A compra da Fox pela Disney já está formalizada nos Estados Unidos e em boa parte do mundo, mas no Brasil, a situação ainda não está resolvida. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) resolveu reavaliar a fusão das empresas.
A questão a ser resolvida é a aquisição da Fox Sports, já que a Disney já é proprietária de outro canal esportivo, a ESPN.
[irp posts=”84917″ name=”Disney+ tem avisado usuários sobre filmes com ‘representação cultural ultrapassada'”]
De acordo com o Cade, a aquisição dos canais de esporte ocasionaria uma concentração da mídia esportiva nas mãos do mesmo conglomerado. Por isso, foi definido que a Fox Sports seria vendida para outra empresa, que não fosse o grupo Globo, proprietário dos canais SporTV.
Acontece que a venda está difícil de ser feita, já que o comprador deve adquirir a sede da emissora e todos os seus contratos. Foi fixado um prazo para a venda, já estendido, e que venceu novamente. Agora o Cade vai estudar uma nova solução para a questão, mas tudo deve se resolvido ainda esse ano.
Na prática, o impasse não causa nenhum efeito na fusão das empresas efetivamente, principalmente no setor de entretenimento, onde tudo está resolvido. Disney e Fox enfrentam o mesmo problema no México.
Sobre a Disney
Fundada em 1923 pelos irmãos Roy e Walt Disney, trata-se do maior conglomerado de entretenimento do mundo hoje.
Suas produções, inicialmente filmes animados voltados para o público infantil, fazem parte do imaginário popular e alguns de seus personagens se tornaram tão populares quanto é possível ser, com companhia sendo chamada até mesmo de “Casa do Mickey”, em função de seu mascote mais famoso.
Nos anos 1950, já com o sucesso dos personagens e filmes animados, Walt Disney apresenta seu projeto mais ambicioso até então: a chamada Disneylândia, ou Disney World, um complexo de parques temáticos que permanece sendo o mais famoso e visitado do mundo, com parques também na Europa e Ásia. Ainda assim, esse não era o auge de poder de influência da companhia.
Na década de 1990, os filmes animados voltam a fazer sucesso e a partir disso a Disney adquire os estúdios da Pixar. Desde então, uma série de títulos e propriedades foram adquiridas, incluindo aí Star Wars, os filmes da Marvel e mais recentemente as franquias pertencentes à Fox.
Ainda estão ligados à companhia canais de TV e uma gama quase infinita de produtos de merchandising ligados a todas as propriedades da Disney.
Seja o primeiro a comentar