Por André Luiz Fernandes
Em Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba), chama a atenção o tamanho e a rigidez da organização que se dedica a combater os demônios criados por Muzan Kibutsuji. Entre os espadachins, existe um ranking bem definido de habilidade e poder, que tem nos Hashira o posto mais alto entre toda a equipe, sob o comando direto da família Ubuyashiki.
Ao todo, são 11 os níveis que os espadachins percorrem antes de se tornarem Hashira. O mais baixo é chamado Mizunoto e é onde ficam a maioria dos caçadores. São também os que mais morrem em missões. A partir do segundo nível as missões começam a ficar mais difíceis, mas a remuneração e o reconhecimento são maiores também. Os níveis seguintes são Mizunoe, Kanoto, Kanoe, Tsuchinoto, Tsuchinoe, Hinoto, Hinoe, Kinoto e Kinoe.
O sistema tem relação com os Caules Celestiais, uma sequência de símbolos usados para organizar os dias da semana, criado na China, mas usado em toda a Ásia. Acima do Kinoe, há apenas o nível Hashira, que é diferenciado em relação aos anteriores: para ser um Hashira, é preciso ir até o nível Kinoe e matar 50 demônios, ou um único demônio pertencente ao grupo conhecido como as 12 Luas, a elite de Muzan.
O Hashira também pode solicitar mais dinheiro e recursos para uma missão e responde diretamente aos Ubuyashiki, além de poder comandar outros espadachins de categorias mais baixas. Eles também são consideravelmente mais poderosos do que todos os outros, e essa diferença de poder é ainda mais evidente no período Taisho, quando a história de Demon Slayer acontece, que corresponde ao início do século 20 no Japão.
Qual é o ranking de Tanjiro Kamado?
O protagonista da saga, Tanjiro Kamado, certamente é um espadachim especial nessa estrutura. Ele trabalhou ao lado de vários dos Hashira, mas não chegou a se tornar um deles. Na segunda temporada do anime, é dito que os níveis de Tanjiro e seus amigos, Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira, é o de Kanoe, o quarto nível entre os 11
Para efeitos de comparação, Kanao Tsuyuri, a irmã adotiva da Hashira dos Insetos, Shinobu Kocho, está no nível Tsuchinoto, um acima do trio protagonista. Ela também ocupa um posto de Tsuguko, que é o aprendiz direto de um Hashira, que deve sucedê-lo quando ele deixar o cargo.
No entanto, o ranking dos caçadores de demônios possui falhas e não é tão crucial para entendermos a importância de um personagem. Tanjiro já participou da derrota de alguns dos 12 Luas e permanece sendo um Kanoe até o fim da saga. Mesmo assim, ele é frequentemente visto trabalhando com outros Hashira e sendo respeitado por vários deles.
É o caso de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito, novo filme da franquia que inicia a batalha final da saga. O longa deve mostrar uma nova parceria entre Tanjiro e Giyu Tomioka, o Hashira da Água. O filme estreia em 11 de setembro.
Seja o primeiro a comentar