Desde que a primeira imagem de ‘Jumanji: Welcome To The Jungle’ foi divulgada, o figurino de Karen Gillan tem sido assunto por ser um tanto quanto, digamos, “revelador”.
Basicamente, a personagem usa roupas extremamente curtas. Isso acabou causando um grande tumulto entre a crítica especializada e em círculos pela internet.
O diretor do filme, Jake Kasdan, e um dos seus produtores, Matt Tolmach, decidiram quebrar o silêncio e comentar sobre o assunto. Eles defendem o figurino e explicam que foi totalmente proposital, tentando alcançar um objetivo.
Para o produtor, o burburinho e a reação do público era exatamente o que eles esperavam: “Estamos todos cientes disso e… Sim, existe uma razão real e consciente e uma ideia ali. Quando todo mundo caiu matando, era exatamente o que estávamos antecipando. E isso é definitivamente abordado pelo filme… Super ciente do que estávamos fazendo ali e é abordado no filme”.
Já o diretor pontuou que a personagem é apenas um “avatar” dentro do jogo e que ela representa muito mais do que sua aparência física possa aparentar.
“Eu digo que isso isoladamente, eu acho que é… Mas eu sei o que estamos fazendo e o que essa personagem é. Eu amo a personagem. Eu acho que é algo que nunca vimos antes em um filme, é uma das partes do longa que estive mais empolgado desde que entrei à bordo. Então eu estava meio que ‘Pessoas vão surtar quando perceberem o que estamos fazendo aqui’, de uma boa maneira. Eles vão amar”.
O diretor se apresentou bastante confiante de que as pessoas vão mudar de opinião sobre a personagem depois que assistirem ao filme completo. “Então… eles estão vendo apenas alguns flashes e retratos… entende o que quero dizer? Eu amo o que ela faz no filme. Por isso não estou nem um pouco preocupado quanto a isso”.
Aparentemente, o ponto nevrálgico que o filme parece querer apontar é o fato de a maioria das personagens femininas de videogames sempre usarem figurinos curtos e sexualizados.
Precisamos esperar a estreia do filme para ter certeza se algo realmente acontecerá nesse sentido. Apenas apontar o sexismo dentro dos videogames não resolve muita coisa. Eles precisam fazer a mudança acontecer. Quem sabe uma piada sobre o quanto, geralmente, custa caro trocar de roupa dentro dos jogos?
Como eles afirmam estar conscientes sobre isso, nos resta esperar e confiar no resultado. A atriz também já comentou sobre o assunto em entrevistas:
“Eu passei por algo bem parecido quando trabalhei em ‘Doctor Who’. Na época, a repercussão negativa sobre meu figurino foi enorme, quando a primeira imagem foi divulgada. Então eu preciso dizer: eu jamais aceitaria um papel que fosse totalmente injustificado e sem fundamentos. Existe, de verdade, uma razão para ela estar vestindo aquilo. Meu personagem não está nem um pouco feliz sobre isso!”.
Jumanji
O novo Jumanji, intitulado ‘Jumanji: Welcome To The Jungle’, conta a história de quatro adolescentes que estão jogando um videogame cuja ação se passa numa floresta. Eles escolhem avatars para a aventura (interpretados por Dwayne Johnson, Karen Gillan, Jack Black e Kevin Hart).
Contudo, um evento inesperado faz com que os jogadores sejam transportados para dentro do universo fictício. Com isso, eles se transformam nos avatares escolhidos.
O longa tem direção de Jake Kasdan (de trabalhos como Professora Sem Classe e New Girl), com roteiro de Scott Rosenberg e Jeff Pinkner. A sua estreia está programada para 22 de dezembro de 2017, nos Estados Unidos, e 4 de janeiro de 2018, no Brasil.
Não deixe de conferir:
Seja o primeiro a comentar