Por André Luiz Fernandes
O Justiceiro é uma das presenças confirmadas no próximo filme do Homem-Aranha, Brand New Day. Em um primeiro olhar, Frank Castle e Peter Parker parecem totalmente diferentes, indo do perseguidor amargo e implacável ao herói boa praça e misericordioso, mas os dois nativos de Nova York têm muito em comum, além da origem e das parcerias nos quadrinhos.
Até agora, no MCU, o Homem-Aranha lidou com ameaças de nível muito alto. Thanos, Multiverso e coisas desse tipo estão muito além do dia a dia de Nova York, onde o herói costuma atuar de forma mais efetiva. No caso do Justiceiro é a mesma coisa, embora a abordagem seja totalmente diferente. Mas no fundo, a dupla compartilha mais semelhanças dos que diferenças, por incrível que pareça.
Demolidor e o Rei do Crime
A primeira aparição do Justiceiro nos quadrinhos foi como um vilão do Homem-Aranha, antes de se tornar o anti-herói que conhecemos hoje. Outro vilão que fez sua estreia contra o Cabeça de Teia foi Wilson Fisk, o Rei do Crime. A figura chave para ligar todos esses personagens é o Demolidor: o Homem Sem Medo é um famoso aliado tanto do Justiceiro quanto do Aranha, além de ser o grande rival do Rei do Crime. Todos esses personagens estão totalmente conectados ao longo de anos e anos de parcerias e batalhas.
Amigões da Vizinhança
Principalmente quando está com os Vingadores, o Homem-Aranha enfrenta ameaças de nível global ou até mesmo multiversal. No entanto, não são esses inimigos que geraram ao herói o apelido de “Amigão da Vizinhança”. Peter Parker é um patrulheiro das ruas de Nova York, um combatente do crime, por mais que alguns dos criminosos que ele persegue sejam mais perigosos do que o normal, como o Duende Verde, o Dr. Octopus e o Venom.
O mesmo vale para o Justiceiro. Frank Castle é bem menos envolvido com ameaças cósmicas, e quando se envolve, brilha menos. Seu trabalho é limpar o mundo do crime e da maldade, e isso é feito entre os quarteirões escuros de Nova York à noite, não em outra dimensão. Essa é outra característica que ambos compartilham com o Demolidor.
Traumas
Homem-Aranha e Justiceiro são personas que nasceram de traumas ligados à perda de entes queridos. No caso do Aranha, a morte do Tio Ben – que ensinou que grandes poderes trazem grandes responsabilidades – e a perda de Gwen Stacy moldaram a moral do herói e se refletem em todas as suas ações. Já Frank Castle perdeu a família para o crime e resolveu dedicar sua vida a usar suas habilidades para combater o mal de forma implacável. Abordagens diferentes para situações parecidas.
Traições
Os dois também sofreram traições importantes em suas trajetórias. No caso do Homem-Aranha foram algumas: seu melhor amigo, Harry Osborn, assumindo o manto do pai como Duende Verde, Ned Leeds se tornando o Duende Macabro e até seu clone/irmão, Ben Reilly, virando o Chacal. No caso do Justiceiro o culpado de tudo é David Linus Lieberman, o Micro, que durante um tempo foi seu único aliado no combate ao crime, mas acabou por apunhalar o ex-militar pelas costas. Depois disso, o Justiceiro nunca mais foi o mesmo.
Código de honra
E por fim, talvez aquela que seja a maior semelhança entre os dois personagens: ambos possuem um código de honra muito restrito, ao qual seguem à risca. No caso do Justiceiro, esse código não envolve não matar pessoas, – pelo contrário – mas a seleção feita por ele a respeito de quem deve ser punido, segue regras precisas. O Homem-Aranha pode parecer mais desleixado em alguns momentos, mas não é: sua regra de não matar permanece intacta e certas situações são evitadas a qualquer custo.
O fato é que Homem-Aranha e Justiceiro são dois opostos que se complementam. Jon Bernthal vai voltar a viver Frank Castle no quarto filme do herói, que será novamente interpretado por Tom Holland. Brand New Day tem previsão de estreia para julho de 2026.
Seja o primeiro a comentar