Que a DC é considerada por muito a maior editora de quadrinhos do planeta, disso nós não temos dúvidas. Afinal, é ela quem publica as história de personagens populares como o Superman, Batman, Mulher-Maravilha, entre outros. Mas você, por acaso, já se perguntou por que ela tem esse nome?
Confira abaixo uma breve explicação sobre a evolução do nome da DC com o passar dos anos.
A DC foi fundada em 1935 pelo Major Malcolm Wheeler-Nicholson e na época, se chamava National Allied Publications. Ela se tornou famosa por ser a primeira editora de quadrinhos da história a publicar histórias originais, ao invés de simplesmente apenas reproduzir tirinhas publicadas em jornais.
O negócio começou a desandar quando Wheeler-Nicholson ficou devendo a Harry Donenfeld, o homem que realizava a impressão e distribuição de seus quadrinhos. Mesmo assim, Donenfeld ainda achava a ideia válida e aceitou publicar uma terceira HQ da editora, como queria seu fundador, desde que ele formasse uma nova empresa ao lado do militar.
[irp posts=”74338″ name=”Warner considera encerrar a plataforma DC Universe, diz site”]
Desta forma, nasceu a Detective Comics Inc., que era o mesmo nome desta terceira publicação que Wheeler-Nicholson quis lançar. A empresa tinha um terceiro dono, Jack Liebowitz, contador de Donenfeld. Foi na edição #27 da HQ que o Batman apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, em março de 1939.
Em seguida, foi lançada a Action Comics, a publicação em que o Superman apareceu pela primeira vez. Wheeler-Nicholson teve de deixar o negócio por conta de suas dívidas. E a partir da década de 40, as publicações da empresa começaram a vir com o selo “A DC Publication”, a primeira vez em que a companhia usou a famosa sigla.
Em 1946 Detective Comics Inc. comprou a National Allied Publications e outras editoras para fundar a National Comics Publications.No final da década de 60, a empresa foi comprada em um consórcio que também envolvia a aquisição da Warner Bros.
Como o público chamava a empresa de DC Comics, a editora Jenette Kahn promoveu uma série de mudanças em 1976, incluindo o nome da companhia, que adotou o nome dado por seus fãs e assim permanece até hoje.
Se você parar para pensar, existe uma redundância no nome da editora, já que na realidade, se chama Detective Comics Comics. Mas essa é uma questão que pouco importa para seus fãs, não é mesmo?
Seja o primeiro a comentar