Uma das trilogias mais queridas da história dos cinemas é, sem dúvidas, De Volta Para o Futuro. Seu primeiro filme, lançado em 1985, celebrou 35 anos do seu lançamento na última semana e ainda continua bastante popular e conquistando seus fãs. Por conta desse sucesso, mais dois filmes foram lançados em 1989 e 1990, e a seguir, vamos falar de algo importante que aconteceu no segundo longa.
Foi neste filme que os fãs tiveram mais noção das terríveis consequência das interferências temporais, já que ele retratou uma versão alternativa de 1985, com a cidade de Hill Valley completamente diferente da versão que conhecemos anteriormente.
Para celebrar a ocasião, vamos relembrar abaixo tudo que mudou nesta versão alternativa (e nada agradável) do local.
Como tudo começou
Antes de citarmos as diferenças, é importante relembrar o que aconteceu no longa e resultou nessas diferenças.
No início de De Volta Para o Futuro 2, Marty McFly e Emmett Brown viajam para 2015 com o intuito de impedir a prisão do filho do protagonista. Após evitar o acontecimento, o jovem se depara com um almanaque de esportes com resultados das principais competições esportivas entre 1950 e 2000.
Marty compra o almanaque com o intuito de ficar rico no passado, mas o Doutor Brown o impede de fazer isso. Antes de se livrar do livro, os dois são interrompidos pela polícia. Para o azar dos protagonistas, o vilão Biff Tannen, que já era um senhor de idade, escuta toda a conversa da dupla.
Sem que Marty e o Doutor percebam, Biff pega o almanaque, consegue roubar a máquina do tempo construída no DeLorean e entrega o livro para sua versão jovem de 1955. Em seguida, retorna discretamente para 2015.
Marty e o Doutor, então, voltam para 1985, ainda sem estarem cientes da interferência causada pelo vilão da franquia.
[irp posts=”93061″ name=”Netflix volta atrás após reclamações de fãs por cortes em De Volta Para O Futuro”]
A 1985 alternativa e suas diferenças para a original
Não demora muito para Marty e o Doutor Brown notarem que algo não está certo com a linha do tempo: eles se deparam com uma versão caótica e distópica de Hill Valley, tomada pelo crime e gangues que vagam pelas ruas da cidade.
As principais diferenças dessa versão de Hill Valley para a original são:
- Biff milionário: Biff Tannen usou o almanaque de esportes para ficar milionário. Com tamanha fortuna, ele se tornou dono de vários negócios, com destaque para o casino em que esse momento do filme se passa, bem como da própria Hill Valley.
- Assassinato de George McFly: o próprio Biff matou o pai de Marty, George McFly, em 1973. O caso foi acobertado pela polícia local, já que o vilão se tornou dono dela.
- Biff se casou com Lorraine: Biff matou George justamente para se casar com a mãe de Marty, Lorraine McFly, que vive um casamento completamente infeliz e abusivo ao lado do vilão.
- O destino de Marty e seus irmãos: os irmãos de Marty e o próprio protagonista também tiveram um destino terrível na 1985 alternativa. Dave, seu irmão mais velho, estava preso, enquanto que Linda, sua irmã, era financeiramente dependente de Biff, já que tinha inúmeras dívidas com bancos. Já a própria versão do protagonista nesta realidade alternativa foi enviada para um internato na Suíça.
- Doutor Brown insano: o destino do Doutor também não foi nada agradável. Ele foi considerado insano e internado em um hospital psiquiátrico. Seu laboratório também foi vandalizado.
- A escola foi destruída: Marty também se encontra com o diretor Strickland em um momento. Ele descobre que a escola em que estudava foi queimada em 1979. Além disso, Strickland parece ser alvo constante de vândalos e gangues, já que apareceu armado com uma escopeta e vestindo um colete à prova de balas.
- Hill Valley distópica: por conta das ações de Biff, Hill Valley se tornou um péssimo lugar para morar. Se não bastasse ter sido tomada por gangues, muitas de suas lojas se tornaram bares, sex shops e casas de prostituição.
[irp posts=”94585″ name=”Beavis and Butt-Head: criador anuncia lançamento de reboot da série”]
Como tudo foi consertado
Após notarem o que aconteceu, o Doutor Brown explica para Marty que só é possível restaurar a linha do tempo se eles viajarem para o momento em que aconteceu a ruptura com a original. Eles também descobrem que Biff era dono do almanaque de esportes que lhe permitiu ficar rico.
Assim, o Doutor explica para Marty que eles precisam evitar que o Biff jovem coloque suas mãos no almanaque para restaurar tudo.
Marty consegue descobrir o dia em que o vilão ganhou o almanaque de sua versão idosa (12 de novembro de 1955, mesmo dia do baile abordado no primeiro filme) e os dois protagonistas, então, precisam retornar novamente para 1955. Apesar de alguns contratempos, eles conseguem recuperar o almanaque e colocam fogo nele, o que fez tudo voltar ao normal.
Apesar disso, os fãs só conseguiram ver a Hill Valley original de 1985 no final do terceiro filme, já que antes de retornar, Marty quis viajar até 1885 para resgatar o Doutor Brown, que foi parar nesta época após a máquina do tempo ser atingida por um raio.
Seja o primeiro a comentar