The Art of The Walking Dead Universe”, publicado pela Skybound.

Confira:

Daryl DixonThe Walking Dead

Skybound

Criador de The Walking Dead finalmente encerra mistério que já durava 20 anos

FONTE: ComicBook

VEJA MAIS Daryl Dixon The Walking Dead
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA