Diretor de ‘Harry Potter’ conta como foi demitido de filme do ‘Quarteto Fantástico’

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Diretor de ‘Harry Potter’ conta como foi demitido de filme do ‘Quarteto Fantástico’
Chris Columbus com Daniel Radcliffe e Rupert Grint no set de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal" - Créditos: Alamy/Warner Brothers)

Chris Columbus dirigiu os dois primeiros filmes da saga Harry Potter, A Pedra Filosofal (2001) e A Câmara Secreta (2002), mas antes disso, esteve envolvido no projeto de um filme do Quarteto Fantástico. O cineasta contou como e por que foi demitido do longa que, por coincidência ou não, acabou demorando uma década para sair.

No podcast Fade to Black, Columbus contou a história que aconteceu em 1995, época em que os direitos do Quarteto Fantástico ainda pertenciam à Fox. Um ano antes, um longa chegou a ser produzido, mas acabou engavetado. Chris atuou como produtor na segunda tentativa e resolveu dar suas opiniões sobre o que estava sendo feito:

Estávamos em uma situação estranha. No primeiro Quarteto Fantástico, eu trabalhei em um roteiro. Havia muitos roteiristas envolvidos. Eles iam fazer um filme e eu estava produzindo. Me encontrei com o diretor e eu tinha algumas ideias.

Chris Columbus sugeriu então uma abordagem mais fiel aos quadrinhos da Primeira Família, especialmente de um período mais clássico das HQs. Mas aparentemente, os executivos da Fox não receberam a sugestão tão bem assim:

Eu basicamente disse: ‘um pouco dessa arte conceitual deveria ter uma pegada mais como a de Jack Kirby, o criador do Quarteto Fantástico, e deveria ser mais como a Era de Prata da Marvel’. Saí da reunião e no caminho de volta para casa, recebi uma ligação do chefe da 20th Century Fox dizendo que eu estava demitido e tinha opiniões demais.

O filme do Quarteto Fantástico só foi sair 10 anos depois, em 2005, e embora tenha bons momentos, foi criticado justamente por não ser muito fiel aos quadrinhos da equipe. Columbus acabou creditado como produtor executivo, e acabou perdendo o interesse em filmes de super-heróis, embora tenha afirmado que gosta de títulos como Homem-Aranha 2, de Sam Raimi, e The Batman, de Matt Reeves.

Outros trabalhos notáveis do diretor, além de Harry Potter, incluem os dois primeiros Esqueceram de Mim, Uma Babá Quase Perfeita, O Homem Bicentenário e Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Chris Columbus ainda assina o roteiro de filmes como Gremilins e Os Goonies, e produziu três filmes da saga Uma Noite no Museu e a recente adaptação de Nosferatu, entre outros.

Já o Quarteto Fantástico, depois de dois filmes com recepção morna e um reboot bombástico – no mau sentido -, finalmente chegou ao MCU oficialmente em 2025, com Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. Matt Shakman dirigiu e o elenco trouxe Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn, Ebon Moss-Bachrach, Julia Garner e Ralph Ineson.

 

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA