A Disney está sendo processada por uma empresa de efeitos especiais, e no meio disso estão produções como Guardiões da Galáxia e Deadpool.
De acordo com a empresa, a Disney teria feito uso de tecnologia roubada – embora não tenha exatamente, ela própria, roubado – o que deveria resultar em partes dos lucros sendo direcionados para os criadores dos efeitos especiais.
[irp posts=”84612″ name=”De história a personagens, o que esperar de Guardiões da Galáxia Vol. 3″]
Nos dois filmes citados, bem como em A Bela e a Fera, foi utilizado um software de propriedade da empresa Reardon, usado para captar movimentos de expressões faciais e transferi-los para CGI.
A empresa diz não ter liberado a utilização e agora cobra participações nos lucros. No caso de Deadpool, o filme foi produzido pela Fox, antes de ser comprada pela Disney, mas atualmente é a Casa do Mickey que responde pela produção.
A Disney tentou provar que os argumentos da Reardon não eram sólidos, mas a empresa conseguiu mostrar às autoridades que algumas cenas, especialmente de trailers e comerciais usados para promover os filmes, contavam com sua tecnologia.
A briga nos tribunais deve se estender por mais algum tempo, mas tudo leva a crer que dessa vez a gigante do entretenimento sairá perdendo.
[irp posts=”108700″ name=”A Bela e a Fera vai ganhar série derivada, focada em Gaston e LeFou, no Disney+”]
Sobre a Disney
A Disney, fundada em 1923 pelos irmãos Roy e Walt Disney, é o maior conglomerado de entretenimento do mundo hoje.
Suas produções, inicialmente filmes animados voltados para o público infantil, fazem parte do imaginário popular e alguns de seus personagens se tornaram tão populares quanto é possível ser, com companhia sendo chamada até mesmo de “Casa do Mickey”, em função de seu mascote mais famoso.
Nos anos 1950, já com o sucesso dos personagens e filmes animados, Walt Disney apresenta seu projeto mais ambicioso até então: a chamada Disneylândia, ou Disney World, um complexo de parques temáticos que permanece sendo o mais famoso e visitado do mundo, com parques também na Europa e Ásia.
Ainda assim, esse não era o auge de poder de influência da companhia.
[irp posts=”85070″ name=”Blade, Deadpool e mais: os prováveis lançamentos da Marvel para 2022 e 2023″]
Na década de 1990, os filmes animados voltam a fazer sucesso e, a partir disso, a Disney adquire os estúdios da Pixar. Desde então, uma série de títulos e propriedades foram adquiridas, incluindo aí Star Wars, os filmes da Marvel e mais recentemente as franquias pertencentes à Fox.
Ainda estão ligados à companhia canais de TV e uma gama quase infinita de produtos de merchandising ligados a suas propriedades.
Seja o primeiro a comentar