Diretor de ‘Wicked: Parte 2’ compara primeiro e segundo filme: ‘conto de fadas e realidade’

André Luiz Fernandes

Diretor de ‘Wicked: Parte 2’ compara primeiro e segundo filme: ‘conto de fadas e realidade’

Wicked: Parte 2 chega aos cinemas como a continuação direta do sucesso de Wicked, que levou às telonas a primeira metade do aclamado musical da Broadway. A nova produção volta a acompanhar Elphaba e Glinda, vividas por Cynthia Erivo e Ariana Grande, na releitura da história das bruxas de O Mágico de Oz.

No filme inicial, as personagens começam como rivais na faculdade, mas acabam se aproximando até que um encontro decisivo com o Mágico de Oz (Jeff Goldblum) as coloca em caminhos opostos. Elphaba, indignada com a exploração dos animais, abandona o governo de Oz, enquanto Glinda permanece e assume um papel de destaque ao lado do Mágico.

A despedida das amigas, embalada pela icônica “Defying Gravity”, encerra o primeiro longa — embora represente apenas metade da história no palco.

A escolha de dividir o enredo em dois filmes permitiu aprofundar temas e personagens, segundo o diretor Jon M. Chu, que explicou ao Screen Rant como a segunda parte rompe com o tom mais fantasioso visto no início.

“A primeira parte de Wicked funciona como uma base para ser quebrada no segundo filme. O primeiro longa tinha esse ar de conto de fadas, feito das coisas que aprendemos assistindo filmes, lendo livros ou ouvindo de nossos pais. Essas esperanças e sonhos, e depois a constatação de que a realidade não é como imaginávamos. E aí entra a coragem de assumir quem você é. Isso fica ótimo em um calendário, em um post ou em uma camiseta… mas não é a vida real. O segundo filme é a realidade. O segundo filme é o que vem depois.”

Conto de fadas vs. realidade

Em Wicked: Parte 2, Elphaba enfrenta as consequências de ter se posicionado contra o regime. Marcada como inimiga pública e afastada de sua antiga vida, ela segue praticamente sozinha em Oz — fator que influenciou diretamente o trabalho da equipe criativa.

“Quando você percebe: ‘ah, assumir um posicionamento é muito… é muito mais solitário.’ Você não tem muitos amigos, e há muito mais sussurros.”

A amizade entre Elphaba e Glinda continua estremecida, agravada por Fiyero (Jonathan Bailey), que se vê dividido entre as duas. Enquanto Glinda passa a representar a imagem pública do governo, Elphaba enfrenta o peso de ser rotulada como a Bruxa Má do Oeste.

Apesar das tensões, materiais promocionais da nova produção indicam que o elo entre as protagonistas ainda pode evoluir — mesmo com o público já conhecendo o desfecho clássico mostrado em O Mágico de Oz.

Wicked: Parte 2 estreia nos cinemas em 20 de novembro de 2025.

VEJA MAIS Wicked Wicked: Parte 2
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA