A infame Black Friday 2022 acontece oficialmente nesta sexta-feira (25) e, com as expectativas em alta, saiba como aproveitar as melhores ofertas e não cair em golpes virtuais.
Numa entrevista da CNN Brasil Business, os especialistas explicaram como definir as prioridades e não perder todo o planejamento financeiro.
Como o evento promocional é tentador, é preciso ter em mente que o orçamento do mês continua sendo o mesmo. Portanto, o consumidor precisa fazer uma lista com os produtos que realmente precisa.
Ao ponderar as compras, a pesquisa de preços antes da Black Friday é outro ponto prioritário, uma vez que os descontos nem sempre valem a pena. Desta forma, o consumidor saberá como se preparar para as compras.
“Muitas marcas, varejos, marketplaces guardam as promoções com maior desconto e itens mais procurados para o dia da Black Friday, e se prolongam ao longo do final de semana até a Cyber Monday”, disse o vice-presidente de B2C da Infracommerce, Marcel Jacob.
Mais dicas para a Black Friday
Vale ressaltar que existem ferramentas que auxiliam na comparação de preços, como é o caso da área de compras do Google, da plataforma do Zoom e do site do Buscapé.
No entanto, cuidado com as tentações! A internet está cheia de portais falsos e um dos principais métodos dos golpistas é por meio de links e anúncios que simulam o site oficial das empresas.
De acordo com a Senacon, o consumidor precisa conferir se as empresas realmente existem e evitar fornecedores desconhecidos.
O Procon-SP ainda alerta: “Observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes”.
Além disso, o Procon fornece uma lista de portais que devem ser evitados, assim como o Reclame Aqui costuma emitir notificações. Outro método de checagem é através da plataforma consumidor.gov.br.
Nunca se esqueça de registrar uma cópia dos anúncios e suas condições para que seja possível recorrer ao Procon. Lembre-se também de registrar em vídeo a abertura das embalagens em sua residência.
Voltando ao assunto “preços mais baratos”, é sempre bom ficar de olho nos cupons e cashbacks para aproveitar a Black Friday ao máximo. “Essa tem sido a estratégia de algumas empresas para captar novos clientes”, garantiu o head de Sales CoAktion, Douglas Pucci.
Para concluir, o Procon-SP alerta que a desistência das compras são um direito que os consumidores tem em um prazo de até sete dias. É garantido o dinheiro de volta, sem ter que arcar com qualquer custo, de frete ou taxas.
Seja o primeiro a comentar