Diretor de ‘The Umbrella Academy’ é acusado por comportamento tóxico

Melo

Diretor de ‘The Umbrella Academy’ é acusado por comportamento tóxico

Steve Blackman, showrunner da popular série da Netflix “The Umbrella Academy“, está enfrentando acusações de comportamento inadequado nos bastidores. Às vésperas da estreia da quarta e última temporada, antigos funcionários da produção denunciaram Blackman por criar um ambiente de trabalho tóxico.

Segundo a Rolling Stone, doze ex-roteiristas e membros da equipe de apoio alegam que trabalhar na série foi uma das experiências mais turbulentas de suas carreiras. Eles pediram anonimato por medo de retaliação. Um membro da equipe de suporte disse: “Quando sentimos que uma pessoa detém as chaves da nossa carreira, é difícil. Eles dizem: ‘Ei, escreva essas cenas’ e fazem grandes promessas. Você dá tudo de si e depois é descartado. É devastador. Se tivermos proteções para sermos creditados pelo trabalho que fazemos ou alguém a quem recorrer, acho que isso pode nos proteger desse tipo de comportamento tóxico.”

As acusações contra Blackman foram formalizadas em uma queixa de RH em janeiro de 2023. Ele é acusado de ter um “histórico de comportamento tóxico, intimidador, manipulador e retaliatório”. Além disso, teria criado um ambiente de medo e desconfiança, se apropriado do trabalho de outras pessoas e feito comentários sexistas, homofóbicos e transfóbicos. Também houve duas outras queixas feitas por uma roteirista e uma atriz.

A investigação conduzida pela UCP na primavera de 2023 inocentou Blackman, embora a maioria dos doze funcionários que apresentaram as alegações afirmem que não foram contatados para discutir suas experiências. A UCP declarou estar “comprometida em fornecer um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. Quando preocupações são relatadas, elas são prontamente revisadas, investigadas a fundo e ações apropriadas são tomadas.”

Um ex-roteirista alegou que Blackman retaliava contra aqueles que demonstravam qualquer sinal de deslealdade. “Aprendi ao longo do tempo que é isso que ele fazia quando ficava bravo com alguém. Ele definitivamente retaliava.” Outro escritor afirmou: “Você tem que andar com cuidado com Steve porque houve momentos em que as pessoas se opunham a ele e depois seu status era diminuído ou elas eram retiradas do programa. Se você resistir, ele vai te punir por isso.”

Jesse McKeown, co-showrunner da quarta temporada, também alegou ter sido maltratado. McKeown afirmou que seu papel foi reduzido após tomar partido de um roteirista em uma disputa salarial. Pelo menos quatro outros membros da equipe disseram que Blackman retaliou contra eles eliminando sistematicamente suas posições após desentendimentos.

Steve Blackman nega todas as acusações. Através de um representante, ele forneceu três fontes que trabalharam de perto com ele e refutaram as alegações. Um produtor sênior sugeriu que “todos provavelmente acreditam na sua própria verdade”, enquanto outro afirmou que, apesar do ambiente caótico do show business, nunca presenciou comportamento tóxico.

“Em seis anos e quatro temporadas, liderando milhares de membros da equipe, atores e roteiristas, Steve Blackman fez de ‘The Umbrella Academy’ uma série amada com fãs dedicados, histórias cativantes e uma equipe comprometida”, disse o porta-voz de Blackman. “Essas alegações de alguns funcionários insatisfeitos são completamente falsas e absurdas, e de forma alguma refletem o ambiente de trabalho colaborativo, respeitoso e bem-sucedido que o Sr. Blackman cultivou.”

Mais detalhes sobre as queixas podem ser lidos na Rolling Stone.

Fonte: The Rolling Stones

VEJA MAIS Séries The Umbrella Academy
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA