Em uma recente entrevista à revista Esquire, o renomado ator Denzel Washington relembrou o impacto emocional de sua derrota no Oscar de Melhor Ator em 2000.
Na ocasião, ele concorreu por sua atuação no filme Hurricane – O Furacão, mas o prêmio foi para Kevin Spacey por Beleza Americana. A perda foi um marco difícil na carreira de Washington, que, na época, já acumulava três indicações à premiação e uma vitória.
“No Oscar, eles chamaram o nome de Kevin Spacey por ‘Beleza Americana’,” relembra o ator. “Eu me lembro de mim virar e olhar para ele, e ninguém estava de pé, exceto as pessoas ao redor dele. E todos os outros estavam olhando para mim. Não que fosse realmente assim. Talvez fosse só a forma como percebi. Talvez eu sinta que todos estavam olhando para mim.”
Reação à derrota
Denzel confessou que a derrota o levou a uma reflexão profunda e a sentimentos de frustração. “Tenho certeza de que fui para casa e bebi naquela noite. Tive que fazer isso”, disse ele.
Apesar disso, o ator fez questão de afirmar que não guarda ressentimentos pessoais contra Spacey. “Não quero soarcomo, ‘Oh, ele ganhou meu Oscar’, ou algo assim. Não foi dessa forma.”
Mesmo assim, ele não conseguiu evitar um momento de amargura. Segundo Washington, após uma derrota, ele decidiu que não assistiria mais aos filmes concorrentes e deixou que sua esposa, Pauletta, assumisse as votações em seu lugar. “Passei por um momento em que [minha esposa] Pauletta assistiu a todos os filmes do Oscar — eu disse a ela, não me importo com isso. Eles não se importam comigo? Eu não me importo”, declarou o ator, acrescentando: “ Eu desisti. Fiquei amargo. Minha festa de piedade.”
A volta por cima
Dois anos depois, no entanto, Washington deu a volta por cima ao ganhar o Oscar de Melhor Ator por Dia de Treinamento. A conquista o tornou o segundo ator afro-americano a levar o prêmio na categoria, seguindo os passos de Sidney Poitier, vencedor em 1963 por Uma Voz nas Sombras.
Desde então, Denzel Washington consolidou sua posição como um dos maiores nomes de Hollywood, recebendo outras quatro indicações ao Oscar. A mais recente foi em 2022, por sua performance em A Tragédia de Macbeth.
Agora, o ator está de volta às premiações, na categoria Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Gladiador 2.
Fonte: Variety
Seja o primeiro a comentar