A história Dinastia M, da Marvel, ganhou notoriedade recentemente por conta da possibilidade de ela ser adaptada, mesmo que em partes, para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, um dos filmes da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). E afinal, o que aconteceu nesta conhecida HQ?
Confira abaixo um resumo do que aconteceu nas oito edições de Dinastia M, que foi publicada em 2005, escrita por Brian Michael Bendis e ilustrada por Olivier Coipel.
O que aconteceu na história Dinastia M
Edições de #1 a #4 de Dinastia M
A história Dinastia M começa com Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, cercada por familiares e amigos enquanto dava à luz. No entanto, a voz do Professor Xavier apareceu ao fundo e ele pediu para a personagem fazer o mundo retornar ao normal, o que ela logo recusou.
No entanto, não existiam amigos, família e bebês. Na verdade, Wanda estava em uma sala escura dentro de Genosha, o chamado paraíso de mutantes. O Magneto aparece e conversa com o antigo amigo e rival e pergunta a respeito do estado de sua filha (sim, Wanda é filha do Magneto nos quadrinhos), e Charles diz que seu poder não é suficiente para parar o Feiticeira e que uma solução precisa ser encontrada.
O Professor Xavier organizou um encontro com os Vingadores e os X-Men na Torre dos Vingadores. Alguns se mostraram favoráveis à morte de Wanda, enquanto que outros ainda queriam encontrar outra opção para interromper seus poderes mágicos.
No entanto, após levar os dois grupos para Genosha, Xavier notou que Wanda desapareceu e logo, todos os personagens começaram a desaparecer. O último a sumir foi o Homem-Aranha, que logo foi tomado por uma luz.
[irp posts=”77916″ name=”Feiticeira Escarlate é mesmo a única que pode vencer Thanos?”]
Esse acontecimento reescreveu a realidade e muitas mudanças ocorreram. O Homem-Aranha era casado com Gwen Stacy, Ciclope e Emma Frost estavam casados, o Doutor Estranho se tornou um psicólogo, Carol Danvers deixou de ser a Miss Marvel e virou a Capitã Marvel, Gambit se tornou um criminoso e o Capitão América era um idoso. E nenhum deles estava ciente dessas diferenças.
A única exceção era o Wolverine (que se tornou diretor da S.H.I.E.L.D.), que sabia que algo não estava certo. Ele logo percebeu que o Homo superior (a espécie dos mutantes) era a dominante do planeta.
O Carcaju logo tentou procurar ajuda para entender o que estava acontecendo. Ele logo descobriu o “Movimento de Resistência Humano”, que era liderado pelo Luke Cage.
Após conseguir se encontrar com o movimento de resistência dos humanos comuns, Wolverine explicou que essas mudanças na realidade foram um produto do estado mental da Feiticeira Escarlate que ficou insana. Logan ainda lançou a hipótese de que essas mudanças podem ter sido um plano do Magneto, que sempre desejou a dominação global e um mundo dominado pelos mutantes, dando início à chamada Dinastia M.
O próprio Wolverine questionou o grupo de resistência o motivo de terem acreditado com tamanha facilidade nesta história. Foi aí que ele foi introduzido a Layla Miller, uma garota mutante que conseguia notar qualquer modificação feita na realidade.
Edições de #5 a #8 de Dinastia M
Com a ajuda de Layla, que podia usar seus poderes para “acordar” outras pessoas sobre o que aconteceu, a resistência ganhou vários integrantes para reverter essas mudanças, como o Ciclope, Homem-Aranha, Vampira, Mística e o Demolidor, entre outros personagens.
Os heróis se juntaram em um helicarrier da S.H.I.E.L.D. e foram rumo a Genosha para encontrarem uma forma de solucionar o problema. O Paraíso dos Mutantes estava prestes receber um evento, organizado pelo Magneto, para celebrar o triunfo dos mutantes sobre os seres humanos. Nesta festa, estavam presentes figuras como o Pantera Negra, Tempestade, Doutor Destino, Genis-Vell e Namor.
Pouco após o início da festa, os heróis da resistência atacaram o local. O Ciclope, supostamente, conseguiu matar o Magneto. Enquanto isso, Manto (que foi o responsável por levar o Wolverine até a resistência de humanos) levou Emma Frost e Layla Miller até os jardins de Genosha para localizarem Charles Xavier. No entanto, logo descobriram que ele estava morto e que havia um monumento comemorando sua morte no local.
Enquanto a batalha entre a resistência e a Dinastia M continuava, o Doutor Estranho encontrou a Feiticeira Escarlate em uma torre com seus filhos e começou a conversar com Wanda para entender o que a deixou insana ao ponto de usar seus poderes para reescrever a realidade.
Ela logo revelou que tudo começou quando seu irmão, Mercúrio, decidiu questionar Magneto sobre o seu destino. E que foi o próprio Pietro que criou esse mundo alternativo, em que conspirou com Wanda para fazer todos felizes em um mundo quase perfeito.
Antes que pudesse revelar o que aconteceu com Charles Xavier, Wanda foi atacada pelo Gavião Arqueiro (que estava louco após descobrir que ele havia morrido na realidade verdadeira), mas o herói acabou morto novamente pelo Wiccano, um dos filhos da Feiticeira Escarlate.
[irp posts=”77140″ name=”Como a Feiticeira Escarlate pode ser a vilã de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”]
Ainda durante o confronto entre a resistência e a Dinastia M, Emma Frost e Layla Miller revelaram a verdade para o Magneto, que se revoltou e tentou matar o Mercúrio. No entanto, Wanda apareceu e salvou seu irmão e então, disse a frase mais famosa da publicação para seu pai: “Somos loucos, mutantes. Você escolheu isso e nos arruinou. Papai, sem mais mutantes.”
Então, um flash de luz apareceu e as coisas voltaram a ser como antes. Alguns se lembravam do que aconteceu, enquanto que outros não.
No entanto, uma mudança drástica também aconteceu. Na escola de mutantes do Professor Xavier, muitos alunos logo notaram que perderam seus poderes. Emma Frost usou o Cérebro para escanear a atividade mutante no planeta e logo percebeu que boa parte dessa população também não tinha mais nenhum tipo de poder.
Desesperados por respostas, os X-Men foram até Genosha para questionar o Magneto. Mas descobriram que ele também perdeu seus poderes e que também não tinha respostas para o acontecido.
Com o Professor Xavier ainda desaparecido e a Feiticeira Escarlate, aparentemente, sem poderes (já que não foi localizada por Emma Frost com o Cérebro e nem pelo Doutor Estranho), os mutantes só podiam apenas questionar o que foi que aconteceu. Enquanto isso, Hank Pym os lembrou de que esses poderes não poderiam ter sumido do nada e que algo deve ter acontecido.
Dinastia M termina com uma faixa de energia vermelha orbitando a Terra.
Seja o primeiro a comentar