Por Felipe Mennucci
Durante este mês de julho, a DC Comics publica a minissérie semanal em cinco partes Gotham City Sirens: Unfit For Orbit, estrelada pelas anti-heroínas Mulher-Gato, Arlequina e Hera Venenosa.
Na trama principal, as três mulheres se uniram para assaltar o clube noturno Lunaria. Elas estavam atrás de um valioso artefato conhecido como “O Conduíte”, mas acabam descobrindo que o item é na verdade um menino alienígena que havia sido aprisionado.
Também descobrimos que o dono do Lunaria é o alienígena Despero, um vilão tradicional da Liga da Justiça que tem o poder de controlar mentes, e que o clube é na verdade uma nave espacial.
Vilão ganha altitude
Na penúltima edição da minissérie, a quarta, a nave do vilão começa a ganhar altitude. Despero então, usa suas habilidades de controle mental para fazer com que o povo da cidade pise no fogo verde liberado durante a decolagem da nave, e que funciona como uma espécie de combustível.
O objetivo dele é transformar os cidadãos de Gotham em versões de sua raça alienígena, os kalanorianos.
Alguns cidadãos entram no fogo e começam a ser transformados. Uns se tornam versões em miniatura de Despero, enquanto outros se tornam versões “adultas” do vilão.
Proposta indecente
Enquanto isso, dentro da nave, a Hera Venenosa usa suas plantas para tentar conter a decolagem da estrutura. A Arlequina (junto com o menino alienígena, Conduíte) surge para ajudá-la, mas todos são surpreendidos pela aparição de Despero, que usa seus poderes para deter Hera.
O kalanoriano faz uma proposta às duas, dizendo que se elas escolherem servi-lo terão suas mentes preservadas, do contrário terão suas essências totalmente consumidas.
Mas a Mulher-Gato chega ao local e começa a lutar com o déspota alienígena. Isso permite que Hera volte a usar suas plantas para segurar a nave. Além disso, o Conduíte coloca a mão no ombro de Pamela Isley, o que acaba amplificando os poderes dela.
Descobrimos então que o menino tem a capacidade de expandir os poderes de outros indivíduos, o que explica o motivo de Despero tê-lo aprisionado dentro do Lunaria.
Mas não demora para Despero derrotar Selina, e em seguida ele vai atrás de Harleen. O vilão usa seus poderes para invadir a mente da ex-ajudante do Coringa.
Mente anarquista
Porém, ele não contava com o fato de que está entrando na cabeça de uma pessoa que é anarquia pura, e, com a ajuda do Conduíte, a Arlequina consegue usar a própria mente para “prender” o alienígena.
Ao final da edição, os “devotos”, um grupo de soldados fiéis a Despero, aparecem para ajudar seu mestre. Hera usa seus poderes amplificados para transformar plantas em armas a fim de lutar contra eles.
Mas isso faz com que ela liberte a nave para decolagem. E ao chegar ao espaço, a nave produz uma espécie de raio gigante que será usado para transformar toda a população da Terra em kalanorianos.
O principal destaque da série continua sendo a excelente a caracterização do trio de protagonistas. A trama sabe aproveitar o que faz cada uma dessas personagens únicas, seja a “insanidade” da Arlequina, o individualismo da Mulher-Gato, ou o comportamento implacável da Hera Venenosa.
Gotham City Sirens: Unfit For Orbit #4 tem roteiros de Leah Williams e arte de Haining, e foi publicada nos EUA em 23 de julho de 2025.
Seja o primeiro a comentar