De John Lennon e John Williams a pagode e Cazuza, tem de tudo em festival de documentários musicais

Andre Cananea

De John Lennon e John Williams a pagode e Cazuza, tem de tudo em festival de documentários musicais

O In-Edit Brasil 2025 – Festival Internacional do Documentário Musical chega à sua 17ª edição e acontece de 11 a 22 de junho de 2025, em São Paulo, reunindo uma seleção de mais de 60 documentários musicais nacionais e internacionais. 

O evento será realizado em diversas salas de cinema da capital paulista e também contará com uma programação online gratuita disponível em todo o Brasil (veja serviço abaixo).

O festival começa dia 11 de junho, no CineSesc, com a estreia do documentário Anos 90 – A Explosão do Pagode, dirigido por Emílio Domingos e Rafael Boucinha.

O filme revisita a trajetória do pagode nos anos 1990 e seu impacto cultural no Brasil, com depoimentos de nomes consagrados como: Leci Brandão, Soweto e Péricles, e participações especiais como Ludmilla, Gloria Groove e Gina Garcia, mãe de Gloria Groove e ex-backing vocal do Raça Negra.

Diversidade musical e produções inéditas

John Williams (Creative Commons)

A programação do In-Edit Brasil 2025 celebra a diversidade sonora mundial, incluindo documentários sobre artistas renomados como John Lennon & Yoko Ono; o maestro John Williams (autor de trilhas para Star Wars, E.T. e Indiana Jones, entre outros), Cazuza, Leci Brandão, Hyldon, Letieres Leite, Googoosh e Dory Previn.

O festival também valoriza produções independentes e movimentos alternativos, com filmes sobre a cantora Peaches, os grupos Fugazi e Butthole Surfers, e os nacionais Júpiter Maçã e Cachorro Grande.

 

 

Cena regional, hip hop, hardcore e muito mais

As cenas regionais brasileiras e movimentos underground também ganham destaque. Estão na programação com os documentários sobre o rock de Goiânia (GO); a música autoral de Porto Velho (RO); o hip hop norte-americano e o hardcore brasileiro dos anos 1990, com bandas como No-Violence, Agrotóxico, Tube Screamers e Dominatrix.

Sessões especiais e clássicos restaurados

Cena de ‘One To One: John & Yoko’ (DIvulgação)

O festival também celebra a história do documentário musical, com sessões especiais de clássicos como O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (2000), que comemora 25 anos, e A Noite do Espantalho (1974), um marco do cinema nacional, dirigido pelo cantor, compositor, ator e cineasta Sérgio Ricardo, celebrando a aquisição do arquivo do artista pela Cinemateca Brasileira.

Onde assistir aos documentários musicais:

As exibições presenciais acontecem em seis espaços culturais de São Paulo:

CineSesc

Cinemateca Brasileira

Spcine Olido

Spcine Paulo Emílio (CCSP)

Cine Bijou

Cine Matilha (Matilha Cultural)

 

Já a programação online do In-Edit Brasil 2025 estará acessível, sem custo, por meio das plataformas:

Spcine Play

Sesc Digital

Itaú Cultural Play (IC Play)

 

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA