Disney+ tem avisado usuários sobre filmes com ‘representação cultural ultrapassada’

André Luiz Fernandes

Disney+ tem avisado usuários sobre filmes com ‘representação cultural ultrapassada’

Usuários do Disney+ ainda estão descobrindo os recursos do novo serviço de streaming. Um deles avisa o espectador sobre filmes com “representações culturais ultrapassadas”, nas palavras do próprio serviço.

O aviso é mostrado ao lado da sinopse de cada atração, tendo aparecido quase sempre em longas e séries mais antigos, onde estereótipos podem ser encontrados.

[irp posts=”84895″ name=”Star Wars: Disney+ faz mudança estranha em cena de Han Solo e Greedo; entenda”]

A mensagem sobre conteúdo ultrapassado por ser vista ao lado da sinopse de filmes como Um Amor de Companheiro (1966), A Dama e o Vagabundo (1955) e Fantasia (1940), que já foram acusados de racismo e homofobia ao longo dos anos.

A época em que foram lançados certamente justifica o fato de determinadas piadas e estereótipos estarem inseridos ali. As sinopses são sempre seguidas por um texto que diz “Esse programa é apresentado como foi criado originalmente. Pode conter representações culturais ultrapassadas”, como pode ser visto nos prints:

No entanto, parece haver alguma inconsistência por parte da Disney em relação aos conteúdos que recebem os avisos. Por exemplo, Fantasia não só recebeu o aviso, como também aparece em uma versão editada, onde centauros que apareciam nus originalmente foram cortados, bem como uma personagem negra.

Já Aladdin (1992), filme constantemente considerado racista pela forma com que mostra o povo árabe, continua disponível em sua versão original, sem o aviso de “representações culturais ultrapassadas”.

Sobre o Disney+

O Disney+ é o novo serviço de streaming da Disney e foi oficialmente confirmado no final de 2018. A plataforma contará com o enorme acervo de filmes, séries e documentários da empresa, bem como títulos de suas outras propriedades, como Pixar, Marvel, LucasFilm, National Geographic e a 20th Century Fox.

A plataforma também contará com diversas produções originais, que ficaram disponíveis na época do lançamento do serviço. Algumas delas serão feitas localmente para atender a demanda de países que exigem a presença de séries e filmes nacionais.

Para os fãs da Marvel, muitas novidades foram anunciadas. Séries como Falcão e Soldado Invernal, E Se…?, WandaVision, Loki, Ms. Marvel, She-Hulk, Cavaleiro da Lua foram anunciadas pela plataforma, com estreia em 2020.

O serviço foi lançado nos Estados Unidos, Canadá, Holanda, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, chega em novembro de 2020.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Disney Plus
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA