Já nos cansamos de ver todos os efeitos e consequências da pandemia do coronavírus na indústria cinematográfica: diversos filmes tiveram sua estreia nos cinemas adiada ou tiveram de interromper suas filmagens. Anteriormente, abordamos esse problemas dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Agora, é a vez de fazer o mesmo com os longas da DC.
Como sabemos, os filmes estrelados pelos heróis da editora não alcançaram o mesmo sucesso de sua grande rival. Por isso, estão passando por uma espécie de reformulação há algum tempo. Os primeiros resultados – Aquaman, Shazam! e Aves de Rapina – já foram lançados nos cinemas, mas os demais podem demorar mais um pouco para estrear por conta da pandemia.
Assim, confira abaixo como está a agenda de lançamentos dos filmes da DC e suas consequências. As informações são do site Screen Rant. ATENÇÃO: as datas abaixo correspondem aos lançamentos nos Estados Unidos – no Brasil, existe o costume de o filme estrear um dia antes.
Mulher-Maravilha 1984: 14 de agosto de 2020
Originalmente, Mulher-Maravilha 1984, continuação de um dos poucos sucessos da DC nos cinemas, chegaria aos cinemas no início de junho. Por conta da pandemia, a Warner Bros. e DC também tiveram de adiar a estreia, mas pareceram um pouco otimistas: agora, ela acontecerá em 14 de agosto.
E por qual motivo usamos a palavra “otimista”? O motivo é que os principais lançamentos do verão americano – entre os meses de junho e setembro – só devem estrear mais para o final do ano – novembro e dezembro. Afinal, ainda não há certeza que de quando os cinemas poderão resumir suas atividades.
Sim, esperamos que as coisas tenham se normalizado até lá, mas também não podemos descartar um novo adiamento de Mulher-Maravilha 1984.
O Esquadrão Suicida: 6 de agosto de 2021
O Esquadrão Suicida, sequência e reboot do filme de 2016, deve escapar ileso dos efeitos da pandemia do coronavírus. O motivo é que suas filmagens foram encerradas no final de fevereiro, apenas alguns dias antes de a epidemia ter se transformado em pandemia.
O diretor James Gunn já disse que os trabalhos de O Esquadrão Suicida não foram afetados e que ele já está editando o filme em sua própria casa. Por conta disso, o longa ainda tem estreia programada para 6 de agosto de 2021 nos Estados Unidos.
[irp posts=”91343″ name=”Os principais crossovers entre Marvel e DC nos quadrinhos”]
The Batman: 1º de outubro de 2021
Quem não teve a mesma sorte de O Esquadrão Suicida foi The Batman. O filme dirigido por Matt Reeves havia completado apenas 25% de suas filmagens quando os trabalhos tiveram de ser interrompidos pela pandemia do coronavírus.
Como ainda não há uma previsão para retomar os trabalhos, DC e Warner Bros. optaram por adiar The Batman de 25 de junho para 1º de outubro de 2021. No entanto, essa parece ser uma data muito boa, já que não haverá competição com outros filmes no gênero nesta época.
Adão Negro: 22 de dezembro de 2021
Após uma verdadeira novela, o filme do Adão Negro foi oficialmente confirmado no final de 2019. Dwayne Johnson dará vida ao famoso anti-herói da DC e já afirmou que mal vê a hora de dar vida ao personagem.
Por conta da pandemia, as filmagens de Adão Negro devem começar por volta de agosto ou setembro deste ano. Ainda assim, é tempo suficiente para que o filme estreie em dezembro de 2021, conforme anunciado originalmente.
The Flash: 3 de junho de 2022
O filme solo do Flash já passou por uma série de contratempos, mas parece que tudo se acertou após Andy Muschietti ser escolhido para o posto de diretor.
Curiosamente, DC e Warner Bros. decidiram adiantar a estreia de The Flash nos cinemas: ela passou de 1º de julho para 3 de junho de 2022.
Podemos dizer que esse pequeno adiamento não tem relação com o coronavírus: vale lembrar que em 8 de julho de 2022, Capitã Marvel 2 estreia nos cinemas. Assim, DC e Warner Bros. quiseram evitar algum tipo de competição com a rival. Além disso, Andy Muschietti afirmou que já está trabalhando no filme dentro de casa, o que deve evitar qualquer tipo de adiamento por conta da pandemia.
Shazam! 2: 4 de novembro de 2022
A sequência do único lançamento da DC em 2019 também foi adiada. No entanto, assim como The Flash, a decisão deve ser por motivos estratégicos e não necessariamente por conta da pandemia do coronavírus.
Shazam! 2 deveria estrear em abril de 2022, mas neste intervalo de tempo, serão lançados Homem-Aranha no Aranhaverso 2 e Pantera Negra 2. Com essa competição, é até melhor que o filme estreie apenas em 4 de novembro de 2022.
[irp posts=”90869″ name=”Batman ganha versão dinossauro em nova história da DC”]
Aquaman 2: 16 de dezembro de 2022
Por fim, quem também escapou ileso dos efeitos da pandemia do coronavírus foi Aquaman 2: a sequência continua programada para chegar aos cinemas em 16 de dezembro de 2022.
Como a estreia do filme ainda está distante, dificilmente ele seria afetado pela pandemia.
Seja o primeiro a comentar